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Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,

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Apresentação em tema: "Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,"— Transcrição da apresentação:

1 Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas, pois a luz divina lhe serve para iluminar as idéias. Mas há um conhecimento perfeito, relacionado com a verdade absoluta.

2 Por auto-disciplina e pela fé, o homem pode aprender a contemplar a própria luz divina. É muito difícil, como é difícil ao olho nu enxergar o sol. Mas consegue mirar a fonte de luz na experiência mística, quando os olhos de cima se abrem e a verdade eterna se revela, enfim, quando se enxerga a Deus.

3 Não é necessário enxergar a fonte para aceitar a iluminação, o esclarecimento, a verdade, mas seus raios penetram a mente humana, transmitindo-lhe a luz divina. O homem é uma alma que aproveita um corpo para sua residência.

4 Determinismo Os seres humanos se desenvolvem na direção da perfeição. Há portanto, um determinismo na filosofia de agostinho: tudo é determinado pela vontade divina.

5 Livre arbítrio O homem , como tudo o que Deus fez, foi criado inteiramente bom, completamente reto. No momento de sua criação ele foi dotado de livre arbítrio. A vontade é absolutamente livre, pode agir , inclusive contra a vontade de Deus.

6 Pecado para Agostinho é qualquer transgressão da lei divina
Pecado para Agostinho é qualquer transgressão da lei divina. Transgredir é inverter a ordem natural das coisas, subordinando a alma ao corpo, criando decadência. O mal é privação do bem, privação da luz. Proveniente da vontade humano. O mal não é metafísico.

7 História Concebe a história como sendo controlada por Deus. Providência divina. Dois amores: o amor próprio e o amor a Deus. Duas cidades ... Dos homens e de Deus.


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