A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini Coronel Bicaco/RS Junho/2008 Sócrates

2 Sócrates Em grego antigo Σωκράτης [Sōkrátēs].
Era considerado o homem mais sábio da antiguidade clássica. Filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica.

3 Nasceu em 470 a.C. em Atenas (cidade da Grécia).
Era filho de Sofrônico(escultor) e de Fenarete(parteira). Aprendeu a arte paterna. Mas, o que lhe interessou foi a filosofia.

4 Casou-se com Xântipe. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroníscus e Menexenus. Sócrates não teve uma mulher ideal em Xântipe, mas ela também não teve o marido ideal no filósofo.

5 Interessava-se pelas conversas em locais públicos, como praças e mercados.
Participou do movimento de renovação da cultura. Foi um educar popular.

6 Quanto à Política: Quando jovem participou de incursões militares como as de: Politidéia em 432(a.C.)à 429(a.C.); Delos em 424 (a.C.); Anfipólis em 422 (a.C.).

7 Foi ele valoroso soldado e rígido magistrado;
Desempenhou alguns cargos políticos; Acreditava, que a perfeita republica deveria ser governada por filósofos.

8 A serviço da Pátria: Agia como uma pessoa justa.
Formava cidadãos sábios e honestos(diferente dos sofistas que agiam ao próprio proveito). Se opunha a democracia Aristocrática de Atenas, durante sua época.

9 Recebeu reconhecimento:
Por feito de bravura, como quando salvou Xenafonte(ou Alcíbiades); Que não era capaz de se livrar do seu cavalo que tinha caído sobre seu corpo.

10 De inicio interessava-se:
Pelos ensinamentos dos filósofos da natureza. Depois revoltou-se contra eles,por que haviam sido filósofos físicos. Sócrates achava que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar.

11

12

13 Maiêutica Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz , as idéias,que já existiam em seus interlocutores.

14 Não deixou nada escrito, as notícias de sua vida e pensamento encontramos em seus discípulos:
Xenafonte(Ditos e Feitos). Platão(Em Seus Diálogos). Aristóteles(As Nuvens)

15 Em psicologia Sócrates professa:
A espiritualidade e imortalidade da alma. Em Teodicéia, estabelecia a existência de Deus: Se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu.

16 Moral-Parte culminante de sua filosofia
Sócrates ensina o bem pensar para bem viver. A virtude adquire-se com sabedoria. Reconhece também a existência da lei natural; expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência.

17 A filosofia Socrática limitava-as à:
Gnosiologia e a ética sem metafísica. Onde deveria proceder logicamente a moral. Que caracterizava o fim da filosofia. A teoria era necessária o conhecimento da ética.

18 A introspecção caracteriza a filosofia de Sócrates.
Exprime-se no famoso lema “conhece-te a ti mesmo e torna-te consciente de tua ignorância”. Lema, que cifra toda a sua vida de sábio.

19 A palavra filosofia significa amizade ao saber.
As etapas do saber seriam: Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber.

20 Na Apologia “só sei que nada sei”
Sócrates acreditava que os atos errados eram conseqüência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio.

21 Por reconhecer sua própria ignorância:
Oráculo de Delfos o reconheceu como o homem mais sábio dentre os homens. Na ocasião da consulta de Querafonte, amigo de infância de Sócrates.

22 Sócrates é convidado para o senado dos Quinhentos;
A democracia estava se implantando (em Atenas). E ele respondia qual era o melhor estado, como poderia salva-ló.

23 Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia algumas idéias contrarias ao funcionamento da aristocracia grega. Afirmava que crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos.

24 A reação do partido democrático de Atenas foi negativa.
A elite começa a encerar Sócrates como: Um inimigo público e um agitador em potencial.

25 Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.

26 Em sua cela Sócrates foi condenado à morte:
E teve de ingerir cicuta(uma planta venenosa), em 399 a.C. Podia ter fugido, mas não quis, preferiu cumprir as leis da cidade.

27 Frases e pensamentos atribuídos a Sócrates
A palavra é o fio de ouro do pensamento. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.

28 Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um cidadão do mundo.
Sócrates

29 Fontes de Pesquisa www.paideuma.net/ www.mundodosfilosofos.com.br


Carregar ppt "UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google