A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese Elisangela Peres CONSULTA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese Elisangela Peres CONSULTA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese Elisangela Peres CONSULTA POPULAR Ijui, 01/07/2008

2 CONSULTA POPULAR CONSULTA POPULAR Neste estudo analisaremos o funcionamento do processo de elaboração do orçamento público anual dos Estados. Neste estudo analisaremos o funcionamento do processo de elaboração do orçamento público anual dos Estados. No Rio Grande do Sul existem dois instrumentos de Consulta Popular : No Rio Grande do Sul existem dois instrumentos de Consulta Popular : - Orçamento Participativo; - Orçamento Participativo; - Fórum Democrático. - Fórum Democrático.

3 Orçamento Participativo Orçamento Participativo É de iniciativa do Governo do Estado, é um processo de consulta pelo qual uma parcela da população define as prioridades de parte dos gastos do orçamento público anual do Estado, sendo que a decisão final fica a cargo do Governo. É de iniciativa do Governo do Estado, é um processo de consulta pelo qual uma parcela da população define as prioridades de parte dos gastos do orçamento público anual do Estado, sendo que a decisão final fica a cargo do Governo.

4 Fórum Democrático Fórum Democrático É um instrumento de consulta utilizado pela Assembléia Legislativa, que decide em última instância sobre o formato final do orçamento público anual do Estado. É um instrumento de consulta utilizado pela Assembléia Legislativa, que decide em última instância sobre o formato final do orçamento público anual do Estado.

5 Quando iniciou ? Quando iniciou ? O Movimento Consulta Popular surge no ano de 1997 no Governo do Fernando Henrique Cardoso, numa conferência Nacional realizada em Itaici. O Movimento Consulta Popular surge no ano de 1997 no Governo do Fernando Henrique Cardoso, numa conferência Nacional realizada em Itaici.

6 Idéia principal Idéia principal A idéia principal era a necessidade de se resgatar um Projeto Popular para o Brasil, que serviria para confrontar com a rotina gerando incômodos, pois sua prática cobra responsabilidades. A idéia principal era a necessidade de se resgatar um Projeto Popular para o Brasil, que serviria para confrontar com a rotina gerando incômodos, pois sua prática cobra responsabilidades.

7 Quem participa ? Quem participa ? Os participantes da Consulta Popular na sua maioria já passaram por sindicatos e partidos mas toda comunidade pode participar, são pessoas que vêem a importância da participação popular, votando nas áreas em que mais há necessidade. Os participantes da Consulta Popular na sua maioria já passaram por sindicatos e partidos mas toda comunidade pode participar, são pessoas que vêem a importância da participação popular, votando nas áreas em que mais há necessidade.

8 A Consulta Popular não parte de uma formula pronta, se constrói na ação pensada, a base inicial é formada principalmente pelos milhares de militantes dos movimentos sociais. A Consulta Popular não parte de uma formula pronta, se constrói na ação pensada, a base inicial é formada principalmente pelos milhares de militantes dos movimentos sociais.

9 Foi criado depois do governo Collor, este que mexeu com o sentimento de cidadania dos brasileiros. Foi criado depois do governo Collor, este que mexeu com o sentimento de cidadania dos brasileiros. Na época em que foi criado era um movimento forte e havia a participação de muitas pessoas. Na época em que foi criado era um movimento forte e havia a participação de muitas pessoas.

10 Mas com o tempo este movimento Consulta Popular deixou de ter a mesma participação dos seus militantes, enfrentando problemas internos. Precisa resgatar a idéia do coletivo. Mas com o tempo este movimento Consulta Popular deixou de ter a mesma participação dos seus militantes, enfrentando problemas internos. Precisa resgatar a idéia do coletivo.

11 Os militantes dizem que para enfrentar as elites a Consulta Popular precisa dar um salto de qualidade ou então se retirar. Os militantes dizem que para enfrentar as elites a Consulta Popular precisa dar um salto de qualidade ou então se retirar.

12 Nossa sociedade vive uma crise de destino, onde a elite foi tão incapaz de organizar a vida da nação e propor a ela um projeto ( espaço – acadêmico 13/06/04 ) Nossa sociedade vive uma crise de destino, onde a elite foi tão incapaz de organizar a vida da nação e propor a ela um projeto ( espaço – acadêmico 13/06/04 )

13 No Rio Grande do Sul a Consulta Popular é organizada pelos Coredes, são muitos e cada um abrange vários municípios No Rio Grande do Sul a Consulta Popular é organizada pelos Coredes, são muitos e cada um abrange vários municípios

14 Depois que é feita a votação na Consulta Popular os Coredes se reúnem em um Fórum, que acontece em Porto Alegre, para avaliar e homologar os resultados do Processo de Participação Popular Depois que é feita a votação na Consulta Popular os Coredes se reúnem em um Fórum, que acontece em Porto Alegre, para avaliar e homologar os resultados do Processo de Participação Popular

15 É feita a divulgação do resultado oficial do Processo de Participação Popular pelo governo, este ano pela governadora Ieda Crusios. Então a comissão geral de coordenação da consulta se reúne para homologar os resultados de um ano para o orçamento do ano seguinte. É feita a divulgação do resultado oficial do Processo de Participação Popular pelo governo, este ano pela governadora Ieda Crusios. Então a comissão geral de coordenação da consulta se reúne para homologar os resultados de um ano para o orçamento do ano seguinte.

16 Ijuí faz parte do Corede Noroeste Colonial e tem como presidente Gilmar Bedim, este ano foi menor a participação da população de Ijuí. Ijuí faz parte do Corede Noroeste Colonial e tem como presidente Gilmar Bedim, este ano foi menor a participação da população de Ijuí.

17 A Consulta Popular 2008 em Ijuí mobilizou eleitores e as áreas sociais foram prioridades para os eleitores como: A Consulta Popular 2008 em Ijuí mobilizou eleitores e as áreas sociais foram prioridades para os eleitores como: Saúde Saúde Educação Educação Segurança Segurança Agropecuária Agropecuária Industria e Comércio Industria e Comércio Desenvolvimento Desenvolvimento

18 Para o presidente do Corede Norc Gilmar Bedim, a Consulta Popular segue sendo o processo mais representativo da participação popular, fortalecendo a cidadania. Para o presidente do Corede Norc Gilmar Bedim, a Consulta Popular segue sendo o processo mais representativo da participação popular, fortalecendo a cidadania.

19 BIBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA /06/ shtml /06/ shtml /06/ shtml /06/ shtml Benjamim Cezar, Sader Emir – A Opção Brasileira. Benjamim Cezar, Sader Emir – A Opção Brasileira. Jornal da Manhã – 28/06/08 e 05/07/08 Jornal da Manhã – 28/06/08 e 05/07/08


Carregar ppt "UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Teoria do Estado Contemporâneo Prof. Dejalma Cremonese Elisangela Peres CONSULTA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google