A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

2 “Devemos sempre seguir pelo caminho que nos leva ao alto”
PLATÃO

3 O aparecimento da Filosofia favoreceu:
O desenvolvimento da atitude científica A busca pela essência das coisas

4 E permitiu aos homens: Explicar os fatos não mais pela aparência

5 E é atribuído aos gregos, que:
Foram os primeiros a elaborar formas de pensamento desvinculadas das explicações míticas e religiosas; Partiram para a investigação racional e científica do princípio e da natureza das coisas.

6 Circunstâncias que conduziram a Grécia à condição de berço da Filosofia:
Configuração geográfica que ocasionou a expansão em direção ao exterior, favorecendo o comércio marítimo e o intercâmbio cultural e econômico com outros povos. Organização social e política da Grécia; Religião; Unidade cultural.

7 Mitologia e mistérios da natureza
Mito: narrativa da origem do homem e do mundo; considera aspectos humanos (mortalidade, sexo, vida em sociedade etc); sempre garantiu a continuidade dos valores, do conhecimento etc; não é conhecimento inferior, mas um caminho seguro e conhecido. Razão: os primeiros filósofos surgiram na Jônia e são conhecidos como pré-socráticos: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Anaxágoras, Heráclito, Parmênides etc. buscavam na natureza o princípio – arché ( comum a todas as coisas, força que origina os fenômenos naturais)– chave para entender todas as coisas. Os pré-socráticos queriam encontrar os princípios eternos.

8 Os sofistas Dominavam as técnicas de oratória, eram filósofos e ensinavam em troca de pagamento, estabeleceram uma corrente filosófica baseada no homem e na vida em sociedade. Górgias, Hípias e Protágoras A vontade, os interesses individuais deveriam prevalecer na sociedade

9 Sócrates Diálogo Conteúdo moral – conhecer a verdade e agir bem
A finalidade da vida é a felicidade

10 Platão Foi discípulo de Sócrates
Acreditava na razão filosófica como caminho do homem para a justiça e o bem; Mundo das idéias – mundo imaterial, eterno e imutável, separado do mundo sensível; As coisas materiais são aparências, sempre se transformando, que não permitem chegar a um conhecimento verdadeiro;

11 Separação do corpo e alma Obra exclusiva sobre o AMOR: O Banquete.
Política: pretendeu um projeto de polis que garantisse a felicidade de todos os seus habitantes, assim como é a meta individual. Filósofos na administração – razão; Soldados e guerreiros na defesa – emocional; Artesãos e agricultores – sensual

12 Aristóteles Mesmo tendo sido aluno de Platão, ele contribuiu com uma teoria do conhecimento bastante diferente. Seria possível conhecer o mundo por meio dos sentidos; encontrar a essência e a verdade nas coisas mesmas; Cada ser ou objeto tem uma substância própria e acidentes; Conhecer é determinar a substância; Todas as coisas podem mudar

13 Política – assim como Platão, deveria trazer a felicidade às pessoas; obra importante: A Política; “o homem é um animal político”, isto é, participante da polis; trata-se de uma das condições humanas: estar agregado a outros homens. Ética – estudo do caráter e da conduta dos indivíduos, inseparável da política; a perfeição individual – prática da virtude (honra, honestidade, respeito) é a finalidade da vida comunitária e das leis.

14 Felicidade – atividade, prática da virtude, melhoria permanente do caráter, campo da ética; a conduta justa do indivíduo é sempre considerada dentro da vida em sociedade; a política deveria garantir a felicidade dos indivíduos e portanto, de seus laços com os outros indivíduos; discorda de Platão na concepção deste de que uma parcela deveria administrar a polis: todos os homens livres eram responsáveis pelo bem. Lógica – como o pensamento é estruturado, indicador do pensar corretamente; o raciocínio conduzido corretamente levava à conclusão verdadeira.

15 Proposições – afirmações, o encadeamento destas leva à conclusão; os encadeamentos são os argumentos. Silogismo – encadeamento de duas premissas (uma geral e uma particular) que levam a uma conclusão particular.

16


Carregar ppt "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google