A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SU CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PER Í ODOS UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CURSO DE DIREITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SU CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PER Í ODOS UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CURSO DE DIREITO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SU CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PER Í ODOS UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PER Í ODOS Professora Selma Ap. Cesarin 2011

2 FILOSOFIA GERAL Períodos da Filosofia - Filosofia Antiga (do século VI a.C ao século VI d. C.); -Filosofia Patrística (do século VI ao século VII); -Filosofia Medieval (do século VIII ao século XIV); -Filosofia da Renascença (do século XIV ao séc. XVI); -Filosofia Moderna (do século XVII ao século XVIII); -Filosofia da Ilustração ou Iluminismo (meados do século XVIII ao começo do século XIX); -Filosofia Contemporânea (meados do século XIX até os dias de hoje). (CHAUÍ, Marilena)

3 FILOSOFIA GERAL Períodos da Filosofia Antiga ou Clássica(do séc. VI a.C. ao séc. VI d. C.) São quatro os grandes períodos da Filosofia antiga: - Período pré-socrático ou cosmológico; -Período socrático ou antropológico; -Período sistemático; -Período helenístico ou greco-romano.

4 FILOSOFIA GERAL 1.Período pré-socrático ou cosmológico Pré-socrático é o termo que designa, na história da Filosofia, os primeiros filósofos gregos anteriores a Sócrates (sécs.VI-V a.C.), também denominados fisiólogos por se ocuparem com o conhecimento do mundo natural (physis). São considerados os criadores da Filosofia ocidental. Essa fase se caracteriza pela preocupação com a natureza e com o cosmos e inaugura uma nova mentalidade, baseada na razão, e não mais no sobrenatural e na tradição mítica.

5 FILOSOFIA GERAL Na Escola Jônica (ou escola de Mileto), fundada por Tales de Mileto, a base filosófica consistia em explicar o universo a partir de um princípio primeiro ou fundamental, geralmente um dos quatro elementos: para Tales, a água; para Anaximandro, o apeiron; para Anaxímenes, o ar; e para Heráclito, o fogo, Os físicos da Escola Jônica, como Tales de Mileto (624 a.C.-545 a.C.), Anaximandro (610 a.C.-547 a.C.), Anaxímenes (585 a.C.-525 a.C.) e Heráclito (540 a.C.-480 a.C.), procuram explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento.

6 FILOSOFIA GERAL 2. Período socrático ou antropológico Com Sócrates e os sofistas, a filosofia grega toma novo rumo, sendo que a preocupação cosmológica deixa de ser predominante, dando lugar a uma preocupação maior com a experiência humana, o domínio dos valores e o problema do conhecimento.

7 FILOSOFIA GERAL 3. Período sistemático Este período tem como principal nome o filósofo Aristóteles de Estagira, discípulo de Platão. Ele apresenta uma verdadeira enciclopédia de todo o saber que foi produzido e acumulado pelos gregos, durante quatro séculos de Filosofia, em todos os ramos do pensamento e da prática, considerando essa totalidade como sendo os saberes da Filosofia.

8 FILOSOFIA GERAL Segundo Aristóteles, o estudo das formas gerais do pensamento sem preocupação inicial com seu conteúdo chama-se lógica, e ele é considerado o pai da lógica como instrumento do conhecimento em qualquer campo do saber. Entretanto, a lógica não é uma ciência, mas o instrumento para a ciência e é por isso que quando Aristóteles classifica as Ciências, a lógica não aparece, embora seja indispensável para a Filosofia e mais tarde tenha se tornado um ramo específico da própria Filosofia.

9 FILOSOFIA GERAL 4. Período helenístico ou greco-romano Trata-se do último período da Filosofia antiga, quando a polis grega desapareceu como centro político, deixando de ser a referência principal dos filósofos, já que agora a Grécia está sob domínio de Roma. A partir daqui, os filósofos começam a dizer que são cidadãos do mundo. É uma época constituída por grandes sistemas ou doutrinas, com explicações totalizantes sobre a natureza, o homem e a relação entre ambos. Predominam preocupações com a ética, a física, a teologia e a religião. É nesta época que aparecem quatro grandes sistemas cuja influência será sentida pelo pensamento cristão: o estoicismo, o epicurismo, o ceticismo e o neoplatonismo.

10 FILOSOFIA GERAL Referências BITTAR, E. C. B.; ALMEIDA, G. A. Curso de Filosofia do Direito. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.BITTAR, E. C. B.; ALMEIDA, G. A. Curso de Filosofia do Direito. 6. ed. São Paulo: Atlas, BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Tradução de Carmem C. Varriale et al. Dicionário de política. Versão Eletrônica. 6.ed. Brasília: UNB, 1998.BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Tradução de Carmem C. Varriale et al. Dicionário de política. Versão Eletrônica. 6.ed. Brasília: UNB, CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, 2005.CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13.ed. São Paulo: Ática, DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2004.DIMENSTEIN, G. Aprendiz do futuro: cidadania hoje e amanhã. 9.ed. São Paulo: Atlas, JAPIASSÚ, Hilton; Marcondes, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. rev. ampl. Versão eletrônica digitalizado por TupyKurumiJAPIASSÚ, Hilton; Marcondes, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3.ed. rev. ampl. Versão eletrônica digitalizado por TupyKurumi MARCONDES, D. Iniciação à Filosofia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.MARCONDES, D. Iniciação à Filosofia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, REALE, Giovani. História da Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, 1994.REALE, Giovani. História da Filosofia Antiga. São Paulo: Loyola, REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.REALE, Miguel. Introdução à Filosofia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, SÁ, Ana Cristina de. Morte do Mito. s.ed. Apresentação power point. s.d.SÁ, Ana Cristina de. Morte do Mito. s.ed. Apresentação power point. s.d.

11 Obrigada !


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SU CURSO DE DIREITO FILOSOFIA GERAL 1º. semestre A FILOSOFIA ANTIGA: PER Í ODOS UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CURSO DE DIREITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google