A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Bianca Gabriele Palha Machado República.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Bianca Gabriele Palha Machado República."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Bianca Gabriele Palha Machado República Ijuí/RS – 24 de março de 2008.

2 República República vem do latim: Res publica coisa pública

3 A origem da república está na Roma clássica, onde primeiramente surgiu o Senado.

4 Entende-se por república uma forma de governo onde é eleito, por voto popular, um governante para assumir a posição de chefe de Estado.

5 Sob o aspecto jurídico, a república possui dois conceitos principais: República presidencialista República parlamentarista

6 Na República Presidencialista o povo elege um presidente que assumirá a função de chefe de Estado e chefe de governo através de um mandato regular.

7 Na República Parlamentarista o governante (Primeiro-Ministro) apenas assume a chefia do Estado. A chefia do governo fica por conta de um representante, escolhido pelo Legislativo de forma indireta.

8 O conceito de república é comumente confundido com democracia.

9 Entende-se por democracia um regime de governo onde o poder de tomar decisões políticas está com o povo, direta ou indiretamente. Por meio de eleitos representantes é a forma mais usual.

10 Olhando através do tempo, pela História, a república surgiu em contraposição as monarquias absolutistas opressoras.

11 Como falado anteriormente sobre a origem da república, sua primeira aparição na história foi em Roma no século V a.c

12 Imagem do mapa de Roma no período republicano Segundo a lenda, Roma tornou-se uma República em 509 a.C.

13 Entre as mais diversas repúblicas da Idade Média há apenas um ponto que pode ser observado como comum entre todas: Não eram monarquias.

14 Jean Bodin defendeu um conceito amplo e literal, onde se a monarquia se preocupasse mais com o desenvolvimento da nação do que com as disputas e guerras feudais, então ela seria republicana.

15 Houveram casos Houveram casos exemplares de governo republicano. Na Inglaterra na época de Oliver Cromwell no século XVII. E a república dos Estados Unidos, que impressionou pela ousadia e lucidez.

16 Entretanto, o fato que impulsionou o republicanismo se deu através da Revolução Francesa em 1792, onde foi proclamada a república na França.

17 Imagem da Revolução Francesa que deu início a República da França

18 Jacobinos e teóricos lideraram a república. Pelos jacobinos se destaca Danton e pelos teóricos Diderot, Condorcet e Rousseau.

19 Naquele período ser republicano era sinal de progressionismo, mas após o Império de Napoleão Bonaparte e da restauração monárquica na França, ser republicano se tornou sinônimo de subversão e radicalismo.

20 A França viveu sua II República entre 1848 e 1851, de caráter fortemente social. Entretanto não obteve o apoio da sociedade. Teve como líderes: Lamartine, Blanqui e Auguste Blanc.

21 A próxima experiência republicana da França ocorreu apenas após sua derrota na guerra franco-prussiana, em E que se confirmou em 1880, com o descarte das opções monárquicas.

22 Já a III República Francesa foi sinônimo de progresso social. Entre alguns dos feitos realizados temos a universalização do ensino e a instituição do ensino laico obrigatório e outras reformas.

23 Moedas de 1897 e 1929 da República Francesa

24 Moeda representativa dos ideais da República Francesa: Liberte, Égalite, Fraternite (liberdade, igualdade, fraternidade). Ao centro Au nom du peuple français (em nome do povo francês).

25 Progresso social, participação política e laicidade eram alguns dos temas que constituíam a parte teórica do republicanismo.

26 A Proclamação da República do Brasil, foi formalizado em 15 de novembro de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

27 República Federativa do Brasil é o nome oficial atual do Brasil, uma democracia presidencialista, reestruturada em 1986 com o fim do Regime Militar Ditatorial inserido e formalizado em 1 de abril de 1964 pelo Exército Brasileiro.

28 Imagem do Brasão da República Federativa do Brasil

29 República Federativa do Brasil UniãoEstados Distrito Federal Municípios Nos termos da Constituição Federal, todos são autônomos. *Organograma feito com base no Art 18 da Constituição Federal.

30 Bibliografia: República – Wikipédia: Democracia – Wikipédia: Brasil República – Wikipédia:


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Bianca Gabriele Palha Machado República."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google