A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese Discente - Matheus Porciuncula Machado Conceito - Liberalismo Clássico Ijuí, 24 de Março de 2008

2 Liberalismo clássico é um preceito que tem por intuito político, a defesa da expansão liberal que é de direito de cada individuo perante a sociedade.

3 O liberalismo abriga a caracterização social pela livre iniciativa, é o que podemos chamar de livre arbítrio, contexto esse geralmente conivente a um sistema democrático.

4 Aprofundando no sentido do liberalismo, pode-se dizer ainda que, o liberalismo preza a liberdade de expressão, que consiste no direito de manifestar opiniões livremente, concepção fundamental nas democracias modernas.

5 O direito a liberdade que vêm juntamente com o direito político vem sendo respeitado e defendido ao longo do tempo por filósofos e liberais.

6 O conceito básico de liberdade surgiu durante a idade antiga na Grécia, e durante a idade media as cidades italianas se revoltaram contara os estados pontifícios papais, tremulando a bandeira da liberdade.

7 Mas foi Nicolau Maquiavel um século e meio depois que fez da defesa da liberdade do povo o segredo da maneira republicana de governar.

8 A origem do liberalismo clássico nos remete a grandes pensadores como Aristóteles e Cícero. O liberalismo encontra algumas de suas raízes no humanismo, com a contestação do poder das igrejas.

9 Porém os movimentos reconhecidos como liberais surgem apenas durante o iluminismo. Resultando na formulação dos primeiros conceitos de direitos individuais e da hegemonia da lei.

10 O liberalismo ideológico consiste em que a liberdade é de extrema importância para a obtenção dos direitos políticos e de interesse do próprio Estado.

11 O liberalismo rejeita inúmeras formas anteriores de governo político, entre os quais estão ao direito divino dos reis, a hereditariedade, e o sistema de religião oficial.

12 Entre os princípios fundamentais do liberalismo clássico estão, a transparência, os direitos individuais e civis, principalmente o direito à vida, à liberdade e à propriedade.

13 O liberal clássico preza a igualdade da lei e de direitos para todos os cidadãos, em um governo baseado no consentimento de seus governados.

14 Devido às tais afirmações contidas nesse trabalho ate então, logicamente deduz-se que os liberais eram contra o regime de escravidão certo? Errado nem todos eram a favor da abolição da escravidão.

15 Vamos tentar entender um pouco qual eram os motivos para os liberais irem contra seus próprios ideais, pois foram poucos os primeiros defensores do liberalismo que puseram-se contra a escravidão.

16 Liberais chegaram ate a defender a escravidão razão para isso era que lucraram com a mesma. Mas o mais impressionante disso tudo é que o pai do liberalismo, Locke defendeu e investiu em empresas de tráfico de escravos.

17 Tamanhas as afirmações sobre esses liberais levam-nos a refletir que no passado o liberalismo era a defesa da liberdade individual, mas de apenas um pequeno grupo de indivíduos.

18 Não bastasse defenderem a escravidão, os liberais praticaram atos racistas a irlandeses católicos, negros africanos e ameríndios, baseando-se na alegação desumana de que o tratamento brutal os levariam a civilização.

19 São deploráveis tais atitudes atribuídas àqueles que se mostraram solidários a liberdade de expressão e cumprimento dos direitos de cada cidadão. Entretanto sempre temos exceções.

20 A luta pelos ideais liberais permanece até hoje e não devera ser extinta, a liberdade é direito de cada indivíduo, e esta presente em nossa constituição.

21 Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_cl%C3%A1ssico


Carregar ppt "Ciência Política e Teoria do Estado Docente - Dejalma Cremonese"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google