A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

2 ÉTICA E MORAL Do grego: ethos – modo de ser; caráter. comportamento humano que não é natural. explicar, compreender, justificar e criticar a moral. A ética é filosófica e científica. ciência do comportamento moral. Do latim: mos (ou no plural mores), que quer dizer costume comportamento humano que não é natural. conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa ETHOS MORES

3 DOUTRINA FILOSÓFICA QUE TEM POR OBJETO A MORAL NO TEMPO E NO ESPAÇO, SENDO O ESTUDO DOS JUÍZOS DE APRECIAÇÃO REFERENTES À CONDUTA HUMANA.

4 N ENHUM HOMEM É UMA ILHA (T HOMAS M ORUS ) A VIDA HUMANA É CONVÍVIO. V IVER É CONVIVER. O SER HUMANO SE DESCOBRE E SE REALIZA COM BASE NO HÁBITO DO C OMPORTAMENTO PRÁTICO - A JUSTA MEDIDA

5 É NA RELAÇÃO COM O OUTRO QUE SURGEM OS PROBLEMAS E AS INDAGAÇÕES MORAIS: O que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer? No nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade.

6 Problemas que dizem respeito: Às nossas decisões; Escolhas; Ações; Comportamentos que exigem: Uma avaliação; Um julgamento; Um juízo de valor; Entre o que socialmente é considerado: Bom ou mau; Justo ou injusto; Certo ou errado, pela moral vigente.

7 Perder a capacidade crítica diante da realidadeSIGNIFICA: Perder a Ética, Não compreender e explicitar a nossa realidade moral.

8 A ÉTICA EM MATÉRIA DE DISCUSSÃO, COMUNICAÇÃO E DEBATE É UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE MÍNIMAS DE COMPREENSÃO MÚTUA DOS HOMENS EM UMA SITUAÇÃO DE TROCA VERBAL. TEM POR OBJETIVO FORMULAR AS NORMAS QUE DEVEM PERMITIR UM DEBATE DESENROLAR-SE SATISFATORIAMENTE E ESTABELECER, SE POSSÍVEL, OS FUNDAMENTOS DESTAS NORMAS.

9 B RASIL A realidade brasileira nos coloca diante de problemas éticos bastante sérios Verifica-se o recrudescimento da vida política no mundo, em especial nos países em desenvolvimento, como o Brasil. A vida política brasileira é uma trágica comédia, cujos atores não passam, em sua grande maioria, de grandes aproveitadores de um povo pobre e analfabeto na sua frágil democracia.

10 O FILÓSOFO ITALIANO PINZANI AFIRMA: A INÉRCIA COM A QUAL A ELITE BRASILEIRA ENCARA OS PROBLEMAS DO PAÍS É CLARAMENTE A EXPRESSÃO DE UMA VONTADE EM MANTER A PRÓPRIA SITUAÇÃO DE PODER

11

12 INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL

13 D EMOCRACIA P ARTICIPATIVA Plebiscito; Referendo; Iniciativa Popular; Audiência Pública; Orçamento Participativo; Procon; SAC; Ouvidorias Públicas.

14 OUVIDORIAS PÚBLICAS

15


Carregar ppt "ÉTICA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google