A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Uso Pedagógico do Blog Núcleo de Tecnologia Educacional de Aparecida de Goiânia-GO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Uso Pedagógico do Blog Núcleo de Tecnologia Educacional de Aparecida de Goiânia-GO."— Transcrição da apresentação:

1 O Uso Pedagógico do Blog Núcleo de Tecnologia Educacional de Aparecida de Goiânia-GO

2 Professora formadora: Micheli : Micheli :

3 Blogar Quem sabe conjugar esse novo verbo?

4 Eu Blogo!

5 Ele Bloga!

6 Nós Blogamos! Convivência: cada um em seu computador, os jovens conversam como se estivessem reunidos ao vivo.

7 Você Bloga?

8 O uso pedagógico do Blog n Visando apresentar uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico, os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes.

9 n As possibilidades, além da facilidade de utilização e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as aulas dos professores de forma inovadora e atraente, permitindo estabelecer a interação entre alunos/professores e diferentes tecnologias, através da construção de um Blog Educacional.

10 Mas... Afinal... O Que é um Blog? n Blog é uma abreviação da palavra WeBlog: Web (rede, teia) e log (registro). É um diário virtual que pode ser educacional, familiar, pessoal e comunitário. n Página da web atualizada frequentemente, de forma cronológica reversa. n Seu conteúdo abrange uma infinidade de assuntos: diários, links, notícias, poesias, ideias, fotos, etc.

11 Os mais conhecidos: n A nível mundial são o Blogger e o WordPress. n No Brasil são o Blogger, Blogs.com.br, Blig, UOL Blog, e WeBlogger.

12 Como funcionam? n São publicações coletivas, com comentários abertos para qualquer participante que deseja se integrar nessa rede. n Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, dependendo da metodologia de utilização que cada grupo definir.

13 O Blog Educativo n Propõe uma abordagem onde professores de diversas modalidades de ensino sejam capacitados a serem co- autores de atividades e assuntos que podem ser abordados com os alunos ao mesmo tempo em que vão criando domínio da ferramenta.

14 Blog como atividade de ensino-aprendizagem n Compartilhar conhecimentos; n Escrever sobre algo implica em reflexão e crítica; n Desenvolver a habilidade de gerenciar a informação; n Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento; n Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver); n Aprender a aprender.

15 Blog da escola n O que eu quero fazer? n Como eu quero fazer? n Para que eu quero fazer? Todas essas questões exigem uma resposta e bem planejada! Podemos usar os Blogs na educação de diferentes formas, pois dependerá dos objetivos que queremos.

16 Blog DA ESCOLA Como estruturá-lo? n Estabeleça os objetivos. Vai ajudá-lo a pensar o que vai postar e já ir tirando as fotos necessárias. n Lembre-se que o Blog começa sempre da primeira postagem para cima, então organize os eventos de forma que apareça na ordem cronológica que você deseja.

17 n Lembre-se de envolver sua equipe de trabalho e a comunidade, pois um Blog na Internet abre a possibilidade de comunicação entre interessados. n Na administração do seu Blog deixe que se poste comentários, que podem ser visíveis ou não, depende de como você deseja. O comentário é a forma de interação mais participativa que tem.

18 n Divulgue em reunião com os pais o Blog dando seu endereço e convide todos para acompanhar as atividades desenvolvidas durante o ano letivo. Aproveite para pedir permissão de colocar as fotos dos alunos na Internet, pois alguns pais poderão se assustar ao verem seu filho(a) na net!! n Atualize sempre! Não deixe de estar sempre postando eventos, pois quem o acompanha deixará de fazê-lo se não estiver atualizado. Além disso, perde-se a credibilidade pelo trabalho proposto.

19 Outros tipos de Blog n Blog do aluno; n Blog de eventos pedagógicos; n Blog do livro; n Blog de disciplinas específicas;

20 Mãos à obra!! O blog não só é importante por ampliar a possibilidade de interação aluno/aluno, aluno/professor e professor/professor, mas por permitir um trabalho apurado que vai além da língua escrita. O blog é uma ferramenta que não foi criada para ser usada em sala de aula, mas que trabalha muito bem a língua escrita, a colaboração e a interação.

21 Dicas para o Blog ser um sucesso n Blogue porque você quer blogar; n Leia outros Blogs; n Seja diferente, desenvolva um tema; n Conecte-se a outros Blogs; n Escreva bons títulos; n Admita seus erros; n Adicione outras mídias: imagens, sons, vídeos; n Tenha voz ativa – blogar exige paixão e autoridade; n Relacione-se com o maior número possível de pessoas e Blogs; n Promova-se; n Ajude outras pessoas a blogar; n Mantenha contato com os visitantes; n Mantenha sua integridade.

22


Carregar ppt "O Uso Pedagógico do Blog Núcleo de Tecnologia Educacional de Aparecida de Goiânia-GO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google