A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE"— Transcrição da apresentação:

1 DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE
BLOG DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE

2 BLOG? Os Blogs são páginas pessoais, em formato de diários, atualizadas a qualquer momento, trazendo links para outros blogs do dia-a-dia ou temas específicos, como cinema, arte música, educação e gira em torno de comentários sobre atualidades.

3 NA EDUCAÇÃO O Blog ainda é novidade como recurso de aprendizagem, mas a linguagem é bem conhecida dos adolescentes, que o utilizam para publicar páginas pessoais, como os tradicionais diários. Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos  pela  turma, durante os projetos de estudos.

4 INTERAÇÃO Sendo  possível  enriquecer os relatos com  links, fotos, vídeos, imagens e sons; Os professores podem acompanhar e orientar as pesquisas abrindo novos canais de comunicação e  incentivando, com  isso,  o  convívio e aprendizagem das tecnologias envolvidas, convidando os  alunos para  criarem juntos o blog da turma.

5 A CRIAÇÃO Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os “objetivos”do blog – pode ser feito coletivamente. Se cada educando colaborar com o blog uma vez por semana, já serão várias novidades por dia; É bom lembrar que os servidores tiram do ar os blogs que ficam muito tempo sem atualizações.

6 EDUCADOR / ALUNO E o educador? Ele também pode ter acesso aos blogs pessoais dos alunos, podendo sempre comentá-los tirar dúvidas e selecionar bons textos e temas de discussão para levar para a sala de aula. Deixando os alunos livres para criar, sem compromisso de resultado ou nota, o professor obtém o que há de mais valioso nessa relação, passando a conhecer a cabeça de seus alunos, seus sonhos, medos, desejos e interesses.        

7 NA ESCOLA Tudo isso vale também para o professor, seja como for, levar o recurso de blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos. Convidados a se divertir, eles estarão exercitando a leitura, a escrita, o senso crítico e a familiaridade com a informática. Os blogs são um símbolo do caráter democrático e plural da internet. Fonte:* Betina von Staa é coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista da divisão de portais da Positivo Informática. Autora e docente de cursos on-line para a COGEAE, a Fundação Vanzolini e o UnicenP, é doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.

8 VAMOS CONSTRUIR O BLOG... Alguns sites de hospedagem gratuita:
Utilizaremos o

9 Vamos conhecer um pouco mais sobre o Blog.
Agora vamos começar a criar o Blog.

10 Vamos conhecer um pouco mais sobre o Blog!

11

12

13

14

15

16

17 Criar Conta Para criarmos nosso blog é necessário fazer uma conta no ou se você já tem uma conta no Google (como Grupos do Google ou Orkut), acesse-a primeiro. Possuindo a conta você entrará direto na página de criação do nome do blog. Clique aqui para criar a conta.

18 Digite seu e-mail e senha e clique em login

19

20 Escolha um nome para seu blog.

21

22

23 Esta será a primeira tela a ser exibida após a criação do blog, clique na guia Layout para adicionar recursos ao blog.

24 Editando o Perfil Clique aqui para editar seu perfil.

25 Na próxima página siga o preenchimento abaixo:
Digite o título para seu blog Descreva sobre você Digite o seu nome Em seguida clique em salvar

26 Você retornou ao (layout)
Você retornou ao (layout). Desta vez, clique em “Adicionar elemento de página”

27 Nessa página você pode escolher o deseja para seu blog, mas vamos selecionar o item imagem clicando em “ADICIONAR AO BLOG”.

28 Clique somente no botão “Procurar” os demais espaços não precisam ser preenchidos, uma vez que a foto será disponibilizada junto ao seu perfil, como parte dele. Localize sua foto e dê um clique duplo sobre ela, após o carregamento você verá sua foto na janela, clique em “SALVAR”.

29 Acrescentou-se uma nova barra (Imagem)
Acrescentou-se uma nova barra (Imagem). Para organizar os itens, clique sobre um deles segure e arraste-o para o local desejado.

30 Clique no botão “SALVAR”, ele salvará as alterações que você terminou de fazer.

31 Clique no botão “Visualizar Blog” para visualizar sua página
Clique no botão “Visualizar Blog” para visualizar sua página. Seu blog será aberto em uma nova janela. Se quiser alterar novamente só será possível fechando a janela recém-aberta. Clicando aqui, visualiza-se o blog na mesma janela. Aqui o blog é visualizado numa nova janela.

32 Para fazer postagens, clique na guia “Postagem”.

33 Clique em “Publicar Postagem” se quiser publicar sua mensagem.
Pra fazer postagens, clique na guia “Postagem”, a primeira tela apresentada será novamente executada. Insira aqui o título da sua postagem Insira aqui a mensagem que deseja postar. Clique em “Publicar Postagem” se quiser publicar sua mensagem. Clique em “Salvar Agora” se quiser salvar a mensagem para postá-la mais tarde.

34 Não esqueça de clicar em “Sair” antes de fechar a página do Blogger
Não esqueça de clicar em “Sair” antes de fechar a página do Blogger. Enriqueça seu blog com suas idéias e novos recursos. Para acessá-lo das nas próximas vezes para fazer alterações ou postagens, você deve fazer o login na página do Blogger Acesse e digite o nome do usuário (o mesmo do ) e a senha. Agora é com você! Faça acontecer.

35 Vamos fazer alguns links
Façam o login e clique em “Layout”.

36 Clique em “Adicionar Elemento de página”. Clique em Adicionar Blog em “Lista de Links”.

37 Coloque o nome do blog que deseja.
Cole o endereço do blog desejado que deseja adicionar. Escreva o nome do autor do blog. Cada link adicionado, clique em “Adicionar”, repita o processo quantas vezes quiser. Após adicionar o último link, clique em “Salvar”.

38 Observe que temos um item novo adicionado na lista de elementos.

39 Para concluir suas alterações clique em Salvar.
Se quiser adicionar novos links à caixa já editada, basta clicar sobre o link Editar .

40 Algumas definições Fotologs? são blogs de fotos, ou seja, sites que permitem que você coloque fotos na Internet com rapidez e facilidade. O que é Flog? É o diminutivo de Fotolog. É um website onde você pode facilmente pôr suas fotos digitais na Internet, num formato de “diário”. O que é vlog? Consiste que cujo conteúdo principal consiste em vídeos. O que é Tlog? São postagens de uma linha ou um link, ou seja um blog bem curto.

41 É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa
É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca. Dom Hélder Câmara Obrigada à todos e um bom trabalho! NTE – NOVA ANDRADINA


Carregar ppt "DIÁRIO DE APRENDIZAGEM NA REDE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google