A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACEITA UM CONSELHO? Participação – a Mudança em Nossas Mãos! Conselho de Escola EMEI Jardim Monte Belo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACEITA UM CONSELHO? Participação – a Mudança em Nossas Mãos! Conselho de Escola EMEI Jardim Monte Belo."— Transcrição da apresentação:

1 ACEITA UM CONSELHO? Participação – a Mudança em Nossas Mãos! Conselho de Escola EMEI Jardim Monte Belo

2 EI, PSIU... ACEITA UM CONSELHO? ESTÁ NA HORA DE PENSAR SOBRE A ESCOLA QUE VOCÊ QUER E PRECISA PARA SEUS FILHOS.

3 QUAL É A ESCOLA QUE SUA CRIANÇA MERECE? QUAL É A ESCOLA QUE SUA CRIANÇA TEM DIREITO?

4 A ESCOLA IDEAL... É aquela onde sua criança aprende com qualidade, pode expressar-se com liberdade, é respeitada e bem atendida por bons profissionais, tem espaço e condições adequadas... É aquela onde VOCÊ pode participar. E QUEM FAZ A ESCOLA IDEAL?

5 PARTICIPAÇÃO O GOVERNO DEVE FAZER A PARTE QUE LHE CABE, MAS TODOS NÓS – QUE ESTAMOS NA ESCOLA TODOS OS DIAS – FAZEMOS DA NOSSA ESCOLA UMA ESCOLA IDEAL QUANDO EXERCEMOS NOSSO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO!

6 POR QUE PARTICIPAR? QUANDO NOS UNIMOS PARA CONVERSAR, ESCLARECER, COLABORAR E TRABALHAR EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS, VENCEMOS OBSTÁCULOS RUMO À ESCOLA DE QUALIDADE QUE TODOS MERECEMOS!

7 PARTICIPAR TOMAR PARTE EM... COMPARTILHAR, PARTILHAR... ASSOCIAR-SE POR SENTIMENTO OU IDÉIA... ENVOLVER-SE... SER PARTE DE... SER PARTE DE...

8 E COMO PARTICIPAR? UMA EXCELENTE ALTERNATIVA DE PARTICIPAÇÃO É O CONSELHO DE ESCOLA!!!

9 COMUNIDADE ESCOLAR TODOS NÓS – ALUNOS, PROFESSORES, FAMÍLIAS, DIRETORA E ASSISTENTE, COORDENADORA, AUXILIARES, AGENTES ESCOLARES, OUTROS FUNCIONÁRIOS E POPULAÇÃO EM GERAL – FAZEMOS PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR.

10 O QUE É O CONSELHO DE ESCOLA? É UMA REUNIÃO OFICIAL DE TODOS OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, QUE TEM POR OBJETIVO AJUDAR A PENSAR, ORGANIZAR, FISCALIZAR E COLOCAR EM PRÁTICA AÇÕES EM BENEFÍCIOS DA ESCOLA, SEMPRE VISANDO O MELHOR PARA AS CRIANÇAS.

11 O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? DISCUTIR e ADEQUAR as propostas da SME; DISCUTIR e ADEQUAR as propostas da SME; DEFINIR prioridades e metas para a escola; DEFINIR prioridades e metas para a escola; ELABORAR, APROVAR e ACOMPANHAR a execução dos planos traçados para a escola; ELABORAR, APROVAR e ACOMPANHAR a execução dos planos traçados para a escola; AVALIAR a escola e os projetos dela segundo as metas estabelecidas; AVALIAR a escola e os projetos dela segundo as metas estabelecidas;

12 O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? DECIDIR sobre a organização, funcionamento, atendimento e normas da escola; DECIDIR sobre a organização, funcionamento, atendimento e normas da escola; ESCOLHER e INDICAR profissionais para cobrir cargos de gestão transitoriamente vagos; ESCOLHER e INDICAR profissionais para cobrir cargos de gestão transitoriamente vagos; ANALISAR e PROPOR projetos pedagógicos para a escola; ANALISAR e PROPOR projetos pedagógicos para a escola;

13 O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? ARBITRAR sobre impasses na administração e no pedagógico da escola; ARBITRAR sobre impasses na administração e no pedagógico da escola; PROPOR soluções para problemas, ajudando a encaminhá-las; PROPOR soluções para problemas, ajudando a encaminhá-las; TRAÇAR normas disciplinares para a escola; TRAÇAR normas disciplinares para a escola; DEFINIR prioridades para a aplicação de verbas. DEFINIR prioridades para a aplicação de verbas.

14 SENDO ASSIM, O CONSELHO DE ESCOLA... ESCOLHE ESCOLHE DECIDE DECIDE INDICA INDICA VOTA VOTA ANALISA ANALISA ARBITRA ARBITRA TRAÇA TRAÇA FISCALIZA FISCALIZA DISCUTE DISCUTE ADEQUA ADEQUA DEFINE DEFINE ELABORA ELABORA ACOMPANHA ACOMPANHA AVALIA AVALIA PROPÕE PROPÕE PLANEJA PLANEJA O CONSELHO É O CÉREBRO DA ESCOLA!

15 QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO DE ESCOLA? A DIRETORA – membro nato; A DIRETORA – membro nato; REPRESENTANTES ELEITOS: REPRESENTANTES ELEITOS: –PROFESSORES ( 4 VAGAS ); –EQUIPE TÉCNICA ( coordenadora ou assistente ) ( 1 VAGA ); –EQUIPE AUXILIAR ( auxiliares, agentes escolares ou vigia ) ( 2 VAGAS ); –PAIS E RESPONSÁVEIS ( 9 VAGAS ). Essas pessoas são eleitas por seus pares, com mandato de um ano, com direito a suplentes.

16 QUEM PODE PARTICIPAR DAS REUNIÕES? COMO E QUANDO ELAS ACONTECEM? TODOS podem participar das reuniões e discutir os assuntos tratados nelas, mas apenas os membros podem votar, representando seus pares. As reuniões são mensais ( com possibilidade de reuniões extras ), e serão marcadas em dias e horários que possam reunir o maior número possível de pessoas. TODOS podem participar das reuniões e discutir os assuntos tratados nelas, mas apenas os membros podem votar, representando seus pares. As reuniões são mensais ( com possibilidade de reuniões extras ), e serão marcadas em dias e horários que possam reunir o maior número possível de pessoas.

17 E SE EU NÃO PUDER ESTAR PRESENTE? Se você não puder estar presente, tem o DIREITO e o DEVER de se informar sobre o que foi discutido e decidido nas reuniões, através de ações do próprio Conselho e de conversas com os seus pares. Eles também devem levar às reuniões suas opiniões, idéias e reclamações sobre a escola, para que o conselho seja cada vez mais um espaço de discussão aberto e correto.

18 ENTÃO... ACEITA UM CONSELHO?

19 PARTICIPE! Juntos, poderemos fazer muito mais pela educação de nossas crianças.

20 SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ. SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE. RAUL SEIXAS


Carregar ppt "ACEITA UM CONSELHO? Participação – a Mudança em Nossas Mãos! Conselho de Escola EMEI Jardim Monte Belo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google