A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Filosofia Antiga de Filosofia Antiga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Filosofia Antiga de Filosofia Antiga."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Filosofia Antiga de Filosofia Antiga

2 Qual a origem da filosofia?

3 A filosofia vem de origem grega, sendo que philos – amizade, amor, e A filosofia vem de origem grega, sendo que philos – amizade, amor, e sophia – Sabedoria. A mesma nasceu da curiosidade humana, em compreender e questionar os valores e interpretações da sociedade, da realidade e complementar ao mito. A mesma nasceu da curiosidade humana, em compreender e questionar os valores e interpretações da sociedade, da realidade e complementar ao mito. Sendo a filosofia Antiga dividida em: Sendo a filosofia Antiga dividida em: Pré-socráticas, sofista, socrática e pós- socrática. Pré-socráticas, sofista, socrática e pós- socrática.

4 Pré-Socráticos Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo, Identificando seus princípios fundamentais Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo, Identificando seus princípios fundamentais

5 São filósofos anteriores a Sócrates São filósofos anteriores a Sócrates Chamados de da physis(referencia de conclusão). Chamados de da physis(referencia de conclusão). Investigam o mundo material, físico. Investigam o mundo material, físico. Buscam (arché) seria o principio a origem. Buscam (arché) seria o principio a origem. Filósofos importantes : Tales de Mileto ( a.C.) e Pitágoras ( a.C) Filósofos importantes : Tales de Mileto ( a.C.) e Pitágoras ( a.C)

6 Tales Pitágoras

7 Tales: Faz parte da escola jônica Faz parte da escola jônica Previu o eclipse em 585 a. C Previu o eclipse em 585 a. C Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas Afirmava que: "todas as coisas estão cheias de deuses Afirmava que: "todas as coisas estão cheias de deuses Para Tales arqué (principio) seria a Água Para Tales arqué (principio) seria a Água

8 Pitágoras: Faz parte das escolas italianas. Faz parte das escolas italianas. Defendia uma doutrina mais religiosa do que filosófica. Defendia uma doutrina mais religiosa do que filosófica. Criou o teorema que enunciava : Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Criou o teorema que enunciava : Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a²=b²+c² a²=b²+c² Fundador de Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política. Fundador de Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política.

9 Sofistas Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos). Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos).

10 Realizam raciocínios aparentemente validos (sem conclusão). Realizam raciocínios aparentemente validos (sem conclusão). São sofismas raciocínios aparentemente verídicos, porém não possuem forma admissível. São sofismas raciocínios aparentemente verídicos, porém não possuem forma admissível. No senso comum sofisma e qualquer raciocínio, que apresenta coerência No senso comum sofisma e qualquer raciocínio, que apresenta coerência Persuadiam pelo efeito psicológico Persuadiam pelo efeito psicológico A principadoutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo S- Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão. Sofista - Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão.

11 Protágoras: Foi acusado de ateísmo Foi acusado de ateísmo Amigo pessoal de Péricles (líder democrático de Atenas) Amigo pessoal de Péricles (líder democrático de Atenas) Cunhou a frase:O homem é a medida de todas as coisas. Cunhou a frase:O homem é a medida de todas as coisas. No qual essa frase expressa que não é o ser humano que tem a função de moldar os externos de si, que seja imposto por qualquer coisa que não seja o próprio ser, e sim o ser humano deve moldar-se segundo a liberdade No qual essa frase expressa que não é o ser humano que tem a função de moldar os externos de si, que seja imposto por qualquer coisa que não seja o próprio ser, e sim o ser humano deve moldar-se segundo a liberdade

12 Platão: Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias. Em sua obras sempre discutia os jogos do opostos. Em sua obras sempre discutia os jogos do opostos. Atuante na estética( forma ideal da beleza) Atuante na estética( forma ideal da beleza) Ex: Ser e o não ser (obra:SOFISTA) Ex: Ser e o não ser (obra:SOFISTA)

13 Socráticos: Focavam o homem em todos os aspectos da sua existência social: política, ética, ciência, arte, religião.

14 Período de Sócrates, criador da maiêutica:Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. Período de Sócrates, criador da maiêutica:Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. Estudaram- se a ética profundamente, assim como a política. Sendo que Aristóteles estudava e lecionava ambas. Estudaram- se a ética profundamente, assim como a política. Sendo que Aristóteles estudava e lecionava ambas.

15 Aristóteles: Discípulo de Platão. Discípulo de Platão. Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica. Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo. Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica. Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo. Criticava Platão por suas idéias Sofistas. Criticava Platão por suas idéias Sofistas. Considerado o Pai da Lógica. Considerado o Pai da Lógica. Afirmava que a realidade existe independente do mundos dos conhecimentos. Afirmava que a realidade existe independente do mundos dos conhecimentos.

16 Pós - Socráticos Situam- se no período helenístico, sendo que as escolas gregas caíram e tomaram direções opostas Sendo que agora o surgimento concorrente dos estóicos e epicuristas.

17 Estóicos: Os estóicos acreditavam que as emoções são juízos e,portanto, cognitivas: são formas de conhecimento Os estóicos acreditavam que as emoções são juízos e,portanto, cognitivas: são formas de conhecimento Comportar-se como estóico é compreender que, como as coisas não podem ser de outro modo, pois são organizadas divinamente, o melhor ainda é acomodar-se a elas e, por conseguinte, prevê-las na medida do possível, a fim de as suportar com mais boa vontade Comportar-se como estóico é compreender que, como as coisas não podem ser de outro modo, pois são organizadas divinamente, o melhor ainda é acomodar-se a elas e, por conseguinte, prevê-las na medida do possível, a fim de as suportar com mais boa vontade

18 Epicurismo Para Epicuro o bem soberano é o prazer (ausência de dor, de mal-estar, sentir-se bem consigo mesmo). Para Epicuro o bem soberano é o prazer (ausência de dor, de mal-estar, sentir-se bem consigo mesmo). Decorre da física. Decorre da física. Segundo Epicuro, temos 3 tipos de prazeres: Segundo Epicuro, temos 3 tipos de prazeres: 1° os naturais e necessários (comer quando se tem fome) 1° os naturais e necessários (comer quando se tem fome) 2° naturais, porém não necessários (comer excessivamente) 2° naturais, porém não necessários (comer excessivamente) 3° nem naturais, nem necessários (luxo). 3° nem naturais, nem necessários (luxo).

19 Resumindo: Resumindo: Pré-socráticos: Pré-socráticos: anteriores a Sócrates, Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras) anteriores a Sócrates, Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras) Sofistas: Sofistas: objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão, Persuadiam pelo efeito psicológico.(Platão) objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão, Persuadiam pelo efeito psicológico.(Platão) Socráticos: Socráticos: Período de Sócrates,estudam os 5 campos da filosofia.(Sócrates). Período de Sócrates,estudam os 5 campos da filosofia.(Sócrates). Pós-socráticos: O mundo físico e o Helenismos Pós-socráticos: O mundo físico e o Helenismos


Carregar ppt "Seminário de Filosofia Antiga de Filosofia Antiga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google