A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica 1. O que é a filosofia? 2. Quais são as questões da filosofia? 3. A dimensão discursiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica 1. O que é a filosofia? 2. Quais são as questões da filosofia? 3. A dimensão discursiva."— Transcrição da apresentação:

1

2 FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica 1. O que é a filosofia? 2. Quais são as questões da filosofia? 3. A dimensão discursiva do trabalho filosófico.

3 O QUE É A FILOSOFIA ?

4 APROXIMAÇÃO ETIMOLÓGICA

5 O termo «filosofia» teve origem na Grécia antiga. Etimologicamente podemos distinguir nele duas compo- nentes: fileo = amo, procuro e sophia = sabedoria, conhe- cimento. Assim, originaria- mente, o termo filosofia queria dizer, para os Gregos, «amor da sabedoria» ou «busca do conhecimento».

6 APROXIMAÇÃO SIMBÓLICA

7 A AVE DE ATENA

8 A ESCOLA DE ATENAS

9 O PENSADOR DE RODIN

10 Aproximação à origem da filosofia e do filosofar

11 No princípio está a admiração, o espanto, o assombro

12 No princípio está também a experiência do erro e da dúvida

13 No princípio está ainda o desejo de felicidade

14 APROXIMAÇÃO HISTÓRICA

15 1º nascimento da filosofia grega 2º nascimento da filosofia grega Os pré-socráticos e os seus modelos de explicação da Natureza A filosofia na e da cidade PROBLEMA COSMOLÓGICO O tema predominante é a explicação do cosmos através de uma substância una que explique a multiplicidade do real, ordenando-o. PROBLEMA ANTROPOLÓGICO O homem torna-se o centro de toda a problemática filosófica.

16 FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICA O problema fulcral é o da origem do cosmos. Busca do elemento primordial, ou substância original de todas as coisas. A procura de um princípio de unidade do real a partir da multiplicidade das coisas existentes é, então, a preocupação dominante neste período. Os primeiros filósofos procuram o fundamento primordial, aquilo que permanece e se define como uno, universal e imutável. Este princípio de unidade é a substância primordial de que tudo emerge e à qual tudo regressa, a matéria de que todas as coisas se compõem.

17 2º nascimento da filosofia grega A FILOSOFIA NA E DA CIDADE

18 Especificidade da Filosofia Autonomia Radicalidade Historicidade Universalidade

19 Autonomia Afirmação da liberdade de pensar – pensar por si; Em Filosofia não se aceita, de forma passiva e acrítica, qualquer verdade estabelecida; Aceitação do diálogo crítico com os grandes pensadores;

20 Radicalidade A Filosofia quer ir à raíz dos problemas; Pretende procurar os fundamentos, os princípios, as causas primeiras de toda a realidade; Na Filosofia tudo é problematizável e questionável;

21 Historicidade Os filósofos vivem num tempo histórico determinado. O filósofo volta a sua capacidade questionadora e interrogativa para as temáticas da sua época; Sendo a filosofia uma realidade histórica, tanto os filósofos, como o seu pensamento e as suas obras deverão ser compreendidas e inseridas no seu tempo;

22 Os filósofos não podem ignorar o passado – têm de fazer da história o seu laboratório, pois há temáticas colocadas já pelos primeiros filósofos que ainda hoje se mantêm sem resposta definitiva e que constantemente nos interpelam.

23 Universalidade O objecto de reflexão da Filosofia é a totalidade do real; Todos os homens são filósofos, na medida em que todos têm capacidade racional. Todo o homem está apto a filosofar a um nível espontâneo (diferente do sistemático); Alguns dos seus problemas são universais, referem-se à existência do homem;

24 totalidade do real.Cada ciência aborda a realidade numa perspectiva delimitada, numa visão parcelar. A Filosofia não ignorando mas pressupondo o trabalho das diferentes ciências, representa o esforço do homem para se apoderar do sentido da totalidade do real. Sendo o saber da filosofia um saber centrado no homem e nas suas realizações (cultura) e não tanto nas coisas, como acontece nas ciências, o saber resultante não pode adquirir (ou dificilmente pode adquirir) o estatuto de conhecimento certo e seguro, universalmente válido. FILOSOFIA E CIÊNCIA

25 FILOSOFIA OU FILOSOFIAS Não é fácil, não é pacífica, nem é consensual a noção ou conceito de filosofia. Muitos preferem falar de filosofias, no plural, em vez de (uma) filosofia.

26 Uma aproximação à atitude filosófica

27 Filosofar implica: Sermos abertos ao mundo, sendo sensíveis a tudo quanto nos rodeia. Viver todas as situações como se fossem nossas, recusando o enclausuramento em nós mesmos e contrapondo a simpatia à indiferença, o amor ao alheamento.

28 Filosofar implica: Possuirmos a capacidade de admiração, de nos espantarmos com as coisas e os acontecimentos. Este espanto tanto pode significar que sentimos amargura e indignação em face do mundo circundante como pode querer dizer que nos sentimos maravilhados ou fascinados.

29 Filosofar implica: Assumirmos uma atitude de interrogação. Assaltados pela curiosidade, esta suscita uma infinidade de perguntas visando detectar a razão de ser daquilo que constatamos.

30 Filosofar implica: Termos dúvidas acerca daquilo que vemos e do modo como vemos. Desconfiar de nós mesmos, da nossa interpretação ingénua e primária das coisas e admitir que elas talvez não sejam, não possam, ou não devam ser tal como nos aparecem é a postura mais saudável quando se deseja conhecer a verdade daquilo que nos cerca.

31 Filosofar implica: Reflectirmos sobre aquilo que despertou o nosso interesse. A reflexão torna-se inevitável como meio de ultrapassar os ardilosos aspectos da aparência e chegarmos à compreensão daquilo que observamos e extrairmos ilações para a nossa vida e para nos empenharmos na alteração dos factos com os quais não estamos de acordo.

32 O fundamental da filosofia é a crítica. A filosofia deve ser estudada, não pelo mérito das respostas precisas sobre um certo número de questões primárias, mas pelo valor que em si mesma assume, para a cultura do espírito, a mera discussão de tais problemas.


Carregar ppt "FILOSOFIA 10ºANO Módulo inicial I – Iniciação à actividade filosófica 1. O que é a filosofia? 2. Quais são as questões da filosofia? 3. A dimensão discursiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google