A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese Acadêmica do Curso de Direito: Sandra Regina Flores Campus Santa Rosa, Setembro/ 2007

2 SEBASTIANISMO Movimento místico-secular que ocorreu em Portugal na segunda metade do Século XVI, por ocasião da morte de D. Sebastião, “O DESEJADO”!

3 Compreendendo a História
A união dos reinos ibéricos era um sonho dos espanhóis; Século XVI- Portugal está em decadência econômica, e precisa abandonar conquistas na África; O reinado de D. João III não conseguia alargar o império; O filho único do Rei morre, e a corte portuguesa fica abalada;

4 A Espanha deduzira que finalmente teria sua oportunidade de unificação dos reinos, devido a falta de herdeiros portugueses; Em 1564 nasce D. Sebastião, para alívio da coroa portuguesa, que agradece a Deus o envio do “Novo Monarca”, o “Desejado”;

5 D. Sebastão, já nasceu com a responsabilidade de retomar a antiga posição de glórias e conquistas do passado, pondo fim às intenções dos espanhóis; Em 1567 morre D. João III, e com 03 anos de idade, D. Sebastião é aclamado Rei de Portugal; Assumiu efetivamente o trono aos 11 anos.

6 Seu reinado foi considerado por alguns uma catástrofe,devido sua imaturidade.
O povo o adorava, e depositava nele todas as esperanças.

7 Em 1578, muito jovem, Dom Sebastião morre na Batalha de”Alcácer Quibir”-Marrocos

8 Conseqüências de sua morte
Portugal mergulha num colapso político; pois D. Sebastião não deixou herdeiros; Reino português fica sob o poder dos espanhóis e domínio dos Felipes; O país sofrera, revelando amargura para o futuro e melancolia do passado;

9 continuação Sebastianismo criou forças e difusas formas neste ambiente de desilusão, e ao mesmo tempo tinham esperança de um possível retorno do comarca que desaparecera misteriosamente.

10 Bibliografia 17/09/07- 18:01 19/09/07-14:10 17:40


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEJ-Departamento de Estudos Jurídicos SEBASTIANISMO Componente Curricular: Ciência Política."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google