A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 *Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
*Componente curricular: Ciência *Política e Teoria do Estado *Professor: Dejalma Cremonese *Aluno: Pedro A. F. Bellinaso Max Weber Ijuí 24/03/08

2 Maximillian Carl Emil Weber
* Foi um jurista, economista e intelectual alemão. * Considerado um dos fundadores da Sociologia. *

3 Obras de Max Weber

4 A etica protestante e o “espírito” do capitalismo
Nessa obra o autor faz uma correlação entre o desenvolvimento do capitalismo e a doutrina protestante. Os países onde o protestantismo é marcante foram o berço do capitalismo moderno.

5 Ao analisar a obra não conseguir encontrar argumentos que me permitiriam acreditar nessa teoria, pois somente é levada em conta a situação em um passado não muito distante.

6 Ao meu ver ocorreu o contrário do que o autor discorre na obra, o “espirito” capitalista dos povos é que foram o precursor dos movimentos protestantes, pois a classe dominante almejava mais lucros, e a doutrina católica era contra esses princípios.

7 Podemos tomar como exemplo o luteranismo, um forte motivo que levou os príncipes a apoiar Lutero era tomar posse das terras e das riquezas da igreja, que possuía propriedades em diversos países.

8 Esses governantes por terem uma visão mais dinâmica do sistema econômico conseguiram riquezas e um aval moral para estimular o que o autor se refere como “espírito” capitalista.

9

10 Ciência e Política O autor define o Estado como sendo o monopolizador da força coercitiva, sendo a política qualquer atividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força.

11 Reflete também que o político não deve ser um homem de “verdadeira ética católica”, pois o governante tem responsabilidades que nem sempre são vistas como moralmente corretas.

12

13 Conceitos Básicos de Sociologia

14 Sociologia de Weber É fundamentada na fragmentação das ações sociais em quatro tipos.

15 A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico.

16 A ação racional com relação a um valor é aquela definida pela crença consciente no valor - interpretável como ético, estético, religioso ou qualquer outra forma - absoluto de uma determinada conduta. O ator age racionalmente aceitando todos os riscos, não para obter um resultado exterior, mas para permanecer fiel a sua honra, qual seja, à sua crença consciente no valor.

17 A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor.

18 A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática.

19 A sociedade deve ser estudada como resultado desses quatro tipos de ações, levando, assim, em consideração ações racionais e emotivas.

20 Bibliografia WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo Wikipédia


Carregar ppt "*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google