A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usando blogs para educar Radamés Manosso Produtor de ferramentas de autoria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usando blogs para educar Radamés Manosso Produtor de ferramentas de autoria."— Transcrição da apresentação:

1 Usando blogs para educar Radamés Manosso Produtor de ferramentas de autoria

2 Programa Blogs e a web 2.0 Blogs do portal – a nova versão Melhores práticas

3 No princípio era a web 1.0 Sites pessoais. Sites de mídia. Enciclopédia Britânica.

4 A cara da web 1.0 Coisa para técnicos. Coisa para grandes instituições. Coisa para poucos.

5 Comunicação na web 1.0 Relação unidirecional entre o autor e seu público. Eu falo, você entende.

6 Em 1997 começou a web 2.0 Web log = diário na web. O primeiro uso dos blogs foi a criação de diários pessoais. Depois, a necessidade de atualização de maneira ágil.

7 A grande mídia adere aos blogs A grande imprensa não pôde ignorar os blogs. Blogs da Folha. Blogs de O Globo

8 O que é web 2.0 Não é uma tecnologia. É um conceito. É uma visão de mundo. É criação bidirecional de conteúdo. O público passa a ser co-autor.

9 Relação autor x público na web 2.0

10 Blogs na educação Os blogs são um novo canal de comunicação de educação. Os alunos se expressam através de blogs. Atividade que gera conteúdo de relevância social.

11 Blogs no portal

12 Blogs coletivos no Portal O professor media, os alunos escrevem. Blog da turma. Blog de projetos. Blog de grupos.

13 Melhores práticas Qual é a receita de sucesso para um blog bem visitado e elogiado?

14 1. Informalidade O blog é uma conversa com o leitor. É comunicação de gente com gente. As pessoas sentem-se seguras em expressar-se, diferente de um ambiente real.

15 2. Personalidade O blog tem dono. O blog tem cara. O blog tem estilo. O blog tem personalidade. O blog tem conteúdo.

16 3. Regularidade O público deve saber quando vai ter post novo. Pode ser uma vez por dia ou uma vez por semana, mas com regularidade.

17 4. Atualidade Conecte o seu post com o que está acontecendo no mundo. Aproveite as situações que estão em destaque para comentar.

18 5. Relevância Preste um serviço. Traga informação relevante. Pense: Você teria prazer em ler o seu próprio blog?

19 Indo além A web 2.0 cobra uma nova postura do educador. Comunicação bidirecional. Construção cumulativa. Respeito à diversidade de opiniões.

20 Que tal fazer parte da blogosfera? É contemporâneo. É questão de atitude. É chique. É pedagógico. É construtivo.

21 Links Blog (Wikipedia) Blogs educacionais (Wikipedia)

22 Obrigado! A videoconferência gravada ficará disponível no site. Radamés Manosso


Carregar ppt "Usando blogs para educar Radamés Manosso Produtor de ferramentas de autoria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google