A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para Avaliação I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para Avaliação I"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para Avaliação I
I Unidade

2

3 Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade. 

4 A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a. C
A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Naquela altura, a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de várias partes do mundo. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia. Pitágoras foi o primeiro que se classificou como filósofo ou amante da sabedoria.

5 Pré socráticos ou filósofos da natureza:
Exemplos desses Filósofos: Tales -Tudo se formou da água Heráclito - A origem estaria no fogo Parmênides -Tudo esta cheio do que é , do “ser” Anaxímenes - A origem as coisas está no ar Pitágoras - Origem e funcionamento na matemática Empédocles - Tudo se formou pela reunião dos 4 elementos - ar, fogo , terra e água Demócrito - Tudo se originou do átomo – nascia assim a  química

6 Sócrates(469 ou a.C) Filho de pais humildes, dedicou-se ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza  da alma humana. Era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes.

7 Sócrates demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos  Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes. 

8 Método socrático Sócrates desenvolveu um método próprio de análise filosófica, denominado de “maiêutica” (em grego “parto das ideias”), o qual tem como objetivo possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo.  A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. Daí a sua famosa frase: “eu só sei que nada sei”. 

9 Sofistas ≠ Socráticos Sofistas: Homens dotados do poder de convencimento. Vendiam seus supostos conhecimentos de cidades em cidades. Afirmavam serem os possuidores de todo o conhecimento.  A atividade dos sofistas é caracterizada por: saber acrítico, comércio da filosofia, uso da erística (debate sem sentido, apenas por prazer e não pela busca pelo conhecimento verdadeiro) e ênfase à vantagem pessoal.

10 Ética Parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. Segundo Sócrates, a ética deve respeitar às leis, portanto, à coletividade. 

11 Algumas frases e pensamentos atribuídos a Sócrates:
“A palavra é o fio de ouro do pensamento.” “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” “É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.” “A verdade não está com os homens, mas entre os homens.” “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.”


Carregar ppt "Revisão para Avaliação I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google