A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmico: Marco Antonio Pinto Crixel Santa Rosa – Setembro/2007.

2 A Política Aristóteles

3 Aristóteles

4 Política (em grego Πολιτικα, em latim Politica), é um texto do filósofo grego Aristóteles de Estagira. É composto por oito livros Política (em grego Πολιτικα, em latim Politica), é um texto do filósofo grego Aristóteles de Estagira. É composto por oito livros. Os livros I, II, e III são introdutórios e versam sobre temas como teoria do Estado e classificação das várias espécies de constituição; os livros IV, V e VI tratam da prática política, da natureza das várias constituições e dos princípios que as regulam; os livros VII e VIII especulam sobre a política ideal, analisando a estrutura da melhor cidade.Aristóteles de EstagiraAristóteles de Estagira

5 Segundo o filósofo: "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

6

7 Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética e na política propriamente dita.

8 O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão.

9 Na filosofia aristotélica a política é o desdobramento natural da ética. Ambas, na verdade, compõem a unidade do que Aristóteles chamava de filosofia prática. Se a ética está preocupada com a felicidade individual do homem, a política se preocupa com a felicidade coletiva da pólis.

10 O livro I da Política de Aristóteles traz alguns aspectos interessantes do pensamento aristotélico.

11 O primeiro é relativo a metodologia usada para enfrentar as questões: dividir o problemas em tantas partes quantas sejam necessárias para o entendimento do todo

12 O segundo aspecto interessante do livro I é a visão que Aristóteles tem do homem como animal cívico que justifica inclusive um livro do autor sobre política.

13 Em relação a escravatura, a polêmica posição de Aristóteles necessita de uma visão mais ampla sobre a questão

14 Assumiu conhecer posição diferente da sua que admitia a igualdade de todos os homens e, mesmo assim, insistiu na diferença da natureza em homens livres e escravos.

15 Percebeu que em alguns regimes políticos há uma alternância de poder que transforma o que comanda no que obedece e vice- versa.

16 Referências ARISTOTELES, A Política. Trad. CHAVES, Nestor Silveira. 15. ed. Rio de Janeiro:Ed Ediouro, ARISTOTELES, A Política, Trad. AMARAL, Antônio Capelo. GOMES, Carlos de Carvalho. 1ª ed. Ed. Vega. Disponível em 17/09/2007 em


Carregar ppt "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Curso de Graduação em Direito Ciência Política e Teoria do Estado Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google