A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vida, formação, idéias, obra. Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica. Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vida, formação, idéias, obra. Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica. Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado."— Transcrição da apresentação:

1 Vida, formação, idéias, obra

2 Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica. Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico. Prestou contribuições importantes em diversas áreas do conhecimento humano: ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, zoologia, biologia, história natural. Filho de Nicômaco, amigo e médico pessoal do rei macedônio Amintas II. Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Estudou por vinte anos Academia platônica. Mudou-se para Assos, fundou um pequeno círculo filosófico. Lá ficou por três anos e casou-se com Pítias.

3 Aristóteles, reconhecido como o maior filósofo do mundo, criou a lógica, com o seu silogismo. O silogismo de Aristóteles pode ser definido assim: é um trio de termos, no qual o último, que é a conclusão, contém uma verdade que se chega através das outras duas. A é B, C é A, portanto C é B. O exemplo clássico de silogismo pode ser dado pelo trio de frases a seguir: A. Todos os homens são mortais B. Sócrates é homem. C. Logo, Sócrates é mortal.

4 Aristóteles = Idéias, realidades A esperança é o sonho do homem acordado. Aristóteles defendia a existência de um único mundo: este em que vivemos. Para ele, o que estava além de nossa experiência sensível não podia ser nada para nós. Em 336 a.C, voltou a Atenas, fundou Liceu, onde ensinava ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam a escola. O Liceu privilegiava as ciências naturais.

5 O pensamento Aristotélico: Lógica: é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento, baseada no silogismo, que parte do universal para o particular. Psicologia: teoria da alma e baseia-se nos conceitos de alma (psykhé) e intelecto (noûs). No homem, a alma, além de suas características vegetativas e sensitivas, há também a característica da inteligência, é capaz de apreender as essências de modo independente da condição orgânica. Ele acreditava que a mulher era um ser incompleto, um meio homem. Seria passiva, ao passo que o homem seria ativo. Ética: ciência das condutas. Ela não se ocupa com aquilo que no homem é essencial e imutável, mas daquilo que pode ser obtido por ações repetidas, disposições adquiridas ou de hábitos que constituem as virtudes e os vícios. Seu objetivo último é garantir ou possibilitar a conquista da felicidade. Política: desdobramento natural da ética. Ambas compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática. A política se preocupava com a felicidade coletiva da cidade. Cabia a ela investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições asseguravam a felicidade coletiva ( investigava a constituição do estado).

6 Obra Aristotélica A filosofia de Aristóteles é um sistema de relação e de conexão entre as várias áreas pensadas por ele. Seus escritos ffalam sobre praticamente todos os ramos do conhecimento de sua época (menos as matemáticas). Dividiam-se em 'exotéricas' e 'acroamáticas'. As exotéricas eram obras de caráter introdutório dirigidas ao público em geral e compostas na forma de diálogo. As acroamáticas, eram destinadas apenas aos discípulos do Liceu e compostas na forma de tratados. O conjunto das obras de Aristóteles é conhecido entre os especialistas como corpus aristotelicum.

7 Organon Categorias: análise dos elementos do discurso. Sobre a interpretação: análise do juízo e das proposições. Tópicos: análise da argumentação em geral. Elencos sofísticos: tido como apêndice dos Tópicos, analisa os argumentos capciosos. Reunião dos escritos lógicos, abre o corpus e é assim composto:

8 Os estudos sobre a Natureza e o mundo físico Física Sobre o céu Sobre a geração e a corrupção; Meteorológicos

9 Parva naturalia Da alma Da sensação e o sensível Da memória e reminiscência Do sono e a vigíliaDos sonhos Da longevidade e brevidade da vida Da Juventude e Senilidade Da Respiração História dos Animais Das Partes dos Animais Do Movimento dos Animais Da Geração dos Animais Da Origem dos Animais

10 Obras de filosofia prática sobre Ética e Política Ética a Nicômaco Ética a Eudemo (atualmente considerada como uma primeira versão da Ética a Nicômaco) Grande Moral ou Magna Moralia (resumo das concepções éticas de Aristóteles) Política (a política, para Aristóteles, é o desdobramento natural da ética)

11 Outras obras Retórica Poética (desta obra conservam-se apenas os tratados sobre a tragédia e a poesia épica ).

12 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ Teoria do Estado Contemporâneo Curso de Sociologia – 3º semestre Professor Dejalma Cremonese Daniel Sarmento Pereira 1º semestre/2008


Carregar ppt "Vida, formação, idéias, obra. Aristóteles nasceu em Estagira, na Calcídica. Filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google