A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA"— Transcrição da apresentação:

1 O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A REVOLUÇÃO INGLESA O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

2 MARCA O INÍCIO DA ERA DAS REVOLUÇÕES

3 PROCESSO REVOLUCIONÁRIO INGLÊS
A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas.

4 AS ETAPAS DA REVOLUÇÃO:
A GUERRA CIVIL. A DITADURA DE CROMWELL. RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA. REVOLUÇÃO GLORIOSA.

5

6 O POVO SOFRENDO

7 A NOBRESA TRANQUILA

8 GUERRA CIVIL Na guerra civil, as forças se dividiam em dois partidos político-militares: os cavaleiros que permaneceram ao lado do rei Carlos I apoiados pelo clero, pela aristocracia do norte e do oeste do país e pelos grupos favorecidos pelos monopólios reais e os cabeças redondas que apoiaram o Parlamento sendo eles principalmente a burguesia mercantil e os empresários rural sendo a maioria puritana ou presbiteriana. Os cabeças redondas sofreram reveses, mas após a liderança de Oliver Cromwell venceram as tropas da monarquia, prendendo o rei Carlos I que foi julgado e condenado à morte. Foi decapitado em 1649, ano em que Cromwell proclamou a república e assumiu a nação.

9 A DITADURA DE CROMWELL O governo de Cromwell unificou a Inglaterra, a Escócia e a Irlanda, formando a Comunidade Britânica. Além disso, deu grande impulso ao capitalismo inglês com o Ato de Navegação, o qual determinava que o comércio com a Inglaterra seria feito apenas com navios ingleses ou do país exportador. Governo centralizador e autoritário.

10 RESTAURAÇÃO MONÁRQUICA
Após a morte de Cromwell, ocorreu a Restauração, isto é, a Inglaterra voltou a ser governada por reis absolutistas. Jaime II, irmão de Carlos II, subiu ao trono. Buscou restaurar o absolutismo e o catolicismo, punindo os revoltosos, aos quais negava o habeas-corpus. Em 1688, o Parlamento convocou Maria Stuart, filha de Jaime II e mulher de Guilherme de Orange, governador das Províncias Unidas, para ocupar o trono. Foi um movimento pacífico. Jaime II refugiou-se na França e um novo Parlamento proclamou Guilherme e Maria rei e rainha da Inglaterra.

11 REVOLUÇÃO GLORIOSA Os novos soberanos tiveram de aceitar a Declaração dos Direitos, baixada em 1689, que decretava: o rei não podia cancelar leis parlamentares e o Parlamento poderia dar o trono a quem lhe aprouvesse após a morte do rei; haveria reuniões parlamentares e eleições regulares. O Parlamento votaria o orçamento anual; inspetores controlariam as contas reais; a manutenção de um exército em tempo de paz foi considerada ilegal. Nascia a monarquia parlamentarista.

12

13

14

15

16 AS IDÉIAS REVOLUCIONÁRIAS
O LIBERALISMO POLITICO: THOMAS HOBBES ( ): O LEVIATÃ ( O HOMEM É O LOBO DO HOMEM). JOHN LOCKE ( ): O PAI DO LIBERALISMO POLÍTICO (OS HOMENS TEM O DIREITO DE ESCOLHER OS SEUS GOVERNANTES).

17 JOHN LOCKE

18 FIM O PARLAMENTO


Carregar ppt "O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google