A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini Coronel Bicaco/RS Junho/2008

2 Em grego antigo Σωκράτης [Sōkrátēs]. Em grego antigo Σωκράτης [Sōkrátēs]. Era considerado o homem mais sábio da antiguidade clássica. Era considerado o homem mais sábio da antiguidade clássica. Filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica. Filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica.

3 Nasceu em 470 a.C. em Atenas ( cidade da Grécia). Nasceu em 470 a.C. em Atenas ( cidade da Grécia). Era filho de Sofrônico( escultor ) e de Fenarete( parteira ). Era filho de Sofrônico( escultor ) e de Fenarete( parteira ). Aprendeu a arte paterna. Aprendeu a arte paterna. Mas, o que lhe interessou foi a filosofia. Mas, o que lhe interessou foi a filosofia.

4 Casou-se com Xântipe. Casou-se com Xântipe. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroníscus e Menexenus. Teve três filhos: Lamprocles, Sophroníscus e Menexenus. Sócrates não teve uma mulher ideal em Xântipe, mas ela também não teve o marido ideal no filósofo. Sócrates não teve uma mulher ideal em Xântipe, mas ela também não teve o marido ideal no filósofo.

5 Interessava-se pelas conversas em locais públicos, como praças e mercados. Interessava-se pelas conversas em locais públicos, como praças e mercados. Participou do movimento de renovação da cultura. Participou do movimento de renovação da cultura. Foi um educar popular. Foi um educar popular.

6 Quanto à Política: Quando jovem participou de incursões militares como as de: Quando jovem participou de incursões militares como as de: Politidéia em 432(a.C.)à 429(a.C.); Politidéia em 432(a.C.)à 429(a.C.); Delos em 424 (a.C.); Delos em 424 (a.C.); Anfipólis em 422 (a.C.). Anfipólis em 422 (a.C.).

7 Foi ele valoroso soldado e rígido magistrado; Foi ele valoroso soldado e rígido magistrado; Desempenhou alguns cargos políticos; Desempenhou alguns cargos políticos; Acreditava, que a perfeita republica deveria ser governada por filósofos. Acreditava, que a perfeita republica deveria ser governada por filósofos.

8 A serviço da Pátria : Agia como uma pessoa justa. Agia como uma pessoa justa. Formava cidadãos sábios e honestos(diferente dos sofistas que agiam ao próprio proveito). Formava cidadãos sábios e honestos(diferente dos sofistas que agiam ao próprio proveito). Se opunha a democracia Aristocrática de Atenas, durante sua época. Se opunha a democracia Aristocrática de Atenas, durante sua época.

9 Recebeu reconhecimento: Recebeu reconhecimento: Por feito de bravura, como quando salvou Xenafonte(ou Alcíbiades); Por feito de bravura, como quando salvou Xenafonte(ou Alcíbiades); Que não era capaz de se livrar do seu cavalo que tinha caído sobre seu corpo. Que não era capaz de se livrar do seu cavalo que tinha caído sobre seu corpo.

10 De inicio interessava-se: Pelos ensinamentos dos filósofos da natureza. Pelos ensinamentos dos filósofos da natureza. Depois revoltou-se contra eles,por que haviam sido filósofos físicos. Depois revoltou-se contra eles,por que haviam sido filósofos físicos. Sócrates achava que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar. Sócrates achava que a mente do homem era algo de maior importância, para se estudar.

11 Sócrates tinha como Método o objeto da Ciência! Ele dizia que o objeto da ciência não era o sensível (o particular, o individuo); Mas sim o inteligível (que consistia em Comparar vários Indivíduos, Eliminar-lhes as Diferenças, Reter-lhes o Elemento comum : A essência da Coisa!

12 Nesta idéia Sócrates adotava o diálogo que se revestia em dupla forma: A do adversário(em confrontar) A de um discípulo(ao instruir)

13 Maiêutica Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Método usado em suas conversas com os cidadãos, que consistia em: Facilitar a parturição de idéias. Facilitar a parturição de idéias. Comparada a profissão materna, trazia a luz, as idéias,que já existiam em seus interlocutores. Comparada a profissão materna, trazia a luz, as idéias,que já existiam em seus interlocutores.

14 Não deixou nada escrito, as notícias de sua vida e pensamento encontramos em seus discípulos: Não deixou nada escrito, as notícias de sua vida e pensamento encontramos em seus discípulos: Xenafonte(Ditos e Feitos). Xenafonte(Ditos e Feitos). Platão(Em Seus Diálogos). Platão(Em Seus Diálogos). Aristóteles(As Nuvens) Aristóteles(As Nuvens)

15 Em psicologia Sócrates professa: Em psicologia Sócrates professa: A espiritualidade e imortalidade da alma. A espiritualidade e imortalidade da alma. Em Teodicéia, estabelecia a existência de Deus: Em Teodicéia, estabelecia a existência de Deus: Se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu. Se o homem é inteligente, também inteligente deve ser a causa que o produziu.

16 Moral-Parte culminante de sua filosofia Sócrates ensina o bem pensar para bem viver. Sócrates ensina o bem pensar para bem viver. A virtude adquire-se com sabedoria. A virtude adquire-se com sabedoria. Reconhece também a existência da lei natural; Reconhece também a existência da lei natural; expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência. expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência.

17 Gnosiologia e a ética sem metafísica. Gnosiologia e a ética sem metafísica. Onde deveria proceder logicamente a moral. Onde deveria proceder logicamente a moral. Que caracterizava o fim da filosofia. Que caracterizava o fim da filosofia. A teoria era necessária o conhecimento da ética. A teoria era necessária o conhecimento da ética. A filosofia Socrática limitava-as à:

18 A introspecção caracteriza a filosofia de Sócrates. A introspecção caracteriza a filosofia de Sócrates. Exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo e torna-te consciente de tua ignorância. Exprime-se no famoso lema conhece-te a ti mesmo e torna-te consciente de tua ignorância. Lema, que cifra toda a sua vida de sábio. Lema, que cifra toda a sua vida de sábio.

19 A palavra filosofia significa amizade ao saber. A palavra filosofia significa amizade ao saber. As etapas do saber seriam: As etapas do saber seriam: Ignorar sua ignorância; Ignorar sua ignorância; Conhecer sua ignorância ; Conhecer sua ignorância ; Ignorar seu saber e conhecer seu saber. Ignorar seu saber e conhecer seu saber.

20 Na Apologia só sei que nada sei só sei que nada sei Sócrates acreditava que os atos errados eram conseqüência da própria ignorância. Sócrates acreditava que os atos errados eram conseqüência da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. Nunca proclamou ser sábio.

21 Por reconhecer sua própria ignorância: Oráculo de Delfos o reconheceu como o homem mais sábio dentre os homens. Na ocasião da consulta de Querafonte, amigo de infância de Sócrates.

22 Sócrates é convidado para o senado dos Quinhentos; Sócrates é convidado para o senado dos Quinhentos; A democracia estava se implantando (em Atenas). A democracia estava se implantando (em Atenas). E ele respondia qual era o melhor estado, como poderia salva-ló. E ele respondia qual era o melhor estado, como poderia salva-ló.

23 Sócrates não é bem aceito por parte da aristocracia grega. Pois defendia algumas idéias contrarias ao funcionamento da aristocracia grega. Afirmava que crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos.

24 A reação do partido democrático de Atenas foi negativa. A reação do partido democrático de Atenas foi negativa. A elite começa a encerar Sócrates como: A elite começa a encerar Sócrates como: Um inimigo público e um agitador em potencial. Um inimigo público e um agitador em potencial.

25 Então Sócrates é preso. Então Sócrates é preso. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega. E em júri de cinqüenta pessoas, foi acusado de pretender subverter a ordem social, corromper a juventude e provocar mudanças na religião grega.

26 Em sua cela Sócrates foi condenado à morte: Sócrates foi condenado à morte: E teve de ingerir cicuta(uma planta venenosa), em 399 a.C. E teve de ingerir cicuta(uma planta venenosa), em 399 a.C. Podia ter fugido, mas não quis, preferiu cumprir as leis da cidade. Podia ter fugido, mas não quis, preferiu cumprir as leis da cidade.

27 Frases e pensamentos atribuídos a Sócrates A palavra é o fio de ouro do pensamento. A palavra é o fio de ouro do pensamento. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Ponderar prudentemente e decidir imparcialmente. Ponderar prudentemente e decidir imparcialmente.

28 Não sou nem Ateniense, nem Grego. Mas sim um cidadão do mundo. Sócrates

29


Carregar ppt "UNIJUÍ Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência política e teoria do estado Dejalma Cremonese Ana Cláudia da Rosa Formentini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google