A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.

2 Quem e onde?  Colônias gregas da Ásia Menor
Tales, Anaximandro, Anaxímenes (Mileto) Heráclito (Éfeso) Xenófanes (Cólofon) Pitágoras e Melisso (ilha de Samos) Anaxágoras (Clazômenas) Demócrito (Abdera)  Mediterrâneo Ocidental Alcmeão (Crotona, sula da península Itálica) Parmênides e Zenão (Eléia) Empédocles (Agrigento)

3 Google maps

4 Objetivos gerais dos filósofos pré-socráticos.
Eram basicamente cientistas naturais: ocupavam-se da investigação do funcionamento dos fenômenos da natureza, desde a estrutura do cosmo até a fisiologia do corpo humano. Buscam as leis e fundamentos que organizam e explicam o universo, os fenômenos naturais e quais seus componentes elementares. Cientistas e filósofos?  Lidam com todos os campos do saber sem distinção de disciplinas.  Precursores da ciência: busca pela sistematização de conhecimento sobre o mundo. Disciplinas autônomas em paralelo à Filosofia: História, Matemática, Medicina.

5 Caracterizando o “pensamento pré-socrático”.
O que distingue o pensamento filosófico em seu início? Maneira científica ou racional de compreender o mundo, cujo desenvolvimento é explicável e suas partes podem ser explicadas umas pelas outras. Elementos básicos das explicações pré-socráticas: São internas ao mundo  não dependem de nada que esteja fora do mundo para se explica-lo, como elementos sobrenaturais. São sistemáticas  O mundo é explicável em sua totalidade, mediante a interconexão de conceitos. São econômicas  As explicações são redutíveis a um conjunto simples de conceitos. Ex: De um elemento da natureza provem tudo que há - Tales e a água; Anaxímenes e o ar. Estabelecem um vocabulário conceitual previamente inexistente, através do qual se busca explicar de modo argumentativo, com demonstração de evidências algum fenômeno. Ex: Tales e a explicação de que ímãs são animais.

6 Conceitos básicos do pensamento pré-socrático.
Kosmos Deriva do verbo grego kosmao (por em ordem, organizar, arranjar). Atribui-se seu uso em filosofia pela primeira vez a Heráclito. O cosmos indica a totalidade das coisas que existem, a qual é dotada de alguma ordem. Esta totalidade deve ser explicável pelas suas próprias partes, as quais explicam também umas às outras. Daí a noção de COSMOLOGIA

7 Conceitos básicos do pensamento pré-socrático.
Physis Designa “natureza” e deriva do verbo grego phyo (produzir; crescer; desenvolver-se). Trata daquilo que é natural, ou seja, não produzido pela técnica humana. Corresponde a totalidade da natureza, a qula deve ser compreendida (sentido similar ao de kosmos). Designa a essência de algo, a sua natureza, ou seja, aquilo que diz o que algo é. (Uma cadeira de madeira é uma árvore?)

8 Conceitos básicos do pensamento pré-socrático.
Arché Designa, geralmente, princípio. Vem do verbo archo (reger; comandar; dirigir e também iniciar; começar; principiar), de onde deriva sua pluralidade de significados: estado inicial em um processo de desenvolvimento. os elementos básicos de que algo é feito e de cuja combinação este algo surge. regra ou princípio que dirige o desenvolvimento. Ex: Água como princípio de tudo que existe (Tales); existência de uma partícula indivisível que define o que algo é (átomos de Demócrito)

9 Conceitos básicos do pensamento pré-socrático.
Lógos Deriva do verbo lego (dizer; afirmar; sustentar ou também discurso, teoria, doutrina). Compreende também o sentido de “argumento”, “raciocínio”, “inferência”. Logos pode ser ainda a explicação de algo, em outras palavras, porque algo é tal como é (a razão pela qual algo é como é).

10 Oposições e conciliações
EMPÉDOCLES - Natureza é composta de 4 elementos (terra, ar, fogo, água) - Nada se transforma em outra coisa, mas devemos confiar nos sentidos. - As transformações derivam da recombinação dos 4 elementos . PARMÊNIDES - Nada pode surgir do nada e nada pode se transformar em nada. HERÁCLITO - Tudo flui. - Nossos sentidos são confiáveis. -A natureza é composta de pares de opostos.

11 Referências bibliográficas
MUÑOZ, Alberto Alonso. “O Nascimento da Filosofia”. In: Curso de Filosofia Política. São Paulo: Atlas, 2010. GAARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005


Carregar ppt "Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google