A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Julgamento de Sócrates.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Julgamento de Sócrates."— Transcrição da apresentação:

1 Julgamento de Sócrates.
Não este Sócrates!!!

2 ESTE SÓCRATES.

3 PQ Sócrates foi julgado?
A morte de Sócrates. PQ Sócrates foi julgado?

4 Em que lugar estão os escritos de Sócrates?
Nos diálogos de Platão: em especial Apologia e Críton. Entender: pré-socráticos. Escola Jônica. Escola Eleática. Sofistas: mestres remunerados que não respeitavam a verdade.

5 Sócrates reagiu contra os sofistas.
Não queria ensinar, queria aprender junto com os outros. Missão era influir moralmente sobre os demais. Método: conhecer a ti mesmo (a partir daí, busca- se a verdade). Maiêutica: Profissão de sua mãe. Arrancava as idéias das memórias dos jovens como a mãe arrancava o filho do útero das mulheres. As idéias já estavam na alma imortal dos interlocutores.

6 Essas idéias eram de vidas anteriores pela imortalidade da alma.
“Só sei que nada sei”, admitia a própria ignorância e juntos com outros buscavam a certeza do conhecimento (conceitos universais, essência das coisas). Isso deve reger a conduta. Objeto do seu filosofar: homem, ética, virtude e saber. Ninguém comete injustiça intencionalmente. Virtude é sinal de conhecimento. Então, cometo injustiça se sou.....

7 “Minha arte – maiêutica – é semelhante à das parteiras, com a diferença de que a pratico com homens e não com mulheres e preocupo-me com o parto das almas e não dos corpos”. “Aprender não é senão recordar”. “Depois do nascimento, aqueles dos quais dizemos que se instruem nada mais fazem senão recordar-se; a instrução é, portanto, uma reminiscência”. “Ensino tudo o que sei de bom, acrescentando tudo o que possa ajudar os jovens a serem virtuosos”.

8 “A alma é imortal. Renasceu inúmeras vezes na existência e contemplou todas as coisas existentes tanto na terra quanto no inferno e, por isso, não há nada que não conheça. Não é de espantar que seja capaz de evocar à memória a lembrança de objetos que viu anteriormente, relacionados tanto com a virtude quanto com as demais coisas existentes. Toda investigação e toda ciência são apenas recordações”.

9 Sócrates foi considerado culpado, por não honrar os deuses que o Estado cultua e introduzir extravagâncias demoníacas. Culpado, também, por corromper e incitar a juventude.

10 Conceito de justiça: dar a cada um aquilo que é seu.
Sócrates: “Que se deve entender por justiça? Devemos defini-la simplesmente como veracidade e restituição do que um homem recebeu de outro? Ou será possível, fazendo isso, ser às vezes justo e às vezes injusto?”.

11 “Por exemplo: todos admitem que, se um homem, na posse de suas faculdades mentais, deposita armas em mãos de um amigo, e , mais tarde, em um acesso de loucura, as reclama, aquele não deve restituir o bem depositado e praticará uma injustiça se o fizer. Logo, é falsa a definição de justiça que a considera como dizer a verdade e restituir o que se recebeu”.

12 Para Sócrates: “Cometer uma injustiça é o pior de todos os males”, PQ???
O homem deve ter virtude, sabedoria, o homem que não tem conhecimento é quem pode cometer uma injustiça.

13 Se Sócrates confia tanto na virtude e, conseqüência, no homem virtuoso, qual o seu conceito de justiça? Sócrates aceitava como idênticas a justiça e a legalidade, pois esta fruto dos homens.

14

15

16

17


Carregar ppt "Julgamento de Sócrates."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google