A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,"— Transcrição da apresentação:

1

2 A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa, portanto: amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filósofo: quem ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. (Assim, filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, tem amizade, deseja o saber). PITÁGORAS: o filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar, avaliar, as coisas, as ações e a vida

3 A FILOSOFIA É GREGA Como aspiração ao conhecimento lógico e sistemático da realidade natural humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, origem e das causas das ações humanas e do próprio pensamento. Influências como: lógica, técnica, ética, política, monarquia, anarquia, democracia, física, diálogo, biologia, cronologia, gênese, genealogia, cirurgia, ortopedia, pedagogia, farmácia, etc. Decisivas - nas instituições das sociedades européias ocidentais).

4 O legado da filosofia para o ocidente europeu 1- idéia de que a natureza opera obedecendo a leis e princípios universais;(gravitação universal, triângulo, circulo – leis geométricas) 2- idéia de que as leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. ( não precisam ser reveladas por divindades);

5 O legado da filosofia para o ocidente europeu 3- idéia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis e regras universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso.( nosso pensamento segue leis lógicas de funcionamento); ¨Todos os homens são mortais, Sócrates é homem, logo, Sócrates é mortal

6 O legado da filosofia para o ocidente europeu 4-a idéia de que as práticas humanas – moral, política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre de nossa escolha. ( segundo valores e padrões estabelecidos pelos próprios humanos)

7 O legado da filosofia para o ocidente europeu 5- idéia de que os acontecimentos naturais e humanos são necessários porque obedecem a leis naturais ou da natureza humana- podendo ser contingentes ou acidentais. (diferença entre o necessário e o contingente – evita o fatalismo). 6-idéia de que seres humanos aspiram, por natureza ao conhecimento verdadeiro, á felicidade e á justiça. (os homens criam valores pelos quais dão sentido a sua vida).

8 O Que Perguntavam Os Primeiros Filósofos Porque os seres nascem e morrem? Porque os semelhantes dão origem aos semelhantes? Porque os diferentes parecem fazer os diferentes? Porque tudo muda? Porque a doença invade os corpos?

9 O Que Perguntavam Os Primeiros Filósofos Porque as coisas se tornam opostas ao que eram? De onde vêm os seres? Para onde vão quando desaparecem? Porque se transformam? Mas também, porque tudo parece repetir-se? ALTERNATIVAS DE EXPLICAÇÃO : Religião, Mitos e as Tradições. NÃO EXPLICAM: as causas de mudança, da permanência, da desaparição e do ressurgimento de todos os seres.

10 Mito e Filosofia Mito e Filosofia CONCEITO:narrativa sobre a a origem de alguma coisa. (terra, homens, plantas, animais, fogo, água,ventos, bem, mal, saúde doenças,morte, instrumentos, raças, guerras, poder,etc. ETMOLOGIA: Mytheo/mythos – contar, narrar a outros, conversar). FUNÇÃO: Narrar a origem do mundo e de tudo que existe de três modos:

11 Mito e Filosofia Mito e Filosofia 1.Encontrando o pai e das coisa e dos seres (genealogia – narrativa da geração dos seres, das coisas e das qualidades, por outros seres). 2. Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo.

12 Mito e Filosofia Mito e Filosofia 3.encontrando as recompensas ou castigos que os deuses dão a quem obedece ou desobedece. SÃO PORTANTO TEOGONIAS E COSMOGONIAS COSMOGONIA- Geração do mundo a partir de forças geradoras (pai e mãe) divinos. TEOGONIAS- GONIA/THEOS=narrativa da origem divina dos deuses. DIFERENÇA ENTRE MITO E FILSOFIA Mito narra como as coisas eram tal como são no presente. A filosofia explica como (na totalidade do tempo: presente, passado e futuro) as coisas são como são.

13 Diferenças Entre Filosofia e Mito o mito narra a origem através de genealogias, rivalidades ou alianças entre forças sobrenaturais. A filosofia explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais. (Urano, Ponto e Gaia – composição, combinação, separação dos elementos) o mito não se importa com as contradições, com o fabuloso, o incompreensível – próprio da narrativa. A filosofia não admite contradições, fabulações. Exige coerência e lógica racional.


Carregar ppt "A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google