A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Filosofia Antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Filosofia Antiga."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Filosofia Antiga

2 Qual a origem da filosofia?

3 A filosofia vem de origem grega, sendo que philos – amizade, amor, e
sophia – Sabedoria. A mesma nasceu da curiosidade humana, em compreender e questionar os valores e interpretações da sociedade , da realidade e complementar ao mito. Sendo a filosofia Antiga dividida em: Pré-socráticas, sofista, socrática e pós-socrática.

4 Pré-Socráticos Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo , Identificando seus princípios fundamentais

5 São filósofos anteriores a Sócrates
Chamados de da physis(referencia de conclusão). Investigam o mundo material, físico . Buscam (arché) seria o principio a origem. Filósofos importantes : Tales de Mileto ( a.C.) e Pitágoras ( a.C)

6 Tales Pitágoras

7 Tales: Faz parte da escola jônica Previu o eclipse em 585 a. C
Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas Afirmava que: "todas as coisas estão cheias de deuses Para Tales arqué (principio) seria a Água

8 Pitágoras: Faz parte das escolas italianas.
Defendia uma doutrina mais religiosa do que filosófica. Criou o teorema que enunciava : Num triângulo retângulo , o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a²=b²+c² Fundador de Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política.

9 Sofistas Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos).

10 Realizam raciocínios aparentemente validos (sem conclusão).
São sofismas raciocínios aparentemente verídicos, porém não possuem forma admissível. No senso comum sofisma e qualquer raciocínio, que apresenta coerência Persuadiam pelo efeito psicológico A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo Sofista - Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão.

11 Protágoras: Foi acusado de ateísmo
Amigo pessoal de Péricles (líder democrático de Atenas) Cunhou a frase:O homem é a medida de todas as coisas“. No qual essa frase expressa que não é o ser humano que tem a função de moldar os externos de si, que seja imposto por qualquer coisa que não seja o próprio ser, e sim o ser humano deve moldar-se segundo a liberdade

12 Platão: Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles
Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias . Em sua obras sempre discutia os jogos do opostos. Atuante na estética( forma ideal da beleza) Ex: Ser e o não ser (obra:SOFISTA)

13 Socráticos: Focavam o homem em todos os aspectos da sua existência social: política, ética, ciência, arte, religião.

14 Período de Sócrates, criador da maiêutica:Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. Estudaram- se a ética profundamente, assim como a política. Sendo que Aristóteles estudava e lecionava ambas.

15 Aristóteles: Discípulo de Platão.
Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica. Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo. Criticava Platão por suas idéias Sofistas. Considerado o Pai da Lógica. Afirmava que a realidade existe independente do mundos dos conhecimentos.

16 Pós - Socráticos Situam- se no período helenístico, sendo que as escolas gregas caíram e tomaram direções opostas Sendo que agora o surgimento concorrente dos estóicos e epicuristas.

17 Estóicos: Os estóicos acreditavam que as emoções são juízos e,portanto, cognitivas: são formas de conhecimento Comportar-se como estóico é compreender que, como as coisas não podem ser de outro modo, pois são organizadas divinamente, o melhor ainda é acomodar-se a elas e, por conseguinte, prevê-las na medida do possível, a fim de as suportar com mais boa vontade

18 Epicurismo Para Epicuro o bem soberano é o prazer (ausência de dor, de mal-estar, sentir-se bem consigo mesmo). Decorre da física. Segundo Epicuro, temos 3 tipos de prazeres: 1° os naturais e necessários (comer quando se tem fome) 2° naturais, porém não necessários (comer excessivamente) 3° nem naturais, nem necessários (luxo).

19 Resumindo: Pré-socráticos: anteriores a Sócrates , Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras) Sofistas: objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão, Persuadiam pelo efeito psicológico .(Platão) Socráticos: Período de Sócrates,estudam os 5 campos da filosofia.(Sócrates). Pós-socráticos: O mundo físico e o Helenismos


Carregar ppt "Seminário de Filosofia Antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google