A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a Democracia elitista e a participativa e o modelo de autonomia democrática Professor: Dr. Dejalma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a Democracia elitista e a participativa e o modelo de autonomia democrática Professor: Dr. Dejalma."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a Democracia elitista e a participativa e o modelo de autonomia democrática Professor: Dr. Dejalma Cremonese Elaborado por: Fabiano S. Hildebrandt 27/03/2008

2 A DEMOCRACIA EM SUAS VERSÕES ELITISTA E PARTICIPATIVA E O MODELO DE AUTONOMIA DEM OCRÁTICA: HELOISA MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA DEMOCRACIA: fenômeno recente (100 anos) DEMOCRACIA: fenômeno recente (100 anos) Democracia elitista & democracia participativa

3 Há pouco espaço para a participação democrática e o desenvolvimento coletivo. MEIO DE ESCOLHER PESSOAS ENCARREGADAS DE TOMAR DECISÕES E DE IMPOR ALGUNS LIMITES AOS SEUS EXCESSOS. DEMOCRACIA ELITISTA WEBER SCHUMPETER DEMOCRACIA ELITISTA WEBER SCHUMPETER

4 WEBER: A DEMOCRACIA REPRESENTA UM ANTÍDOTO CONTRA O AVANÇO TOTALITÁRIO DA BUROCRACIA. SCHUMPETER: SIGNIFICA UMA PROTEÇÃO CONTRA A TIRANIA. DOWNS: PROPÕE O USO DE REGRAS DA ECONOMIA COMO REFERÊNCIA PARA UM GOVERNO QUE SE ALMEJA RACIONAL E DEMOCRÁTICO. AÇÃO RACIONAL: AÇÃO QUE É EFICIENTEMENTE PLANEJADA PARA ALCANÇAR OS FINS ECONÔMICOS OU POLÍTICOS CONSCIENTEMENTE SELECIONADOS DO ATOR, SEJA ELE O GOVERNO, OU OS CIDADÃOS DE UMA DEMOCRACIA.

5 DAHL: DEFENDE QUE A TEORIA DEMOCRÁTICA SE PREOCUPAVA COM OS PROCESSOS ATRAVÉS DOS QUAIS OS CIDADÃOS EXERCERIAM RELATIVO GRAU DE CINTROLE SOBRE SEUS LÍDERES.

6 SEGUNDO SCHUMPETER: SEGUNDO SCHUMPETER: A democracia como instrumento de seleção de liderança. poliarquia: Liberdade de expressão; Liberdade de expressão; Liberdade de formar e participar de organizações; Liberdade de formar e participar de organizações; Acesso a informação; Acesso a informação; Existência de eleições livres; Existência de eleições livres; Competição dos líderes pelo apoio do eleitorado; Competição dos líderes pelo apoio do eleitorado; Características das instituições destinadas a formular a política governamental. Características das instituições destinadas a formular a política governamental. DAHL

7 PARA A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA POULANTZAS MACPHERSON PATEMAN A DEMOCRACIA NÃO SE LIMITA A SELEÇÃO DE LÍDERES POLITICOS, MAS SUPÕE IGUALMENTE, A PARTICIPAÇÃO DOS CIDADÃOS NAS DECISÕES COLETIVAS QUE AFETAM SUAS VIDAS.


Carregar ppt "Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a Democracia elitista e a participativa e o modelo de autonomia democrática Professor: Dr. Dejalma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google