A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Em que lugar estão os escritos de Sócrates? Nos diálogos de Platão: em especial Apologia e Críton. Entender: pré-socráticos. Escola Jônica. Escola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Em que lugar estão os escritos de Sócrates? Nos diálogos de Platão: em especial Apologia e Críton. Entender: pré-socráticos. Escola Jônica. Escola."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 Em que lugar estão os escritos de Sócrates? Nos diálogos de Platão: em especial Apologia e Críton. Entender: pré-socráticos. Escola Jônica. Escola Eleática. Sofistas: mestres remunerados que não respeitavam a verdade.

5 Sócrates reagiu contra os sofistas. Não queria ensinar, queria aprender junto com os outros. Missão era influir moralmente sobre os demais. Método: conhecer a ti mesmo (a partir daí, busca- se a verdade). Maiêutica: Profissão de sua mãe. Arrancava as idéias das memórias dos jovens como a mãe arrancava o filho do útero das mulheres. As idéias já estavam na alma imortal dos interlocutores.

6 Essas idéias eram de vidas anteriores pela imortalidade da alma. Só sei que nada sei, admitia a própria ignorância e juntos com outros buscavam a certeza do conhecimento (conceitos universais, essência das coisas). Isso deve reger a conduta. Objeto do seu filosofar: homem, ética, virtude e saber. Ninguém comete injustiça intencionalmente. Virtude é sinal de conhecimento. Então, cometo injustiça se sou.....

7 Minha arte – maiêutica – é semelhante à das parteiras, com a diferença de que a pratico com homens e não com mulheres e preocupo-me com o parto das almas e não dos corpos. Aprender não é senão recordar. Depois do nascimento, aqueles dos quais dizemos que se instruem nada mais fazem senão recordar-se; a instrução é, portanto, uma reminiscência. Ensino tudo o que sei de bom, acrescentando tudo o que possa ajudar os jovens a serem virtuosos.

8 A alma é imortal. Renasceu inúmeras vezes na existência e contemplou todas as coisas existentes tanto na terra quanto no inferno e, por isso, não há nada que não conheça. Não é de espantar que seja capaz de evocar à memória a lembrança de objetos que viu anteriormente, relacionados tanto com a virtude quanto com as demais coisas existentes. Toda investigação e toda ciência são apenas recordações.

9 Sócrates foi considerado culpado, por não honrar os deuses que o Estado cultua e introduzir extravagâncias demoníacas. Culpado, também, por corromper e incitar a juventude.

10 Conceito de justiça: dar a cada um aquilo que é seu. Sócrates: Que se deve entender por justiça? Devemos defini-la simplesmente como veracidade e restituição do que um homem recebeu de outro? Ou será possível, fazendo isso, ser às vezes justo e às vezes injusto?.

11 Por exemplo: todos admitem que, se um homem, na posse de suas faculdades mentais, deposita armas em mãos de um amigo, e, mais tarde, em um acesso de loucura, as reclama, aquele não deve restituir o bem depositado e praticará uma injustiça se o fizer. Logo, é falsa a definição de justiça que a considera como dizer a verdade e restituir o que se recebeu.

12 Para Sócrates: Cometer uma injustiça é o pior de todos os males, PQ??? O homem deve ter virtude, sabedoria, o homem que não tem conhecimento é quem pode cometer uma injustiça.

13 Se Sócrates confia tanto na virtude e, conseqüência, no homem virtuoso, qual o seu conceito de justiça? Sócrates aceitava como idênticas a justiça e a legalidade, pois esta fruto dos homens.

14

15

16

17


Carregar ppt "Em que lugar estão os escritos de Sócrates? Nos diálogos de Platão: em especial Apologia e Críton. Entender: pré-socráticos. Escola Jônica. Escola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google