A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca da Silva Rodrigues KARL MARX IJUI/RS 24/03/2008

2 Karl Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da sociologia, teve influencia em diversas áreas como economia ,filosofia e história.

3 Marx ingressou Universidade de Berlim onde os interesses de Marx se voltam para a Filosofia, tendo participado nos movimento dos Jovens Hegelianos.

4 Marx casou-se e teve cinco filhos sendo que três morreram na infância, provavelmente pelas péssimas condições financeiras a que a família estava submetida.

5 Foi privado da oportunidade de seguir uma carreira acadêmica na Alemanha pelo absolutismo prussiano.

6 Tentou conseguir rendas publicando livros que analisassem fatos da história recente,como "O 18 Brumário de Luís Bonaparte“.

7 Marx foi herdeiro da filosofia alemã.

8 Teve produção teórica tal como a de um Aristóteles, de quem era um admirador.

9 Baseou-se para fazer suas sínteses em três fontes: a Economia Política inglesa, o socialismo francês e a filosofia alemã.

10 Dessa síntese formulou uma nova teoria histórica, que ficou conhecida como "materialismo dialético histórico".

11 Defendia um materialismo ativo,que pode se definir como meramente empirista, primeiro porque o empirismo é ainda muito abstrato, e segundo porque seu materialismo é dialético.

12 Ou seja, matéria e idéia são categorias que de forma oposta se interelacionam, tendo por primor, a própria matéria a realidade, o princípio é materialista, mas não um materialismo absoluto.

13 Para Marx, a evolução e a revolução são dialéticas, e que cada partido operário ao realizar suas metas curtas, se abole tornando-se inútil.

14 O exército que irá destronar a burguesia, e a própria hostilidade que o capitalismo produz sobre a condição proletária é que cria as condições subjetivas para explodir uma revolução.

15 Criticou também o anarquismo por sua visão ingênua do fim do Estado, por querer acabar com o Estado "por decreto“.

16 Se posicionou a favor do liberalismo como premissa para maturação das condições positivas e negativas da emancipação proletária.

17 Sua visão política era profundamente marcada pelas condições que o desenvolvimento econômico ofereceria para a emancipação proletária.

18 A grande obra de Marx é O Capital, aonde trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista tanto para a humanidade em geral,como para o proletariado em particular.

19 O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl para explicar a obtenção de lucros contínuos a partir da exploração da mão-de-obra.

20 Desde suas primeiras obras Marx recebeu criticas, duvidas se teria realmente se baseado no historicismo ou seguindo Maquiavel e Hobbes.

21 Fontes de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx


Carregar ppt "UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google