A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária"— Transcrição da apresentação:

1

2 IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária
MANUAL SISTEMA GPD Versão: IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária

3 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS COMO ENTRAR NO SISTEMA GPD
2.1. É a primeira vez do usuário no sistema? Comece por aqui. 2.2. Como trocar a senha padrão. 2.3. Como entrar no sistema GPD com a senha própria. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD 3.1. Informações Iniciais 3.2. Cockpit 3.3. Itens de Controle 3.4. Ações (Planos de Ação) 3.5. Gráfico Gerencial 3.6. Árvore de Itens de Controle FUNCIONALIDADES DO SISTEMA GPD 4.1. Significado das cores dos faróis 4.2. Como visualizar um Gráfico 4.3. Como fazer um Plano de Ação 4.4. Como atualizar um Plano de Ação (Mudar o Farol da Ação) 4.5. Como anexar um arquivo qualquer

4 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Qual navegador de internet utilizar
É recomendável utilizar o INTERNET EXPLORER, pois no MOZILLA ocorrem alguns erros. 1.2. Endereço do software GPD na internet: Este endereço entra diretamente na tela de login/senha. 1.3. Trocar a senha depois de ter trocado a senha “gpd” por uma senha própria Caso você já tenha criado a sua própria senha e deseja alterá-la, siga os passos a seguir: a) Entrar em contato com o administrador do sistema na GPM; b) Ele irá restaurar a sua senha para “gpd”; c) Entre no sistema utilizando a senha “gpd”. O sistema pedirá para você trocar a senha. Vide item 2.1. É a primeira vez do usuário no sistema? Comece por aqui e item 2.2. Como trocar a senha padrão.

5 2. COMO ENTRAR NO SISTEMA GPD
2.1. É a primeira vez do usuário no sistema? Comece por aqui. Está entrando pela primeira vez no sistema e ainda não possui senha? Siga os passos a seguir. Caso já possua senha, favor ir para o tópico 2.3.. 1 – Inserir o login (Masp do Coordenador) 2 – Inserir a senha inicial padrão: “gpd” 3 – Clicar em ‘OK’. 4 – Esta janela aparecerá. Clique em OK. 5 – Vá para o tópico 2.2..

6 2. COMO ENTRAR NO SISTEMA GPD
2.2. Como trocar a senha padrão Troque a senha padrão “gpd” por uma senha própria. 1 – Esta janela aparecerá para que o novo usuário possa criar a sua própria senha. 2 – Inserir a Senha Atual. Obs.: A Senha Atual é: “gpd”. 3 – Inserir uma nova senha. ATENÇÃO: Esta senha deve ter no mínimo 8 dígitos e deve possuir números e letras. Ex.: “ima12345”. 5 – Clique em ‘Salvar’. 4 – Confirme a senha 6 – Vá para o tópico 2.3..

7 2. COMO ENTRAR NO SISTEMA GPD
2.3. Como entrar no sistema GPD com a senha própria Entrar com o login (Masp do usuário). Entrar com a senha (Entre com sua nova senha, pois a senha “gpd” não mais funcionará). 1 – Inserir o login (Masp do Coordenador) 3 – Clique em OK. 2 – Inserir a senha criada pelo usuário.

8 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
3.1. Informações iniciais 1 – Escolher o ciclo de gestão 4 – Para abrir um dos menus, clique em cima da barra. A barra de Log off faz o usuário sair do sistema. 2 – Clicar para travar/destravar o “balançar” do sistema 3 – O sistema sempre abre nesta tela, que é o Cockpit.

9 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
4 – Clicar para ver as informações das subordinadas da unid. gerencial escolhida 3 – Escolher a Unidade Gerencial (Coordenadoria ou um dos Esec’s) 3.2. Cockpit 1 – Clicar em Painel de Controle 5 – Escolher a data inicial e data final 6 – Clicar na lupa 2 – Clicar em Cockpit 7 – Este gráfico se refere ao alcance das metas da unidade gerencial escolhida 8 – Este gráfico se refere ao status dos planos de ação da unidade gerencial escolhida 9 – Não estamos trabalhando com este gráfico no momento. 10 – Não estamos trabalhando com esta tabela no momento.

10 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
3.3. Itens de Controle 5 – Escolher a data inicial e a data final. Atenção para o formato da data. Este é o único local do sistema em que o formato é diferente. 6 – Escolher Valores ou Valores Acumulados 1 – Clicar em Painel de Controle 3 – Clicar no Filtro 4 – Escolher a Unidade Gerencial (Coordenadoria ou um dos Esec’s 2 – Clicar em Itens de Controle 7 – Clicar em Mostra Valores 10 – Clicar com o botão direito em cima do farol para aparecer a janela 9 – Os campos: Origem; Responsável; Sistema; Periodicidade; Descrição; Perspectiva; Mostra Ganho não precisam ser alterados. 8 – Clicar na lupa

11 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
3.4. Ações 1 – Clicar em Painel de Controle 3 – Clicar em Ações e depois em Filtro 4 – Escolher a Unidade Gerencial (Coordenadoria ou um dos Esec’s 5 – Para filtrar por status das ações, escolha um farol no Cronograma. 6 – Escolher a data inicial e a data final. 2 – Clicar em Ações 8 – Os campos: Origem; Responsável; não precisam ser alterados. 7 – Clicar na lupa 9 – Clicar com o botão direito em cima de um plano de ação para atualizá-lo ou para criar um novo.

12 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
4 – Escolher a Unidade Gerencial (Coordenadoria ou um dos Esec’s 3.5. Gráfico Gerencial 3 – Em Origem, sempre deixar ‘Melhoria’ 1 – Clicar em Acompanhamento 5 – Escolher a Item de Controle 2 – Clicar em Gráfico Gerencial 6 – Clicar na lupa 7 – Clicar em Gráfico ou Gráfico Acumulado

13 3. COMO NAVEGAR NO SISTEMA GPD
5 – Escolher Valores (para o mês escolhido na data) ou Valores Acumulados (acumulado do ano até o mês escolhido na data) 4 – Escolher a Unidade Gerencial (Coordenadoria ou um dos Esec’s 3.6. Árvore de Itens de Controle 2 – Clicar em Árvore de Itens de Controle 1 – Clicar em Acompanhamento 3 – Clicar em Filtro 6 – Escolher a Data de Referência Coloque sempre o último dia do mês 8 – Clicar na lupa 10 – Clicar com o botão direito em cima de um indicador para aparecer a janela 7 – O campo: Responsável; não precisa ser alterado. 9 – Clicar: em ‘+’ para desdobrar e em ‘-’ para agrupar. 11 – Os usuários não terão acesso aos itens: Valores; Inserir Item de Controle; Inserir Item de Controle na Raiz.

14 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.1. Significado das cores dos faróis Faróis referentes aos Planos de Ação Faróis referentes às Metas Alcançou a meta. Maior ou igual a 100% do valor da meta. Não alcançou a meta, mas foi quase. Maior ou igual a 90% e menor 100% do valor da meta. Não alcançou a meta. Abaixo de 90% do valor da meta. Ação Concluída no Prazo Ação Concluída no Fora do Prazo Ação em Andamento (Já Iniciada) Ação Não Iniciada Ação Atrasada Ação Cancelada

15 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.2. Como visualizar um Gráfico Existem 3 formas de se chegar ao Gráfico de um indicador. São elas: Clicando diretamente no menu Gráfico Gerencial, vide 3.5. Gráfico Gerencial; b) No menu Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do farol, vide 3.3. Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Gráfico; c) b) No menu Árvore de Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do indicador, vide 3.6. Árvore de Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Gráfico.

16 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.3. Como fazer um Plano de Ação Existem 3 formas de se chegar ao Plano de Ação. São elas: Clicando diretamente no menu Ações, vide 3.4. Ações, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação; b) No menu Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do farol, vide 3.3. Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação; c) b) No menu Árvore de Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do indicador, vide 3.6. Árvore de Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação. Veja a seguir como fazer um plano de ação.

17 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.3. Como fazer um Plano de Ação Item de Controle ao qual o Plano de Ação será vinculado. Após clicar em ANEXO, esta tela se abrirá 2 – Vá para a próxima tela. 1 – Clicar em ‘Novo’ para criar um novo Plano de Ação.

18 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.3. Como fazer um Plano de Ação 1 – Ao clicar em ‘Novo’, esta janela aparecerá. 6 – Clicar em SALVAR para salvar a ação. Uma janela de confirmação se abrirá. Clique em ‘Ok’. 7 – Após salvar a ação, clique em FECHAR 2 – Escrever em ‘O quê’ a ação que será realizada. 3 – Escrever em ‘Quem’ o nome do responsável pela ação. (Ver no próximo slide a dica de como preencher este campo) 5 – Escrever a Data Final PREVISTA para o término da ação. 4 – Escrever a Data Inicial PREVISTA para o início da ação.

19 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.3. Como fazer um Plano de Ação Não é necessário procurar o nome na lista ou escrevê-lo por inteiro. 1 – Escrever o início do nome desejado 2 – Clicar no bonequinho laranja para trazer uma lista filtrada. 3 – Selecione o nome desejado 4 – Para a ação ser salva com sucesso, o nome não pode ficar vermelho. Caso isto aconteça, ao tentar salvar, acontecerá um erro.

20 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.3. Como fazer um Plano de Ação Após clicar em FECHAR, a ação será carregada na tela. Nova ação criada Farol da nova ação criada

21 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.4. Como atualizar um Plano de Ação (Mudar o Farol da Ação) Existem 4 formas de se atualizar um Plano de Ação. São elas: Clicando diretamente no menu Ações, vide 3.4. Ações, instrução nº 10 – clicar em Atualização das Ações (Forma mais recomendada por ser mais fácil de achar a ação); Clicando diretamente no menu Ações, vide 3.4. Ações, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação; c) No menu Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do farol, vide 3.3. Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação; d) No menu Árvore de Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do indicador, vide 3.6. Árvore de Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Plano de Ação. Veja a seguir como fazer atualizar um plano de ação.

22 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.4. Como atualizar um Plano de Ação (Mudar o Farol da Ação) Para atualizar a ação utilizando as formas descritas nas letras b), c), d), siga os passos. Para a forma descrita na letra a), não é necessário passar por estes passos. 1 – Selecionar a ação clicando na seta azul. Obs.: Toda a ação ficará azul. 2 – Clicar em ‘Editar’

23 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.4. Como atualizar um Plano de Ação (Mudar o Farol da Ação) 5 – Após salvar a ação, clique em FECHAR 4 – Clicar em SALVAR para salvar a ação. Uma janela de confirmação se abrirá. Clique em ‘Ok’. 1 – Escrever uma observação caso julgue necessário ATENÇÃO!!! O farol da ação está vinculado às datas inicial e final informadas e não ao texto da Observação. 2 – Escrever a Data Inicial REAL do início da ação 3 – Escrever a Data Final REAL do término da ação. Obs.: A ação não será salva se a data for retroativa ou menor do que a data inicial. Clicar para CANCELAR a ação. Obs.: Para cancelar a ação, é obrigatório preencher uma justificativa no campo Observações

24 Após clicar em FECHAR, a ação será carregada e atualizada na tela.
4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 4.4. Como atualizar um Plano de Ação (Mudar o Farol da Ação) Após clicar em FECHAR, a ação será carregada e atualizada na tela. Farol atualizado

25 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.5. Como anexar um arquivo qualquer a) Escolher o item de controle ao qual você quer anexar um arquivo. b) No menu Itens de Controle, após clicar com o botão direito em cima do farol, vide 3.3. Itens de Controle, instrução nº 10 – clicar em Anexo; Veja a seguir como anexar um arquivo qualquer.

26 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.5. Como anexar um arquivo qualquer 1 – Após clicar em ANEXO, esta tela se abrirá 2 – Clicar em ‘Novo’ para anexar um novo documento 3 – Esta tela se abrirá 5 – Vá para a próxima tela. 4 – Clicar em ‘Sim’.

27 4. FUNCIONALIDADES DO SISTEMA
4.5. Como anexar um arquivo qualquer 4 – Clicar em SALVAR 1 – Esta tela se abrirá 5 – Clicar em FECHAR 2 – Clicar para Procurar o arquivo no seu computador 6 – Após clicar em FECHAR, o arquivo será carregado na tela. 3 – Escreva a Data de Referência 8 – Após selecionar, clicar para ABRIR 9 – Após selecionar, clicar para EXCLUIR 7– Para Abrir ou Excluir o arquivo, clicar na seta azul para selecionar o arquivo.

28 FIM


Carregar ppt "IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google