A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia."— Transcrição da apresentação:

1 Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática. A Política em Aristóteles

2 Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis. Desse modo, é tarefa da Política investigar e descobrir quais são as formas de governo e as instituições capazes de assegurar a felicidade coletiva. Trata-se, portanto, de investigar a Constituição da Cidade.

3 A Política em Aristóteles As Formas de Governo Aristóteles utiliza dois critérios combinados para determinar as formas de constituição: 1)O número de governantes e 2)A sua inclinação para a Justiça.

4 A Política em Aristóteles As Formas de Governo Considerando-se governo o supremo poder numa sociedade política, a questão das constituições reconduz-se à das formas de governo. O critério da justiça das constituições reforça esta ideia, na medida em que a avaliação da justiça, numa constituição, se aquilata pela forma concreta pela qual, seja UM, sejam VÁRIOS, sejam TODOS (aqui entra o critério do número) os governantes se inclinam a prezar mais a felicidade geral que a própria.

5 A Política em Aristóteles As Formas de Governo Assim, todas as modalidades de constituições justas, podem se trasformar nas suas formas corruptas ou degeneradas.

6 Assim: 1) Na monarquia UM príncipe honesto, e único, vela pelo interesse comum. 2) na aristocracia o encargo da felicidade pública é tarefa de um GRUPO, escolhido de entre os mais honestos. 3) E na politéia (cuja tradução, oscila entre república e democracia) é a MULTIDÃO que governa para a utilidade comum. A Política em Aristóteles As Formas de Governo

7 A Política em Aristóteles As Formas de Governo Formas degeneradas ou corruptas: 1)Na monarquia corrompida, o monarca privilegia seus interesses particulares e não a felicidade de todos, governando numa TIRANIA ; 2)Na aristocracia corrompida, o grupo governa em benefício de si mesmo, criando uma OLIGARQUIA 3)Na politeia corrompida, o interesse passa a ser apenas o dos pobres e desfavorecidos, passando-se a uma DEMOCRACIA.

8 A justiça é uma virtude e como tal um justo meio. Somente a educação ética, ou seja, a criação do hábito do comportamento deliberado pela razão, pode construir o comportamento virtuoso. Ethos significa hábito, reiteração da prática virtuosa. A ciência prática que cuida da conduta humana, tem esta tarefa de elucidar e tornar realizável, factível, a harmonia do comportamento humano individual e social. A Política em Aristóteles As Virtudes

9 Justiça é então uma virtude, um habitus, isto é, um modo de agir constante e deliberado. A Política em Aristóteles As Virtudes


Carregar ppt "Na filosofia aristotélica a política é um desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google