A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS COMPONENTE: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE ALUNO(a): LAIS SCHWENING.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS COMPONENTE: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE ALUNO(a): LAIS SCHWENING."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS COMPONENTE: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE ALUNO(a): LAIS SCHWENING NEOPLATONISMO Ijuí, 16 de Junho de 2008

2 Conceito O Neoplatonismo foi uma corrente de pensamento iniciada no Século III que se baseava nos ensinamentos de Platão e dos platônicos, mas interpretando-os de formas bastante diversificadas.

3 'Neoplatonismo' é uma forma de monismo idealista. Plotino ensinou a existência de um indescritível do qual emanou como uma seqüência de seres menores.

4 O neoplatonismo começou com o filósofo Plotino (ca ), natural de Licopólis, Egito, foi discípulo de Amônio Sacas por 11 anos e mestre de Porfírio. Plotino nos legou seus ensinamentos em seis livros, de nove capítulos cada, chamados de As Enéadas.

5 *O prefixo neo só foi adicionado pelos estudiosos modernos para distinguir entre os dois, mas na época eles se autodenominavam platônicos.

6 ...Era uma doutrina filosófica dos que procuravam a simbiose entre o antigo platonismo, a teologia e a demonologia, que floresceu em Alexandria, e que do séc. III ao séc. VI tentou conciliar as doutrinas religiosas.

7 *Apesar de muitos neoplatônicos não o admitirem, o neoplatonismo era boa dose de diferente da doutrina platônica.

8 *Os neoplatônicos não acreditavam no mal.O que outros chamavam de mal, os neoplatônicos chamavam de imperfeição, de "ausência de bem". Neoplatônicos acreditavam que a perfeição humana e a felicidade poderiam ser obtidas neste mundo e que alguém não precisaria esperar uma pós-vida.

9 *O movimento neoplatônico foi uma corrente filosófica do final da antiguidade, sendo a mais importante desse período, é considerada um pouco obscura, em parte por envolver aspectos e experiências que não podem ser descritos com simples palavras.

10 *O neoplatonismo pode ser considerado como o último e supremo esforço do pensamento clássico para resolver o problema filosófico, que tinha encontrado um obstáculo intransponível no dualismo e racionalismo gregos - dualismo e racionalismo que nem sequer o gênio sintético e profundo de Aristóteles conseguiu superar.

11 * Entre os neoplatônicos posteriores estão incluídos Porfírio, Proclo, Jâmblico e Hipátia de Alexandria. Agostinho de Hipona foi neoplatônico antes de sua conversão ao catolicismo e algumas de suas obras mais otimistas foram escritas durante este período.

12 O neoplatonismo afirma certa transcendência de Deus, este é imaginado como o supra inteligível... : RELIGIÃO

13 ...a importância do neoplatonismo em filosofia da religião é inconteste. É aquele que ocorreu num período de grande exacerbação religiosa...

14 ...O neoplatonismo, tanto em suas manifestações primeiras, como em suas formas tardias do segundo século d.C., teve forte repercussão na mentalidade religiosa que agora passava a ter voga.

15 *Gerou o neoplatonismo uma linguagem filosófica adequada para o tratamento racional das doutrinas religiosas.

16 *Dentro do neoplatonismo se desenvolveu praticamente todo o pensamento dos Padres da Igreja, por isso denominados Patrióticos.

17 * O neoplatonismo foi frequentemente utilizado como um fundamento Filosófico do paganismo clássico, e de igual maneira como um meio de defender o paganismo do cristianismo.

18 *Alguns estudiosos mostraram que o neoplatonismo também foi influenciado pela teologia Cristã, notavelmente pelos Sistemas de crenças do gnosticismo.

19 *Na idade média as idéias neoplatônicas influenciaram também o pensamento dos judeus cabaliatas, como Isaac, o Cego. Os Cabalistas modificaram o neoplatonismo de acordo com suas Próprias propensões monoteístas.

20 *O neoplatonismo sobreviveu no oriente como uma tradição independente e de igual maneira foi reintroduzida no ocidente por Plethon e subsequentemente revivido na renascença italiana por figuras como Marsílio Ficino, os Medici e Sabro Botticeli.

21 BIBLIOGRAFIA: Enciclopédia Barsa


Carregar ppt "UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO RS COMPONENTE: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO PROF. DEJALMA CREMONESE ALUNO(a): LAIS SCHWENING."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google