A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para Avaliação I I Unidade. Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para Avaliação I I Unidade. Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para Avaliação I I Unidade

2

3 Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.

4 A Filosofia surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VI a.C. Naquela altura, a Grécia era um centro cultural importante e recebia influências de várias partes do mundo. Assim, o pensamento crítico começou a florescer e muitos indivíduos começaram a procurar respostas. Essa atitude de reflexão que busca o conhecimento significou o nascimento da Filosofia. Pitágoras foi o primeiro que se classificou como filósofo ou amante da sabedoria.

5 Pré socráticos ou filósofos da natureza: Exemplos desses Filósofos: Tales -Tudo se formou da água Heráclito - A origem estaria no fogo Parmênides -Tudo esta cheio do que é, do ser Anaxímenes - A origem as coisas está no ar Pitágoras - Origem e funcionamento na matemática Empédocles - Tudo se formou pela reunião dos 4 elementos - ar, fogo, terra e água Demócrito - Tudo se originou do átomo – nascia assim a química

6 Sócrates (469 ou a.C) Filho de pais humildes, dedicou-se ao estudo da filosofia e à meditação, mesmo sem qualquer recompensa financeira. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana. Era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes.

7 Sócrates demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. Conhecemos seus pensamentos e ideias através das obras de dois de seus discípulos: Platão e Xenofontes.

8 Método socrático Sócrates desenvolveu um método próprio de análise filosófica, denominado de maiêutica (em grego parto das ideias), o qual tem como objetivo possibilitar ao homem o conhecimento de si mesmo. A maiêutica consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Ela estimula o pensamento a partir daquilo que não conhecem, ou seja, pela ignorância. Daí a sua famosa frase: eu só sei que nada sei.

9 Sofistas Socráticos Sofistas: Homens dotados do poder de convencimento. Vendiam seus supostos conhecimentos de cidades em cidades. Afirmavam serem os possuidores de todo o conhecimento. A atividade dos sofistas é caracterizada por: saber acrítico, comércio da filosofia, uso da erística (debate sem sentido, apenas por prazer e não pela busca pelo conhecimento verdadeiro) e ênfase à vantagem pessoal.

10 Ética Parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. Segundo Sócrates, a ética deve respeitar às leis, portanto, à coletividade.

11 Algumas frases e pensamentos atribuídos a Sócrates: A palavra é o fio de ouro do pensamento. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal. A verdade não está com os homens, mas entre os homens. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus.


Carregar ppt "Revisão para Avaliação I I Unidade. Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google