A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel."— Transcrição da apresentação:

1 Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão Santa Rosa,setembro de 2007

2

3 Platão nasceu em Atenas, em 428 ou 427 a.C., de pais aristocráticos e abastados, de antiga e nobre prosápia.

4 Foi discípulo de Sócrates, com quem aprendeu a se opor aos sofistas, a desmascará-los como os que utilizavam da palavra independentemente da verdade Foi discípulo de Sócrates, com quem aprendeu a se opor aos sofistas, a desmascará-los como os que utilizavam da palavra independentemente da verdade

5 Seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô. Platos significa largura, e é quase certo que seu apelido veio de sua constituição robusta, ombros e frontes largos, um porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude. Seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô. Platos significa largura, e é quase certo que seu apelido veio de sua constituição robusta, ombros e frontes largos, um porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude.

6 República Platão desenvolve suas doutrinas idealistas de forma notável na República, onde seu porta-voz, como de hábito, é seu mestre, Sócrates. Platão desenvolve suas doutrinas idealistas de forma notável na República, onde seu porta-voz, como de hábito, é seu mestre, Sócrates.

7 A República de Platão trata do diálogo ocorrido na casa do velho Céfalo com Sócrates e diversos outros, alguns que participam do diálogo e outros que permanecem anônimos A República de Platão trata do diálogo ocorrido na casa do velho Céfalo com Sócrates e diversos outros, alguns que participam do diálogo e outros que permanecem anônimos

8 Sócrates é o personagem principal da obra. Durante uma conversa informal, ele escuta a opinião de seus amigos sobre a velhice, como o amadurecimento muda o caráter e como a justiça é importante na vida, etc.. Sócrates é o personagem principal da obra. Durante uma conversa informal, ele escuta a opinião de seus amigos sobre a velhice, como o amadurecimento muda o caráter e como a justiça é importante na vida, etc..

9 A República de Platão É uma investigação a respeito do conceito de justiça e de como essa se manifesta no homem e na cidade e suas conseqüências É uma investigação a respeito do conceito de justiça e de como essa se manifesta no homem e na cidade e suas conseqüências

10

11 Caverna de Platão "no mundo do conhecimento, a idéia do bem aparece por último e é percebida apenas com esforço; mas, quando percebida, torna-se claro que ela é a causa universal de tudo que é bom e belo, o criador da luz e o senhor do sol neste mundo visível." "no mundo do conhecimento, a idéia do bem aparece por último e é percebida apenas com esforço; mas, quando percebida, torna-se claro que ela é a causa universal de tudo que é bom e belo, o criador da luz e o senhor do sol neste mundo visível."

12 Teorias de Platão Platão salienta que a justiça é uma relação entre indivíduos, e depende da organização social. Mais tarde fala que justiça é fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa função. Platão salienta que a justiça é uma relação entre indivíduos, e depende da organização social. Mais tarde fala que justiça é fazer aquilo que nos compete, de acordo com a nossa função.

13 Teorias de Platão Platão achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importância, pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado. Platão achava um absurdo que homens com mais votos pudessem assumir cargos da mais alta importância, pois nem sempre o mais votado é o melhor preparado.

14 Dentro do universo filosófico de Platão, a noção de justiça, de grande relevância, apresenta-se enquanto ordem e medida que não se aprende no contexto histórico, mas que é intrínseca ao homem. Dentro do universo filosófico de Platão, a noção de justiça, de grande relevância, apresenta-se enquanto ordem e medida que não se aprende no contexto histórico, mas que é intrínseca ao homem.

15 Teorias de Platão Riqueza alguma poderá proporcionar a paz a um homem mau. Riqueza alguma poderá proporcionar a paz a um homem mau.

16 Teorias de Platão o conhecimento humano vêm de três fontes principais: o desejo, a emoção, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça, respectivamente. o conhecimento humano vêm de três fontes principais: o desejo, a emoção, e o conhecimento, que fluem do baixo ventre, coração e cabeça, respectivamente.

17 Para o conhecimento verdadeiro Platão exige 3 critérios indispensáveis a saber: · Todo conhecimento tem que ser racional; · Todo conhecimento tem que ser objetivo; · Todo conhecimento tem que ser universal.

18 Para Platão, é o filósofo: "enquanto os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo homem, e as cidades sofrerão os males". "enquanto os filósofos deste mundo não tiverem o espírito e o poder da filosofia, a sabedoria e a liderança não se encontrarão no mesmo homem, e as cidades sofrerão os males".

19

20 Imortalidade da alma: idéia herdada de Pitágoras.

21 Bibliografia


Carregar ppt "Unijuí-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Componente:Ciência Política e Teoria do Estado Professor:Dejalma Cremonese Aluno:Daniel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google