A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EXISTÊNCIA ÉTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EXISTÊNCIA ÉTICA."— Transcrição da apresentação:

1 A EXISTÊNCIA ÉTICA

2 Ética: uma atitude "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não é fácil de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

3 Ética: uma atitude O ser humano avalia, julga e decide sua conduta a partir de valores morais. A aceitação da Ética como filosofia de vida e trabalho implica novas responsabilidades que vão muito além da obrigação legal.

4 A Ética na história Grécia
Ethos Lugar de segurança, onde convivemos com entes mais próximos; morada do homem. A função do ethos é promover a excelência moral, ou seja, a prática das virtudes; Código não escrito de conduta;

5 Ética: uma atitude Roma: Evangelho:
Código de relacionamento ou de conduta adequada às circunstâncias ; Evangelho: “Faze aos outros aquilo que queres que te façam.”

6 Apenas o ser humano tem senso e consciência moral de seus atos.
Todo instante nos deparamos com situações que nos levam a refletir moralmente.

7 A Existência Ética Senso Moral É a maneira como a avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, segundo ideias de certo ou errado, justiça ou injustiça; Consciência Moral Está envolvida com as decisões que tomamos na vida, pois exigem que, sem sermos obrigados, justifiquemos a razão de nossas decisões e escolhas.

8 JUÍZO DE FATO (REALIDADE)
JUÍZO DE VALOR Constatação de um fato ou uma realidade Ex.: um incêndio. Está chovendo. Apreciação positiva ou negativa de algo que nos captou a atenção. Ex.: a bravura de alguém salvando outro do perigo. A chuva é muito boa!

9 O que é Ética afinal?

10 Ética: uma atitude Conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral).

11 ÉTICA VALOR MORAL Decorre do estudo da axiologia.
Conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam ou chamam a si a autoridade de guiar. “reflexão dos juízos de valor, da prática do bem e do mal.” Serve para analisar o conjunto dos princípios morais que devem nortear uma profissão, por exemplo. VALOR MORAL Decorre do estudo da axiologia. Do latim valor, que significa originalmente “coragem”, “valentia”; princípios. “o que se põe como ideal para o agente moral e fornece normas para sua conduta. “relativo ao ideal e às regras éticas que se aplicam à conduta.” “hábitos de conduta ou costume.” Socialmente construída;

12 Ética e Moralidade MORAL da palavra latina MOS, MORIS, que quer dizer, “costume” e no plural, MORES, significa “hábitos de conduta” ou comportamentos instituídos por um sociedade em condições históricas determinadas.

13 Diferença entre as categorias
ÉTICA VALOR MORAL guia, leva a refletir e a analisar normativa ou norma; hábito.

14 A Atitude ética leva a uma
Atitude Moral Estudo do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado.

15 É possível ser ético?

16 “Ética é algo que todos precisam ter.
É possível ser ético? “Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca...”

17 Comportamentos éticos - O AGENTE MORAL-ÉTICO
Ser consciente de si e dos outros; Ser responsável; Generosidade; Cooperação; Postura pró-ativa; Ser dotado de vontade: capacidade de controlar-se e de decidir;

18 “Os fins justificam os meios” Nicolau Maquiavel
“No caso da ética, nem todos os meios são justificáveis, mas apenas aqueles que estão de acordo com os fins da própria ação.” “Fins éticos exigem meios éticos.” (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática: São Paulo, 2006.)

19 Nossos desafios Aprender a se comunicar; Aprender a conhecer;
Aprender a conviver; Aprender a fazer; Aprender a ser; Ser para conviver.

20 “Nenhum de nós é tão capaz quanto todos nós.”
Warren Bennis

21 AGENDA Ler e sintetizar no caderno no que consiste as seguintes concepções éticas: Ética hebraica; sofista; socrática, platônica; aristotélica; estoica; epicurista. Responder as questões da apostila das páginas 02 e 05.

22


Carregar ppt "A EXISTÊNCIA ÉTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google