A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini

2 O que é? O A filosofia pode ser entendida, na sua essência, como o desenvolvimento do pensamento racional. O A palavra filosofia vem de philos (amizade) e sophia (saber).

3 Onde? O Tomamos como base a perspectiva de que a filosofia surgiu na Grécia Antiga. O Seria uma criação do ambiente urbano da polis grega. O Dentro da corrente grega, os dois grandes grupos eram os Pré-Socráticos e os Socráticos

4 O 1º filósofo O Tales de Mileto teria sido, de acordo com a tradição, o primeiro filósofo. O Defendia que tudo era feito de água.

5 Teorema de Pitágoras

6 Metafísica O Meta = Além O Physis = Natureza O A metafísica seria a definição do ser enquanto ser. O Também pode ser compreendida como aquilo que não é apreendido pelos 5 sentidos humanos. O que está além.

7 Escola Atomista O Leucipo e Demócrito já acreditavam que tudo no universo é feito de partículas extremamente pequenas.

8 Sócrates O Para aprender é preciso, antes, reconhecer-se ignorante. O Sócrates buscava uma essência universal. O Acreditava na maiêutica, a descoberta pessoal da verdade. Dar a luz ao conhecimento.

9 Platão O O pensamento de Platão está centrado na ideia, como a única coisa perfeita. O A realidade seria uma cópia imperfeita de uma idéia. O mito ou alegoria da Caverna

10 Aristóteles e a Lógica O Considerado o pai da Lógica, também ocupou-se do estudo da moral e da ética. Ao desenvolver o pensamento lógico, Aristóteles estabelece a noção de silogismos, compostos por uma premissa maior, uma premissa menor e a conclusão do pensamento. Nesse sentido o silogismo pode ser falso ou verdadeiro.

11

12 Filosofia Medieval O Filosofia patrística: a filosofia dos padres. O Uma das correntes mais comuns na filosofia medieval foi a escolástica ou, filosofia da escola. O A filosofia medieval, de modo geral, assim como o próprio período, foi influenciada pelo catolicismo.

13 Santo Agostinho e São Tomás de Aquino O Santo Agostinho O Defendia que pelo livre-arbítrio o homem decidia entre o bem e o mal. O Para Deus não seria a origem para o mal O São Tomás de Aquino O Discutiu questões de ordem metafísica, sobre a natureza da existência eterna, ou não, do universo.

14 Filosofia Moderna O A Idade Moderna representou um grande rompimento com a ordem anterior. O O discurso científico-racional tomava o espaço do discurso religioso. O O regime absolutista serviria de objeto para discussão filosófica sobre o poder

15 Maquiavel O Separou a ética da política O Fez a disjunção entre o Público e o Privado O Sua grande obra: O Príncipe O A qualidade maior: Virtù

16 Francis Bacon O Filósofo do experimentalismo O Defendeu a ideia do conhecimento como um poder que permite o domínio do meio pelo homem.

17 Thomas Hobbes O Teórico absolutista O Defendia que o homem é naturalmente um predador. O O Estado seria a força maior e centralizadora que manteria uma ordem.

18 Renè Descartes O Fez amplo uso da linguagem matemática em seus estudos. O Para ele a razão se autopercebe O Penso, logo existo O Defendia a experimentação aliada ao método.

19 Existencialismo O Linha que tem como foco o homem na sua complexidade: sentimentos, angústias, etc. O Possui duas correntes: O Cristã: de Sören Kierkgaard O Humanista: de Martin Heidegger


Carregar ppt "Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google