A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A razão às não consegue demonstrar os mistérios da bíblia, mas demonstra o acerto de se crer nela. Agostinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A razão às não consegue demonstrar os mistérios da bíblia, mas demonstra o acerto de se crer nela. Agostinho."— Transcrição da apresentação:

1 A razão às não consegue demonstrar os mistérios da bíblia, mas demonstra o acerto de se crer nela. Agostinho.

2 Séc. V d.C queda do império romano. A cultura Greco – Romana fica em estado de latência nos mosteiros medievais. Os monges são os únicos letrados, pois nem os servos e nobres sabiam ler. Inicia-se o período medieval e a filosofia medieval. Tentativa de conciliação entre Fé e Razão.

3 Resgata a filosofia de Platão para elaborar a sua filosofia. Especificamente a alegoria da caverna. Reinterpretação do platonismo para conciliá-lo com os dogmas do cristianismo. Neste caso ele deseja compreender com a razão o conteúdo da fé cristã.

4 Santo Agostinho não concorda com todos os aspectos da filosofia platônica. Apresenta uma nova teoria das ideias, agora, no sentido cristão. Deus cria as coisas a partir de modelos imutáveis, formas primeiras, mas não em um mundo à parte como afirmou Platão, mas estes modelos emanam da própria mente de Deus, conforme o testemunho da bíblia.

5 Agostinho não nega que é por meio das sensações é que temos acesso ao mundo. Porém, esses objetos e até mesmo os homens que elaboram teorias não são as fontes primárias do conhecimento, mas Deus é a fonte de todo o conhecimento e de tudo que existe. Para explicar como é possível ao homem receber de Deus o conhecimento das verdades eternas, Agostinho elabora a doutrina da iluminação divina.

6 A descoberta das coisas (desde objetos, diversas teorias, e até conduta moral) não se dá pela reminiscência, mas pela irradiação divina no presente. Deus ilumina a razão (esta é um instrumento) para que cheguemos às verdades eternas, imutáveis e inteligíveis. A luz que emana de Deus em nós conduz bem a razão.


Carregar ppt "A razão às não consegue demonstrar os mistérios da bíblia, mas demonstra o acerto de se crer nela. Agostinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google