A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso de Informática – UNATI: Tecnologias de Informação e Comunicação: com enfoque aos ambientes colaborativos Horário: 16:00 às 18:00 17. Abril. 2012 Aula 2: Flickr – Imagens e Direitos Autorais.

2 O que é o Flickr? Flickr é um site de serviços de hospedagem de imagem e vídeos. Os usuários cadastrados podem hospedar seus arquivos e compartilhar com milhares de pessoas. É considerado uma rede social, porque além de compartilhar, o usuário pode criar um perfil pessoal, utiliza-lo como blog, adicionar amigos, receber depoimentos, fazer parte de grupos que o agrade, além de outras curiosidades específicas.

3 As Licenças A disponibilização de fotos no Flickr é feita sobre a aplicação das licenças do Creative Commons.

4 O Creative Commons Creative Commons (CC) é, na verdade, uma entidade sem fins lucrativos criada para permitir maior flexibilidade na utilização de obras protegidas por direitos autorais. A ideia é fazer com que um autor/criador permita o uso mais amplo de seus materiais por terceiros, sem que estes o façam infringindo as leis de proteção à propriedade intelectual.

5 Graças à internet, esse "espírito colaborativo" se tornou muito maior, mas as leis de proteção aos direitos autorais são rígidas demais e, muitas vezes, acabam atrapalhando a vontade de muitos criadores de não só cederem seus materiais, como também de utilizar criações de outras pessoas que também querem compartilhar seu trabalho. Com a licença Creative Commons, autores e criadores podem permitir o uso de suas obras de maneira muito mais flexível. Eles podem decidir como e sob quais condições seus materiais podem ser utilizados por terceiros.

6 Tipos de Disponibilização Através do Creative Commons Você pode copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além de criar outras derivadas destas sob as seguintes condições: - Atribuição: você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Isso quer dizer que você deve informar quem é o autor original da obra.

7 - Uso não-comercial: você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais, por exemplo, para colocá-la em uma revista paga. - Compartilhamento pela mesma licença: se alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, você somente poderá distribuir o material resultante sob uma licença idêntica a esta.

8

9 Quem pode utilizar o Creative Commons Qualquer pessoa, pode disponibilizar suas obras sob uma licença Creative Commons facilmente, não é necessário ir em escritórios de registros, pagar taxas, contratar especialistas em direitos autorais, nada disso.

10 Creative Commons no Flickr 200 milhões das fotos disponíveis no Flickr estão sob uma licença Creative Commons, isso significa que os autores destas fotografias permitem o seu uso automaticamente, sem necessidade de solicitação de autorização, desde que algumas condições sejam respeitadas. Do total de imagens nesta situação, quase 59 milhões estão licenciadas no formato Creative Commons onde utilizador pode usar as fotos gratuitamente, exceto em atividades comerciais, desde que informe o nome do autor e compartilhe o material derivado (se houver) pela mesma licença.

11 Atividade O Flickr organiza e classifica as fotos por meio de categorias - tags (ou etiquetas) no. Essas tags são atribuídas às fotografias pelos próprios usuários que as carregaram. Com isso, a busca de imagens se torna um processo fácil e ágil. O site também disponibiliza uma lista das "tags" mais utilizadas nas fotos. acesse: http://www.flickr.com/creativecommons http://www.flickr.com/creativecommons Na barra superior da tela vá no campo busca e digite um termo de sua preferencia. Selecione entre os resultados a foto que mais lhe chamou a atenção e clique sobre ela.

12 Após a foto abrir em seu tamanho original de um clique com o botão direito do mouse sobre ela. Um menu aparecerá e você deverá clicar sobre a descrição SALVAR COMO. Uma caixa de trabalho aparecerá, nela selecione o local que deseja salvar a foto – em seu pen- drive ou na área de trabalho. Após selecionar o local clique no botão salvar no canto inferior direito da caixa. Agora disponibilize a imagem para os colega na página da Unati no Facebook, sempre lembrando de indicar a autoria da foto apresentada no site do flickr. Com a frase : Foto com autoria de _______________


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google