A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert Coronel Bicaco-RS 23-06-2008 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

2 Sócrates Filósofo grego Filósofo grego Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Nasceu em Atenas em 470 a.C. e morreu em 399 a.C.. Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira). Filho de Sofrônico(escultor) e Fenáreta (parteira). Sócrates recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero(Ailíada e a Odisséia), ginástica, música e gramática. Sócrates recebeu uma educação tradicional, estudando a obra de Homero(Ailíada e a Odisséia), ginástica, música e gramática.

3 Mapa da Grécia onde viveu Sócrates. Mapa da Grécia onde viveu Sócrates.

4 Socrates aprendeu a arte do pai mas dedicou-se a meditação e a filosofia. Socrates aprendeu a arte do pai mas dedicou-se a meditação e a filosofia. Sócrates casou-se com Xântipe(bastante mais nova do que ele e temperamento bastante difícil). Sócrates casou-se com Xântipe(bastante mais nova do que ele e temperamento bastante difícil). Teve três filhos(Lamproles,Sphoronicus e Menexenus). Teve três filhos(Lamproles,Sphoronicus e Menexenus). Preocupou-se pouco com sua família. Preocupou-se pouco com sua família.

5 Sócrates participou de batalhas como: Potitéia; Onde salvou Alcebíades Anfiolis;Delium; Onde salvou Xenofonte Carregando-o em seus ombros gravemente ferido

6 Sócrates, desempenhou alguns cargos políticos. Sócrates, desempenhou alguns cargos políticos. Sempre foi modelo de bom cidadão. Sempre foi modelo de bom cidadão. Na política foi valoroso soldado e rígido magistrado. Na política foi valoroso soldado e rígido magistrado. Mas manteve-se afastado da vida pública e da política pois contestavam com seu temperamento crítico. Mas manteve-se afastado da vida pública e da política pois contestavam com seu temperamento crítico.

7 Sócrates desde cedo se interessou pela filosofia. Seus primeiros estudos foram sobre: A essência da natureza da alma humana.

8 Foi um dos principais pensadores da era antiga. Foi um dos principais pensadores da era antiga. Pode-se dizer que foi o fundador da filosofia ocidental. Pode-se dizer que foi o fundador da filosofia ocidental. Influenciado por Anaxágoras. Influenciado por Anaxágoras. Considerado na época pelos contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes. Considerado na época pelos contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes.

9 Sócrates foi um educador popular, não cobrava por seus ensinamentos. Sócrates foi um educador popular, não cobrava por seus ensinamentos. Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo. Seu método de transmissão de conhecimento e sabedoria era o diálogo. Fazia perguntas que conduziam o discípulo ao conhecimento da verdade. Fazia perguntas que conduziam o discípulo ao conhecimento da verdade.

10 Seu objetivo era formar cidadãos sábios, honestos e temperados. Seu objetivo era formar cidadãos sábios, honestos e temperados. Diferentemente dos sofistas que: Diferentemente dos sofistas que: Formavam verdadeiros egoístas, capazes apenas de acometer uns contra os outros escravizar o próximo. Formavam verdadeiros egoístas, capazes apenas de acometer uns contra os outros escravizar o próximo.

11 Socrates não deixou escrito seus pensamentos. Socrates não deixou escrito seus pensamentos. As fontes primárias sobre ele são: os autores Xenofonte, Aristófanes e Platão. As fontes primárias sobre ele são: os autores Xenofonte, Aristófanes e Platão. Platão era um de seus dissípulos. Platão era um de seus dissípulos.

12 Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem.(Eutifron, Critão, Frédon). Em vários livros de Platão, Sócrates aparece como personagem.(Eutifron, Critão, Frédon). Diante da tirania popular Sócrates aparecia como chefe de uma aristrocacia intelectual. Diante da tirania popular Sócrates aparecia como chefe de uma aristrocacia intelectual.

13 Segundo Sócrates a ciência está junto aos cosmos, fala da modificação da alma. Segundo Sócrates a ciência está junto aos cosmos, fala da modificação da alma. Purificando o Espírito em totalidade. Purificando o Espírito em totalidade. Não mais capaz de erro e pecado. Não mais capaz de erro e pecado.

14 Para Sócrates: Ciência = Virtude = Para ele fazendo-se o bem encontra-se a felicidade. Para isso as pessoas deveriam desenvolver a virtude. Felicidade;

15 Para Platão discípulo de Sócrates As virtudes são: A força;A coragem;A justiça;E a piedade.

16 Para ele a virtude da alma é a sabedoria que aproxima de Deus. Para ele a virtude da alma é a sabedoria que aproxima de Deus. A sabedoria tem a ver com a humildade intelectual e não com a quantidade do saber. A sabedoria tem a ver com a humildade intelectual e não com a quantidade do saber.

17 Os limites humanos são segundo Sócrates: Os limites humanos são segundo Sócrates: Ter consciência da condição humana. Ter consciência da condição humana. Não ser mais do que é para os homens serem. Não ser mais do que é para os homens serem.

18 Não tentar a Deus. Não tentar a Deus. Não ser arrogante. Não ser arrogante. Respeitar os limites do homem. Respeitar os limites do homem.

19 Sócrates não foi bem aceito por parte da aristocracia grega. Sócrates não foi bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Pois defendia idéias contrárias ao funcionamento da sociedade grega.

20 Sócrates atrai a atenção de muitos jovens, em funçaõ de suas idéias inovadoras. Sócrates atrai a atenção de muitos jovens, em funçaõ de suas idéias inovadoras. Assim a elite grega com medo de uma mudança na sociedade, começam a encarar Sócrates como um inimigo público. Assim a elite grega com medo de uma mudança na sociedade, começam a encarar Sócrates como um inimigo público.

21 Foi preso e condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta. Foi preso e condenado a suicidar-se tomando um veneno chamado cicuta. Teve que esperar por mais de um mês a morte dentro de seu cárcere. Teve que esperar por mais de um mês a morte dentro de seu cárcere. Durante esse tempo Criton preparou uma fuga e a propôs ao mestre este porém recusou. Durante esse tempo Criton preparou uma fuga e a propôs ao mestre este porém recusou.

22 Nesse tempo foi se preparando para o passo extremo. Nesse tempo foi se preparando para o passo extremo. Com palestras espirituais. Com palestras espirituais. Como o diálogo sobre a imortalidade da alma. Como o diálogo sobre a imortalidade da alma. Realizado pouco antes da sua morte.Descrito por Frédon. Realizado pouco antes da sua morte.Descrito por Frédon.

23 Suas palavras finais foram: Suas palavras finais foram: Devemos um galo a Esculápio Devemos um galo a Esculápio Dizendo que o deus da medicina havia o livrado do mal da vida com o dom da morte. Dizendo que o deus da medicina havia o livrado do mal da vida com o dom da morte. Morreu com 71 anos de idade em Atenas, Grécia. Morreu com 71 anos de idade em Atenas, Grécia.

24 Alguns pensamentos de Sócrates Aquele que quer mudar o mundo deve mudar primeiro a si mesmo A inveja é o câncer da alma Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada

25 Algumas frases de Sócrates. Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem. Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem. O ideal casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. O ideal casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo. Sábio é aquele que conhece os limites de sua ignorância. Sábio é aquele que conhece os limites de sua ignorância..

26 Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida. Só sei que nada sei. Só sei que nada sei. Não pense mal dos que procedem mal pense somente que estão equivocados. Não pense mal dos que procedem mal pense somente que estão equivocados.

27 O amigo deve ser como o dinheiro, cujo o valor já conhecemos antes de necessitarmos dele. O amigo deve ser como o dinheiro, cujo o valor já conhecemos antes de necessitarmos dele. Aquilo que não puderes controlar não ordene. Aquilo que não puderes controlar não ordene.

28 Fontes pesquisadas Fontes pesquisadas Internet: Internet: www.suapesquisa.com www.suapesquisa.com www.suapesquisa.com www.wikipedia.org www.wikipedia.org www.wikipedia.org www.mundodosfilosofos.com.br www.mundodosfilosofos.com.br www.mundodosfilosofos.com.br www.consciencia.org www.consciencia.org www.consciencia.org www.coladaweb.com www.coladaweb.com www.coladaweb.com www.pensador.info www.pensador.info www.pensador.info


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google