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Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.

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1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado Prof. Dejalma Cremonese Industria Cultural Roselaine Filipin

2 INDÚSTRIA CULTURAL INDÚSTRIA CULTURAL

3 “É o nome genérico que se dá ao conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis.” Wikipédia

4 “O nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais de T.V, jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br Industria cultural “é o nome dado a empresa e instituições que trabalham com a produção de projetos, canais,jornais,rádios,revistas, outras formas de descontração, baseada na cultura,visando o lucro.” Brasilescola.com.br

5 A produção acontece através da TV, rádio, jornal, revista, cinema, teatro, entretenimento em geral

6 Elaborados de forma a aumentar o consumo, moldar hábitos, educar e informar .

7 A expressão surgiu através da escola de Frankfurt com a publicação
de Theodor Adorno e Max Horkheimer no livro Dialektik der Aufklärung – (Dialética do Iluminismo)

8 As condições básicas para a criação e expansão
1- REVOLUCAO INDUSTRIAL 2- CAPITALISMO LIBERAL 3- ECONOMIA DE MERCADO 4- SOCIEDADE DE CONSUMO

9 A industrialização mudou o modo de produção e a forma do trabalho humano, com o uso crescente de máquinas e a submissão do ritmo de trabalho ao ritmo das máquinas.

10 A sociedade sofre uma mudança de valores, a avaliação gira em torno das coisas, o bem,o produto, tudo se transforma em coisa...

11 ...assim a cultura passa a ser produzida em série

12 Os meios de comunicação , lançam tendências de moda, padrão de vida, beleza, comportamentos e vontade de consumir cada vez mais...

13 O que consumir. O que assistir. O que ler. O que nos é oferecido
O que consumir? O que assistir? O que ler? O que nos é oferecido? O que nós escolhemos?

14 ADORNO, afirma que“ a industria cultural é violenta a medida em que nega ao indivíduo a autonomia, sem que ele se de conta disso, pois o mesmo pensa que escolheu livremente consumir tal produto.

15 ADORNO E HORKHEIMER ,caracterizam a industria cultural como uma cultura que degrada o homem, alienando-o , o homem não o sujeito mas o objeto...

16 ... não percebe também, que na relação de “consumo” não está presente o interesse da coletividade( telespectador, leitor) mas apenas o individual (os grupos produzem as “mercadorias”).

17 Em razão disso a grande maioria da população torna-se alienada, acomodada,com a falta de senso crítico. ADORNO E HORKHEIMER 1947.

18 Cabe a cada um o poder de escolha, de acordo com a formação, com a necessidade, com o comodismo, porque...

19 A indústria cultural tem pontos positivos...

20 velocidade e quantidade de informações disponíveis, que vistas sob um olhar critico, ajudam como base de informação.

21 Ou como meio de entretenimento.

22

23 BIBLIOGRAFIA COELHO,Teixeira. O que é industria cultural.São Paulo: Brasiliense, ( coleção primeiros passos;8) Disponível em: Acesso em: 08. março.2008 Disponível em: . Acesso em 09.março.2008 - FERRAZ,Henrique . A Democracia para Marilena Chauí Disponível em: Acesso em 07.Março de 2008. TEZZARI. Neuza Santos dos. Industria Cultural Disponível em:http://unir.br/~primeira/index.html. Acesso em 08.março.2008. Disponível em: . Acesso em 09 Março 2008. GAGLIARDI,André (org.). Teoria da Comunicação.Reflexões Iniciais. A produção dos Alunos /1 Semestre Unijui.2006 ( coleção cadernos Unijui)


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