A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE ALUNA: GABRIELLE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE ALUNA: GABRIELLE."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE ALUNA: GABRIELLE ROTILI DE LIMA ESTADO DE BEM – ESTAR SOCIAL IJUÍ, SETEMBRO DE 2007.

2 DEFINIÇÃO DEFINIÇÃO É um Estado que garante tipos mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação, educação, assegurados a todo cidadão, como direito político. É um Estado que garante tipos mínimos de renda, alimentação, saúde, habitação, educação, assegurados a todo cidadão, como direito político.

3 È uma organização política econômica que coloca o Estado como agente protetor e defensor social e organizador da economia. È uma organização política econômica que coloca o Estado como agente protetor e defensor social e organizador da economia.

4 PRINCÍPIO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO FUNDAMENTAL Independentemente da sua renda, todos os cidadãos, como tais, tem direito de serem protegidos. ( pg. 417 – Dicionário de Política ) Independentemente da sua renda, todos os cidadãos, como tais, tem direito de serem protegidos. ( pg. 417 – Dicionário de Política )

5 A 1ª e a 2ª Guerra Mundial permite experimentar a maciça intervenção do Estado, tanto na produção como na distribuição. A 1ª e a 2ª Guerra Mundial permite experimentar a maciça intervenção do Estado, tanto na produção como na distribuição.

6 A grande Crise de 29 provoca em todo mundo ocidental um forte aumento das despesas públicas para a sustentação do emprego e das condições de vida da população. A grande Crise de 29 provoca em todo mundo ocidental um forte aumento das despesas públicas para a sustentação do emprego e das condições de vida da população.

7 AUMENTO DA INTERVENÇÃO DO ESTADO Aumentou cota do produto nacional bruto; Aumentou cota do produto nacional bruto; Estruturas administrativas mais vastas e complexas; Estruturas administrativas mais vastas e complexas; Cresceu em nº e importância política a classe ocupacional do Estado de Bem Estar Social; Cresceu em nº e importância política a classe ocupacional do Estado de Bem Estar Social; Maior conhecimento nas formas de assistência na redistribuição de renda; Maior conhecimento nas formas de assistência na redistribuição de renda;

8 ÍNICIO DA DÉCADA DE 60 ÍNICIO DA DÉCADA DE 60 ESTADO E SOCIEDADE EQUILÍBRIOCOMPROMISSO COEXISTÊNCIA PACÍFICA

9 FIM DA DÉCADA DE 60 FIM DA DÉCADA DE 60 Despesas governamentais aumentam mais do que as entradas; Despesas governamentais aumentam mais do que as entradas; CONSEQUÊNCIA: CRISE FISCAL DO ESTADO; CONSEQUÊNCIA: CRISE FISCAL DO ESTADO; Separação entre sociedade e Estado; Separação entre sociedade e Estado; Crise no desenvolvimento das políticas sociais. Crise no desenvolvimento das políticas sociais.

10 CRISE FISCAL DO ESTADO CRISE FISCAL DO ESTADO Instabilidade econômica; Instabilidade econômica; Inflação; Inflação; Instabilidade social Instabilidade social Reduz a possibilidade de utilização do Estado de Bem Estar Social; Reduz a possibilidade de utilização do Estado de Bem Estar Social;

11 Com o surgimento e desenvolvimento industrial nasce o problema de insegurança. Com o surgimento e desenvolvimento industrial nasce o problema de insegurança.

12 ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL TRAZ COMO RESULTADOS: Trabalho, rendimentos não são mais determinados pelo mercado, mas por mecanismos políticos; Trabalho, rendimentos não são mais determinados pelo mercado, mas por mecanismos políticos; Ilegitimidade da autoridade política; Ilegitimidade da autoridade política;

13 ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL NO BRASIL Anos 70 e 80; Anos 70 e 80; Políticas adotadas a remediar a pobreza; Políticas adotadas a remediar a pobreza;

14 Desenvolvimento econômico e a sustentação financeira das políticas sociais têm sido organizados de forma incompatível com os ideais de universalização. Desenvolvimento econômico e a sustentação financeira das políticas sociais têm sido organizados de forma incompatível com os ideais de universalização.

15 A política social brasileira é insuficiente ás necessidades da população; A política social brasileira é insuficiente ás necessidades da população;

16

17

18 A Constituição Federal de 1988 consagrou a idéia da universalização das políticas sociais no Brasil. A Constituição Federal de 1988 consagrou a idéia da universalização das políticas sociais no Brasil.

19 CONFLITOS ENFRENTADOS NO BRASIL Crise econômica; Crise econômica; Crise nas finanças públicas; Crise nas finanças públicas; Direitos constitucionais adquiridos; Direitos constitucionais adquiridos;

20 A crise do Estado de Bem Estar Social no Brasil chegou antes que ele pudesse ser, de fato, implantado em sua plenitude. A crise do Estado de Bem Estar Social no Brasil chegou antes que ele pudesse ser, de fato, implantado em sua plenitude.

21 REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS BOBBIO, NORBERTO. NICOLA MATTEUCCI E GIANFRANCO PASQUINO; DICIONÁRIO DE POLÍTICA; V.1; EDITORA L.G.E E UNB; 12ª EDIÇÃO; Brasília BOBBIO, NORBERTO. NICOLA MATTEUCCI E GIANFRANCO PASQUINO; DICIONÁRIO DE POLÍTICA; V.1; EDITORA L.G.E E UNB; 12ª EDIÇÃO; Brasília INTERNET:WIKIPEDIA, disponível em: provid%c3%aancia INTERNET:WIKIPEDIA, disponível em: provid%c3%aancia


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROFº: DEJALMA CREMONESE ALUNA: GABRIELLE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google