A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
REVISÃO

2 1. Do Mito à Consciência Crítica; 2
1. Do Mito à Consciência Crítica; 2. Moral e Ética: distinções fundamentais; 3. Moral e direito; 4. Moral e liberdade; 4.1 Liberdade x Determinismo 5. As transformações da moral; 6. A Ética na História 6.1 A Ética grega Sofistas Sócrates Platão Aristóteles 6.2 A Ética cristã – idade média 6.3 A Ética antropocêntrica – idade moderna A Ética do dever – Kant 6.4 A Ética do homem concreto – contemporaneidade Marx Hegel Habermas

3 7. Os constituintes do campo ético
7.1 Sujeito Moral 7.2 Meios morais 7.3 Fins morais 8. SÓCRATES

4 PROBLEMAS DA ÉTICA Segundo Aristóteles, a nossa atitude ética consiste na capacidade racional que temos em optar entre fazer o bem ou o mal. Parece simples, mas não é. Embora saibamos distinguir com clareza entre o bem e o mal, o bem nos parece mais difícil de ser executado.

5 Portanto, ser ético é optar sempre pelo bem, é fazer o bem, buscar o bem visando sempre à felicidade. Mas o que é o bem? Alguns dirão que é o transcendente. Outros dirão que é simplesmente não fazer o mal. Será que só não fazendo o mal, estaremos agindo bem? Ou o bem é algo universal? Seria ele relativo?

6 O que é bem para um, pode não ser para outro. Por quê
O que é bem para um, pode não ser para outro? Por quê? Por exemplo, uma determinada empresa que não tem postura ecológica, explora seus funcionários, colaboradores, tem uma postura ética buscando o bem próprio, estão visando o bem, mesmo que particular! E buscar o bem não é ser ético? Então eles sendo éticos? Ou não?

7 Precisamos pontuar que o bem, numa visão filosófica é um valor moral importantíssimo, que deve pautar a finalidade da existência humana, buscando a felicidade de todos. Fazer o bem não é pensar em si próprio, mas contribuir para uma postura de alteridade, ou seja, o meu eu só existe em contato com o existir do outro.

8 Embora seja difícil distinguir entre moral e ética, vale lembrar que moral refere-se aos costumes de um povo, seguindo as suas tradições, religiões e culturas. Por exemplo, para nós latino-americanos pode ser imoral um homem ter várias mulheres (poligamia). Essa imoralidade não é um agravante ético, pois para os mulçumanos essa é uma prática normal.

9 Os moralistas defendem os costumes, os valores, a tradição
Os moralistas defendem os costumes, os valores, a tradição. A ética defende a argumentação filosófica, pautando sempre como devemos nos comportar no nosso viver? A ética implica o dever de fazer o bem por princípio interno, não por que é tradição.

10 A MORAL é o conjunto de regras de conduta assumidas livre e conscientemente pelos indivíduos, com a finalidade de organizar as relações interpessoais segundo os valores do bem e do mal.

11 A ÉTICA, ou FILOSOFIA MORAL, é mais abstrata, constituindo a parte da Filosofia que se ocupa da reflexão sobre as noções e os princípios que fundamentam a vida moral. Por exemplo, são questões éticas indagar a respeito do que é o bem e do que é o mal, o que são valores, qual a natureza do dever, em que consiste a moral autônoma, qual a finalidade da ação moral, e assim por diante.

12 As respostas a essas e outras indagações caracterizam as diversas concepções de vida moral elaboradas pelos filósofos no decorrer dos tempos.


Carregar ppt "Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google