A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO DE PAIS Correção exercícios Iluminismo Revoluções Inglesas Ms. Odilon Leston Júnior História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO DE PAIS Correção exercícios Iluminismo Revoluções Inglesas Ms. Odilon Leston Júnior História."— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO DE PAIS Correção exercícios Iluminismo Revoluções Inglesas Ms. Odilon Leston Júnior História

2 Correção Exercícios Cap. 3 Módulo 7 – Módulo UNO P. 36 (Ex. 1)- Os três princípios do ideário iluminismo são: 1) Universalidade - indica que o projeto iluminista se dirige a todos os homens independentemente de sua nacionalidade ou origem; 2) Individualidade - onde o ser humano tem suas particularidades e escolhas individuais; 3) Autonomia - afirma que os homens são capazes de pensar por si mesmos, sem submeter-se a igreja ou às ideologias absolutas.

3 P (Ex.3) A) O gráfico demonstra o crescimento exponencial da população mundial. P (Ex.3) B) Segundo as idéias de Malthus, a situação exposta no gráfico resultaria em fome, porque o crescimento da produção agrícola ocorre em progressão aritmética e o crescimento da população em progressão geométrica.

4 P.39 (Ex.4) Opção Correta E A) Não foi um fenômeno que ocorreu em todas as monarquias B) Não foram os déspotas esclarecidos C) Não foi uma tentativa de modificação estrutural pois continuaram a utilizar a agricultura, as terras e a dinastia familiar como base. D) Não foram os burgueses que convenceram os reis E) Opção Correta!!!!

5 P. 40 (Ex.7) Opção Correta A A) Alternativa Correta B) Burguesia era integrante do terceiro estado com a maior parte da população, mas não ditava as regras C) Campesinos trabalhavam nas terras dos nobres D) Burguesia era terceira na escala social e maior parte da população, mas não ditava as regras E) Campesinos trabalhavam para os nobres

6 P. 40 (Ex.8) Opção Correta C Fisiocratas - primeira escola dos Economistas que criticaram o mercantilismo A)Sem intervenção do Estado B)Somente o trabalho deveria gerar lucros C) Alternativa Correta D) Diferentemente dos demais economistas liberais, para os fisiocratas as verdadeiras atividades comerciais eram o extrativismo, mineração e agricultura e não as indústrias. E) Os fisiocratas lutavam pela criação dos 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário).

7 Algumas Contribuições do Ideário Iluminista Revolução Industrial Fim do absolutismo monárquico Revolução Francesa Apoio para a independência das colônias localizadas no continente americano

8 A Inglaterra do final dos séculos XVI E XVII (Módulo 7, Cap. 1) Elizabeth I

9

10 As imagens dos slides anteriores demonstram a vitória inglesa liderada por Elizabeth I, ocorrida em 1588, contra a poderosa armada espanhola de Felipe II. A armada espanhola contava com o apoio de Portugal, pois estes países estavam unidos pelo mesmo Rei, Felipe II (União Ibérica ).

11 Em 1603, com o falecimento da Rainha Elizabeth I, ocorreu o término da dinastia Tudor. A rainha não possuía herdeiro direto, logo, outra família nobre foi escolhida para governar a Inglaterra.

12 No início do século XVII, após o término da dinastia TUDOR, A família STUART foi escolhida para governar a Inglaterra. Contudo, o rei Jaime I enfrentou problemas com seus súditos ao tentar suprimir os poderes do parlamento inglês.

13 A partir do século XVII a Inglaterra se torna o país com a maior frota bélica da Europa. Notadamente, os gastos para a manutenção desta armada inglesa enfraqueceram a política interna do país.

14 Com a morte de Jaime I (1625) seu filho, Carlos Stuart, tornou-se Rei da Inglaterra e Escócia. O endividamento por guerras enfraqueceu seu governo, além dos conflitos religiosos e políticos. A oposição invadiu a câmara dos comuns entre 1640 e Na tentativa de prender os líderes da invasão, Carlos I proporcionou uma verdadeira guerra civil (Rev. Puritana)

15 A Revolução Puritana O parlamento inglês possuía duas câmaras. - Câmara dos lordes: ocupada pela alta cúpula do clero anglicano, além dos nobres que herdavam os cargos de seus parentes. - Câmara dos comuns: composta por burgueses, camponeses, profissionais liberais e o baixo clero.

16 Diferenças políticas, sociais e religiosas ocasionaram a Revolução Puritana. Na Câmara dos comuns existiam diferenças entre os presbiterianos (burgueses médios denominados de gentry) e puritanos (pequenos proprietários de terra yeomanry¹, comerciantes e manufatureiros) que Auxiliaram na criação do Exército de Novo Tipo contra o rei. Yomanry¹ - foram os arrendatários das terras dos nobres que utilizavam mão-de-obra assalariada no cultivo da agricultura e pecuária.

17 O Exército de Novo Tipo eram trabalhadores apoiadores da câmara dos comuns, seguidores das seitas puritanas e contrários à Igreja Anglicana. Os filhos ou proprietários pertencentes a pequena burguesia tais como artesãos, comerciantes, campesinos e profissionais liberais compunham as fileiras deste novo exército. Eram um grupo armado, organizado e liberal para as discussões políticas.

18 Oliver Cromwell e a República Puritana Oliver Cromwell comandava o exército radical. Venceu importantes batalhas impondo derrotas a Carlos I. Em 1647 a fuga de Carlos I gerou indignação aumentando o poder político do novo exército. Em 1649 Cromwell ordenou a decapitação de Carlos I por atos de traição, pois o antigo rei estava tentando voltar ao poder. Entre os anos de 1649 e 1651 Cromwell derrotou o exército ligado ao rei Carlos I na Irlanda ( ) e tropas escocesas que apoiavam o filho do rei (1951).

19 ATOS DE NAVEGAÇÃO 1651 – Estabelecia que todo produto estrangeiro que chegasse ao país inglês, deveria pagar impostos ou que a mercadoria fosse transportada pelos navios ingleses. Desta forma, a Holanda perdeu o domínio sobre as rotas marítimas européias, fortalecendo o poder naval da Inglaterra.

20 A Restauração Monárquica Com a morte de Oliver Cromwell, no ano de 1658, a monarquia inglesa foi restaurada e o trono foi assumido por Carlos II (filho do rei decapitado Carlos I).

21 O governo de Carlos II, foi marcado pelo expansionismo industrial inglês, graças ao apoio da alta burguesia e a aristocracia, além de reforma na área educacional. Com sua morte, em 1685, o sucessor deste rei foi seu irmão Jaime II.

22 A Revolução Gloriosa (1688) Golpe de estado instaurado pelos altos funcionários contra o rei, esta oposição foi ocasionada pelas taxas que não seriam mais cobradas aos católicos pelo rei Jaime II. Esta revolução foi marcada pelo não derramamento de sangue.

23 Rei Jaime II Seu genro Guilherme de Orange Após a abdicação de Jaime II, assume o trono inglês Guilherme de Orange, nobre holandês que era casado com Maria Stuart, filha de Jaime II. Neste período a Holanda estava em guerra com a França, principal rival dos ingleses.

24 Com o rei Guilherme de Orange, também conhecido como Guilherme III, o capitalismo pode se desenvolver livremente. Além disso importantes leis foram instauradas: - Atos de tolerância Toleration act - permitindo liberdade religiosa, exceto aos católicos. - Declaração de direitos Bill of Rights - instituiu que homens fossem julgados por um júri. O rei não poderia criar novos impostos sem a promulgação do parlamento e o monarca perdeu o poder de suspender leis ou execuções.

25 Contribuição das Revoluções Inglesas do século XVII Pela primeira vez no continente Europeu os poderes dos monarcas foram restringidos, existindo um fortalecimento do parlamento.

26 Exercícios (Módulo 7, Cap. 1) Exercícios para a próxima aula: Exercícios 1,2,3 e 4. Páginas 10 e 11. Exercícios 3,5,6,7 e 8 Páginas 12 e 13


Carregar ppt "REUNIÃO DE PAIS Correção exercícios Iluminismo Revoluções Inglesas Ms. Odilon Leston Júnior História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google