A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando explicar “por que” os filósofos disseram o que disseram e, finalmente, indagando alguns dos “efeitos” provocados pelas teorias filosóficas.

2 UMA VIDA SEM BUSCA NÃO É DIGNA DE SER VIVIDA.
Sócrates.

3 O porque das afirmaçoes dos filósofos não é algo simples, porquanto motivos sociais, econômicos e culturais se entrecruzam. Os filósofos são importantes não só pelo que dizem, mas também pelas tradições que geram e põem em movimento.

4 Algumas das posições dos filósofos favorecem o nascimento de algumas idéias, mas, juntas, impedem o nascimento de outras. Portanto, os filósofos são importantes quer pelo que dizem, quer pelo que evitam dizer.

5 A importância dos gregos
Sob o impulso dos gregos, a civilização ocidental tomou uma direção diferente da oriental. A filosofia tornou possível a ciência e em certo sentido a gerou. INVESTIGAÇÃO E ESCLARECIMENTO. A sabedoria até então existente – orientais, estava vinculada a convicções religiosas, mitos teológicos, mas não uma ciência filosófica baseada na razão pura – O LOGOS.

6 Diferença na espiritualidade e na racionalidade. ( oriente x ocidente ).
Os poemas homéricos ( fundamentais ) já se preocupavam com ‘harmonia’, ‘proporção’, ‘limite’, ‘medida’. O poeta não se limita a narrar uma série de fatos, mas também pesquisa suas causas e razões, ou seja, princípio e o porque último das coisas.

7 O poeta se preocupou em analisar de forma ‘total’, ‘inteireza’
No quesito religião, é interessante destacar a INTERVENÇÃO e a HUMANIZAÇÃO DOS DEUSES. Os deuses são formas naturais personificadas em formas humanas. A religião grega sempre fora naturalista. Lembrar Nietzsche e Sartre.

8 Sartre pretende que o homem enxergue que, independente de Deus existir ou não, este não é o ponto fundamental, é necessário que o homem compreenda que nada poderá livra-lo dele próprio, nem mesmo a concretude de Deus. Nietzsche dirá, independente de Deus existir ou não , somos humanos, demasiadamente humanos.

9 Primeira preocupação grega
Explicação da totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade. “Qual o princípio de todas as coisas ?” “Qual a origem constitutiva ?” Ora, mas por que o homem sentiu a necessidade de filosofar ? ADMIRAÇÃO – os homens maravilhavam-se.

10 Primeiro problema COSMOLÓGICO
Como surgiu o cosmos ? Quais as forças originais deste processo ? Com os sofistas, o quadro mudou. O centro da problemática passou a se concentrar no homem. Com Platão, houve a diferença do conhecimento sensível com o conhecimento intelegível.

11 METAFÍSICA Coube a Aristóteles a distinção clássica entre a realidade física e a realidade supra-física. Os achados da biblioteca de Aristóteles. A metafísica não é um termo aristotélico. Coube a Andrônico de Rodes a tarefa de organizar os livros de Aristóteles.

12 Tales , o iniciador Inédito, foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único. O primeiro físico. Física e Filosofia. Segundo ele, a nutrição de todas as coisas é úmida. As sementes e os germes tem a natureza úmida, portanto a secagem total é morte. Mas não se deve acreditar que a água de Tale seja a água que bebemos.

13 A água de Tales é a phisis líquida originária
ANAXIMANDRO – sustenta que a água é algo derivado e que, ao contrário, o princípio é o infinito. O termo utilizado por este filósofo é APEIRON ( privado de limites, ou seja, aquilo que é INDETERMINADO.

14 ANAXÍMENES pensa que o princípio deve ser infinito, sim, mas que deve ser pensado como ar infinito. Escreve ele: ‘exatamente como nossa alma que é ar, se sustenta e se governa, assim também o sopro e o ar abarcam o cosmos inteiro’. E ainda, o ar está próximo ao incorpóreo, pois não tem forma, nem limites e é invisível.

15 ‘O homem deixa sair da boca , o frio e o quente, com efeito, a respiração esfria se for comprimida pelos lábios cerrados, mas, ao contrário, torna-se quente pela dilatação se sair da boca aberta’ . ( Anaxímenes).

16 Heráclito, o obscuro. Tudo se move. “Não se pode descer duas vezes o mesmo rio e não se pode tocar duas vezes uma substância mortal no mesmo estado. Nós somos e não somos”. “Para ser aquilo que somos em um determinado momento, devemos não ser mais aquilo que éramos no momento anterior, do mesmo modo que , para continuarmos a ser, devemos continuamente não ser mais aquilo que somos em cada momento”. EITA HERÁCLITO ...

17 Harmonia de contrários
Harmonia de contrários. “A doença torna doce a saúde, a fome torna doce a saciedade e o cansaço torna doce o repouso. (...) Não se conheceria sequer o nome da justiça, se ela não fosse ofendida”. O FOGO. Chama viva.

18 Pitágoras e o número. ‘Via que as notas e os acordes musicais consistiam em números; e por fim, como todas as coisas, em toda a realidade, parecia-lhe que fossem feitas à imagem dos números.


Carregar ppt "Filosofia A história do pensamento filosófico pretende atingir pelos menos três níveis além do simples “o que” disseram os filósofos ( doxográfico ), buscando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google