A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA/SOCIOLOGIA PROFESSOR ROMILDO TAVARES. FILOSOFIA. MÓDULOS : 01 E 02 1º ANO – ENSINO MÉDIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA/SOCIOLOGIA PROFESSOR ROMILDO TAVARES. FILOSOFIA. MÓDULOS : 01 E 02 1º ANO – ENSINO MÉDIO."— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA/SOCIOLOGIA PROFESSOR ROMILDO TAVARES

2 FILOSOFIA. MÓDULOS : 01 E 02 1º ANO – ENSINO MÉDIO

3 FILOSOFIA A PALAVRA FILOSOFIA É GREGA, COMPOSTA POR DUAS OUTRAS : PHILOS = DERIVA DE PHILIA, QUE SIGNIFICA AMIZADE, AMOR FRATERNO, RESPEITO ENTRE OS IGUAIS. SOPHIA = QUER DIZER SABEDORIA E DERIVA DA PALAVRA SOPHOS, SÁBIO.

4

5 QUAL A UTILIDADE DA FILOSOFIA? I.- ABANDONAR A INGENUIDADE E OS PRÉ-CONCEITOS DO SENSO COMUM. II.- NÃO SE DEIXAR GUIAR PELA SUBMISSÃO ÀS IDEIAS DOMINANTES E AOS PODERES ESTABELECIDOS. III.- BUSCAR COMPREENDER A SIGNIFICAÇÃO DO MUNDO, DA CULTURA E DA HISTÓRIA.

6 QUAL A UTILIDADE DA FILOSOFIA? IV – CONHECER O SENTIDO DAS CRIAÇÕES HUMANAS NAS ARTES, NAS CIÊNCIAS E NA POLÍTICA. V - DAR A CADA UM DE NÓS E À NOSSA SOCIEDADE OS MEIOS PARA SEREM CONSCIENTES DE SI E DE SUAS AÇÕES NUMA PRÁTICA QUE DESEJA A LIBERDADE E A FELICIDADE PARA TODOS.

7 CONCLUSÃO...ENTÃO PODEMOS DIZER QUE A FILOSOFIA É O MAIS ÚTIL DE TODOS OS SABARES DE QUE OS SERES HUMANOS SÃO CAPAZES.

8 O QUE PERGUNTAM AOS FILOSÓFOS ?????? POR QUE OS SERES NASCEM E MORREM ???? POR QUE TUDO MUDA ???? POR QUE A DOENÇA INVADE OS CORPOS, ROUBA-LHES A COR, A FORÇA ???? POR QUE O QUE PARECIA UNO SE MULTIPLICA EM TANTOS OUTROS ???? POR QUE AS COISAS SE TORNAM OPOSTAS AO QUE ERAM ???? POR QUE NADA PERMANECE IDÊNTICO A SI MESMO ????

9 NASCIMENTO DA FILOSOFIA MÓDULO 1 ELEMENTO INICIAL DA FILOSOFIA = A INQUIETAÇÃO DO HOMEM DIANTE DA VIDA, DA REALIDADE E DA NATUREZA. PLATÃO = A FILOSOFIA NASCE DA ADMIRAÇÃO. ARISTÓTELES = TEM INÍCIO COM O ESPANTO. ADMIRAÇÃO E ESPANTO PARA BUSCAR EXPLICAR O QUE NÃO SE ENTENDIA.

10 DO MITO PARA RAZÃO ENTENDENDO O MITO: O MITO PROCURA EXPLICAR OS FENÔMENOS NATURAIS, AS ORIGENS DO MUNDO E DA HUMANIDADE PELA EXISTÊNCIA DE DEUSES, SEMI-DEUSES E HERÓIS. OS POVOS GREGOS ANTIGOS EXPLICAVAM FATOS QUE NÃO ERAM COMPREENDIDOS NA ÉPOCA E JUSTIFICAVAM O QUE AINDA NÃO TINHA SIDO DESCOBERTO POR CIENTISTA. TANTO UM MITO PODE SER EXPLICATIVO COMO PODE SER SIMBÓLICO A PARTIR DE UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO.

11 DO MITO: ANTIGOS GREGOS NÃO SABIAM DESCREVER TUDO QUE ACONTECIA, NÃO EXISTIA FORMA PARA EXPLICAR OS ACONTECIMENTOS. DESSA MISTURA DE DÚVIDAS SURGIU A EXISTÊNCIA DE DEUSES PARA EXPLICAR TUDO O QUE TRAZIA DESCONFIANÇA, ELES ERAM TIDOS COMO RESPOSTAS PARA TUDO O QUE QUISESSEM SABER.

12 RAZÃO: O QUESTIONAMENTO DO MITO LEVOU O HOMEM A QUESTIONAR A REALIDADE. SURGE A BUSCA DA EXPLICAÇÃO RACIONAL DA REALIDADE. SURGE A BUSCA DE UM PRINCÍPIO PARA TODAS AS COISAS

13 SOCIEDADE GREGA A PÓLIS GREGA ERA MARCADA PELO PATRIARCALISMO E PELO ESCRAVISMO. CIDADAÕS ERAM SOMENTE OS HOMENS MAIORES DE IDADE, LIVRES E QUE HAVIAM NASCIDOS EM ATENAS. PÓLIS – ORGANIZAÇÃO POLÍTICA – DECISÕES A PARTIR DE DEBATES. ASSEMBLEIA – MARCADAS POR DEBATES FORMADO O AMBIENTE PARA O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

14 FILOSOFIA E A ORIGEM DO COSMO MÓDULO 2 PERÍODO PRÉ–SOCRÁTICO OU COSMOLÓGICO ESCOLA JÔNICA – TALES DE MILETO,NA COMPANHIA DE ANAXIMANDRO E ANAXÍMENES DEFENDIA QUE A ÁGUA, O INDEFINIDO, E O AR ERAM O PRINCÍPIO OU ORIGEM DE TODAS AS COISAS. PREOCUPAVAM-SE EM ENCONTRAR A UNIDADE POR DETRÁS DA MULTIPLICIDADE DOS OBJETOS DO UNIVERSO, E O PRNCÍPIO DE EXPLICAÇÃO DA NATUREZA A PARTIR DA PRÓPRIA NATUREZA.

15 FILOSOFIA E A ORIGEM DO COSMO MÓDULO 2 ESCOLA PITAGÓRICA OU ITÁLICA – A NATUREZA É FEITA DE UM SISTEMA DE RELAÇÕES OU PROPORÇÕES MATEMÁTICA PRODUZIDAS A PARTIR DA UNIDADE NUMÉRICA. ESCOLA ELEÁTICA – XENÓFANES, PARMÉNIDES, ZENÃO E MELISSO - DEFENDIA A IMUTABILIDADE E UNICIDADE DO SER, AFIRMANDO QUE A MULTICIPLICIDADE E A MUDANÇA ERAM APENAS APARÊNCIA. ESCOLA ATOMISTA - LEUCIPO E DEMÓCRITO – A MATÉRIAERA FORMADA POR ÁTOMOS E VACUO – IMUTAVÉIS E NÃO POSSÍVEIS DE DESTRUIÇÃO.

16 CONCLUSÃO A IMPORTÂNCIA DESSES PENSADORES NÃO SE DEVE TANTO ÀS SUAS RESPOSTAS PARTICULARES, MAS SIM AO FATO DE QUE FORAM OS PRIMEIROS A BUSCAR RESOLVER RACIONALMENTE A QUESTÃO DA NATUREZA ÚLTIMA DAS COISAS E A AFIRMAR QUE A ORIGEM DA NATURAZA ESTÁ NELA MESMA.

17 PERÍODO SOCRÁTICO (PERÍODO CLÁSSICO) (SÉCULO V A IV a.C.) = A FILOSOFIA REFLETE SOBRE AS QUESTÕES HUMANAS, SOBRETUDO A ÉTICA E A POLÍTICA. ESTE PERÍODO PODE SER CHAMADO DE ANTROPOLÓGICO. CARACTERÍSTICAS: SE PREOCUPA COM QUESTÕES MORAIS E POLÍTICAS, O PONTO DE PARTIDA DA FILOSOFIA É A CONFIANÇA DO PENSAMENTO OU NO HOMEM COMO SER RACIONAL, CAPAZ DE CONHECER-SE A SI MESMO E, PORTANTO, CAPAZ DE REFLEXÃO. É FEITA UMA OPNIÃO RADICAL ENTRE A OPNIÃO E A IMAGEM DAS COISAS.

18 PERÍODO SISTEMÁTICO DESTAQUE PARA ARISTÓTELES. SISTEMATIZOU OS CONHECIMENTO FILOSÓFICOS DA ÉPOCA. CAMPOS DO CONHECIMENTO FILOSOFICO: CIÊNCIAS PRODUTIVAS CIÊNCIAS PRÁTICAS CIÊNCIAS CONTEMPLATIVAS, CONHECIMENTO DO SER, CONHECIMENTO DAS AÇÕES HUMANAS OU DOS VALORES E DAS FINALIDADES DA AÇÃO HUMANA, CONHECIEMENTO DA CAPACIDADE HUMANA DE CONHECER.

19 PERÍODO HELENÍSTICO (GRECO-ROMANO) PERÍODO MARCADO PELO FOCO NA ÉTICA - AMOR E INVESTIGAÇÃO DA SABEDORIA - CINISMO = REFERE-SE A TOTAL INDIFERENÇA AO MUNDO E A SI, PROMOVENDO UM ESTADO DE TRANQUILIDADE INTERIOR E IMPERTUBILIDADE. CETICISMO = SUSPENDE O JUÍZO SOBRE A REALIDADE, DUVIDANDO DA QUE SEJA POSSÍVEL ALGUM CONHECIMENTO SEGURO E ESTÁVEL OU VERDADEIRO ABSOLUTAMENTE. ESTOICISMO = MISSÃO DE FORMAR DIRIGENTES POLÍTICOS – SABER USAR A PALAVRA. EPICURISMO = PREGA A PROCURA DOS PRAZERES MODERADOS PARA ATINGIR UM

20 PERÍODO HELENÍSTICO (GRECO-ROMANO) ESTADO DE TRANQUILIDADE E DE LIBERTAÇÃO DO MEDO, COM A AUSÊNCIA DO SOFRIMENTO CORPORAL PELO CONHECIMENTO DA FUNCIONAMENTO DO MUNDO E DA LIMITAÇÃO DOS DESEJOS.


Carregar ppt "FILOSOFIA/SOCIOLOGIA PROFESSOR ROMILDO TAVARES. FILOSOFIA. MÓDULOS : 01 E 02 1º ANO – ENSINO MÉDIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google