A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita. Mundo das idéias Mundo sensível Universal Universal Verdade Verdade Imutável Imutável Eterno e Infinito Eterno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita. Mundo das idéias Mundo sensível Universal Universal Verdade Verdade Imutável Imutável Eterno e Infinito Eterno."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita

2 Mundo das idéias Mundo sensível Universal Universal Verdade Verdade Imutável Imutável Eterno e Infinito Eterno e Infinito Essência Essência Conhecimento e razão Conhecimento e razão Alma Alma Relativo Relativo Mentira (Ilusão) Mentira (Ilusão) Mutável- Tudo se transforma Mutável- Tudo se transforma Finito Finito Aparência Aparência Corpo Corpo

3 Mundo das ideias O mundo das ideias é o mundo perfeito, onde as essências e as ideias universais estão. O mundo das ideias é o mundo perfeito, onde as essências e as ideias universais estão. O mundo sensível seria uma mera cópia desse mundo das ideias. O mundo sensível seria uma mera cópia desse mundo das ideias. O mundo das artes seria uma cópia do mundo sensível, que por sua vez, é cópia do mundo das ideias. O mundo das artes seria uma cópia do mundo sensível, que por sua vez, é cópia do mundo das ideias.

4 Cavalos do mundo Sensível e a ideia de cavalo

5 Mito da Caverna

6

7

8 Julgar pela aparência: Crio Doxas (opiniões) sobre as coisas e por muitas das vezes, elas podem me induzir ao erro. Crio Doxas (opiniões) sobre as coisas e por muitas das vezes, elas podem me induzir ao erro.

9

10 Alma Alma Essência humana Essência humana Razão Razão Ações virtuosas Ações virtuosas Bem Bem Não valorizá-la é negar a razão e afirmar a ignorância. Não valorizá-la é negar a razão e afirmar a ignorância. Pela ignorância somos induzidos aos erros, vícios e males. Alguns deles motivados pelo corpo. Pela ignorância somos induzidos aos erros, vícios e males. Alguns deles motivados pelo corpo. Corpo Corpo Aparência humana Corpo sem alma não é nada Alguns desejos e apetites nascem na alma por influência do corpo. Esses desejos e apetites, podem ser vícios e defeitos. Eles surgem pela ignorância e pela não valorização da alma.

11 Divisões da Alma para Platão ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA APETITIVA ou concupiscente: busca comidas, bebidas, sexo, prazeres, isto é, tudo o que é necessário para a conservação do corpo e para a geração de outros corpos; é irracional, termina com a morte do corpo, sendo, portanto, mortal; é nossa parte passional, sempre sequiosa e insatisfeita, sempre à procura de novos objetos de prazer. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA COLÉRICA: se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida; é mortal, pois existe para defender o corpo contra agressões á vida corporal e, como a alma concupiscente, é irracional. (Diretamente ligada ao corpo) ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as Idéias. ALMA RACIONAL: faculdade do conhecimento, parte espiritual e imortal, sede do pensamento e situada na cabeça; é a faculdade ativa e superior, o princípio divino em nós. Conhece o Bem e o Mal, a Verdade e as Idéias.

12 Alma Alma racional (Valorização do bem, da razão, da virtude – eterna e imutável) Alma racional (Valorização do bem, da razão, da virtude – eterna e imutável) Alma colérica (Valorização da preservação do corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e mutável) Alma colérica (Valorização da preservação do corpo – Raiva, ódio, sofrimento – imortal e mutável) Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – mortal e mutável) Alma apetitiva (Valorização dos apetites e dos desejos carnais – sexo, bebidas, prazeres – mortal e mutável)

13

14 Virtude (alma racional) Mas o que se entende por virtude? Mas o que se entende por virtude? Virtudes são as características formadoras da moralidade humana, são as virtudes dos homens que determinam seu comportamento social, sua conduta como homens. Justamente as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem ser abaladas pelas paixões com as quais qualquer indivíduo pode, em algum tempo, se deixar envolver. Virtudes são as características formadoras da moralidade humana, são as virtudes dos homens que determinam seu comportamento social, sua conduta como homens. Justamente as virtudes sustentadas por Platão como as de maior importância, ou seja, a justiça associada à moderação, à coragem e à sabedoria, formando o quádruplo das mais importantes, podem ser abaladas pelas paixões com as quais qualquer indivíduo pode, em algum tempo, se deixar envolver.

15 Projeto identidade - RG ALMA ALMA Virtudes Virtudes Qualidade Qualidade Razão Razão Essência Essência Conhecimento Conhecimento Tudo que for imutável e imortal para Platão Tudo que for imutável e imortal para Platão CORPO CORPO Desejos Apetites Defeitos Aparência Ignorância Tudo aquilo que for mutável e mortal para Platão

16 Método Dialético - Platão Tese Vs. Antítese = Síntese Tese Vs. Antítese = Síntese Síntese = Tese Síntese = Tese Tese Vs. Antítese = Síntese Tese Vs. Antítese = Síntese Síntese = Tese Síntese = Tese Tese Vs. Antítese = Síntese Tese Vs. Antítese = Síntese Método infinito: busca verdades mais universais. Método infinito: busca verdades mais universais.

17


Carregar ppt "Filosofia Platônica Prof. Fábio Mesquita. Mundo das idéias Mundo sensível Universal Universal Verdade Verdade Imutável Imutável Eterno e Infinito Eterno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google