A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - COVISA CENTRO DE PREVENÇÃO DE CONTROLE DE DOENÇAS – CCD SUBGERÊNCIA DE IMUNIZAÇÃO Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA

2 IMPLANTAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO NA SALA DE VACINAÇÃO
SIGA – MÓDULO VACINA SIGA visa: compor o prontuário eletrônico único; agilizar o atendimento dos usuários. Estão disponíveis informações gerais sobre: Unidades de Saúde, funcionários, usuários do serviço.

3 IMPLANTAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO NA SALA DE VACINAÇÃO
SIGA – MÓDULO VACINA MÓDULO VACINA Tem como objetivo: informatizar o registro de vacinação. facilitar o atendimento e acompanhamento dos faltosos de vacinação. Agilizar e otimizar as atividades na sala de vacina. O sistema irá substituir gradativamente o registro manual, passará a ser eletrônico e acessível de qualquer serviço a qualquer momento.

4 IMPLANTAÇÃO DA INFORMATIZAÇÃO NA SALA DE VACINAÇÃO
SIGA – MÓDULO VACINA Todos os nascidos a partir de 2011 deverão ter todas as doses recebidas registradas no SIGA- Módulo Vacina. Em 2012 será reativado o “leitor automático da carteira de vacina” para os nascidos a partir de 2011. A partir do momento em que todas as unidades de saúde estejam com SIGA Módulo Vacina implantado e o registro confiável não será realizado a Ficha Registro.

5 Fluxo para o atendimento na sala de vacina
Funcionário(a) da sala de vacina ou da recepção verifica se o usuário possui o cartão SUS. Sim Atende, atualiza os dados cadastrais Sala de vacina Profissional da sala de vacina realiza os seguintes procedimentos: Pergunta ao usuário ou responsável o motivo da procura; Pesquisa o Cadastro do Usuário no SIGA; Verifica o Histórico de Vacinação e informa o que encontrou; Conversa com o usuário ou responsável sobre as vacinas que serão aplicadas, formas de administração, reações adversas ou outras informações gerais; Preenche os dados solicitados pelo sistema; Atualiza a carteira de vacina. Atualiza a ficha registro para os nascidos antes de 2011. Aplica a vacina. Não Funcionário(a) da sala de vacina ou da recepção realiza o Cadastro. Anota o número do cartão SUS na carteira de vacinação

6 Entrar com os dados do profissional responsável pelo registro

7 Primeira tela

8 No módulo Atendimento, escolher a opção Vacina e Registro de Aplicação de Vacina.

9 Inicialmente, deve-se consultar o cadastro do usuário.

10 Consulta do cadastro do usuário: clicar na lupa
Para realizar a pesquisa deve ser utilizado pelo menos 2 campos. Ex: nome do usuário ou da mãe e a data de nascimento

11 Digitar os dados para busca do Cadastro, clique em consultar e se o sistema exibir o resultado desejado clique em Selecionar. O sistema trará o cadastro para a tela de vacina.

12 Será apresentado o Histórico de Vacinação automaticamente

13 Após fechar a tela do histórico aparece a tela abaixo com o usuário identificado.

14 BLOCO “Atendimento de vacina”
Estratégia de vacinação: bloqueio, campanha, especial e rotina; A escolha de um desses itens é obrigatório e determinará os imunubiológicos que estarão disponíveis na caixa de seleção VACINA Registro de vacinação anterior: sim ou não; Por padrão o SIGA pré escolhe a opção NÃO, significando que a vacina será aplicada naquela unidade naquele dia. A opção SIM deverá ser usada quando for registrada uma dose aplicada em dia anterior na própria unidade ou em outra. Nesta situação é obrigatório informar o estabelecimento de saúde aonde foi aplicada a vacina.

15 BLOCO “Atendimento de vacina”
Estabelecimento de Saúde: Este campo deverá ser obrigatoriamente preenchido se no item anterior (Registro de vacinação anterior) for escolhida a opção SIM Profissional que aplicará a vacina: O preenchimento deste campo é obrigatório, caso o “Registro de vacinação anterior” for igual a NÃO. Ou seja a vacina for aplicada no mesmo dia na unidade que está fazendo o registro. O profissional que aplicará a vacina pode ser ou não o mesmo que fará o registro da aplicação no SIGA. O preenchimento deste campo deve apontar o profissional que de fato aplicou a vacina (responsabilidade técnica sobre a aplicação) Se durante a aplicação de várias vacinas em um mesmo usuário houver troca do profissional que aplica a vacina deverá haver a troca correspondente no campo do SIGA.

16 No atendimento de vacina deverá ser escolhido os seguintes itens:
Estratégia de vacinação: bloqueio, campanha, especial e rotina; Registro de vacinação anterior: sim ou não; Estabelecimento de Saúde, se registro de vacinação anterior; Profissional que aplicará a vacina. Na estratégia de vacinação foi escolhida a opção rotina. O passo seguinte será a escolha do profissional que aplicará a vacina

17 Na tela de busca, digite o Nome do Profissional que aplicará a Vacina e clique em Consultar. Se o sistema exibiu o resultado esperado, selecione o Profissional e clique em confirmar. O sistema exibirá o Profissional na tela de Vacina.

18 Próximo passo é o registro da vacinação:
Vacina que será aplicada; Tipo de dose: válida ou não valida para a rotina; Dose; Lote; Fornecedor (Laboratório produtor); Validade; Data de aplicação

19 Primeiro deve ser escolhida a vacina que será aplicada
Próximo passo é escolher o tipo de dose – sempre válida para a rotina; Dose - reforço

20 Escolher o lote disponível no estoque do equipamento de refrigeração;
Escolhendo o lote aparece automaticamente o fornecedor e a validade do lote;

21 Após os preenchimento dos campos é necessário clicar no botão Adicionar.

22 Após ter clicado no botão adicionar os dados da vacina são acumulados no bloco destacado abaixo. Permitindo que sejam acrescentadas outras vacinas para o mesmo usuário.

23 Após ter adicionado todas as vacinas é necessário clicar no botão CONFIRMAR para gravar os dados.

24 Após ter clicado no botão CONFIRMAR aparece a tela abaixo com a possibilidade de consultar a Carteira de Vacinação.

25

26 Pesquisa Atendimento de Vacinação

27 Pesquisa Atendimento de Vacinação
Esta funcionalidade permite pesquisar as vacinas aplicadas por paciente, vacina ou período da aplicação. Como padrão é pré-definido o período de um mês antes da data atual.

28 Pesquisa Atendimento de Vacinação
Pesquisar o Paciente, através do Cartão SUS ou Nome e Data de Nascimento, informar qual a vacina deseja consultar ou deixar o campo sem preenchimento para que a consulta informe todas as vacinas, colocar o Período da Aplicação e clicar no botão Consultar.

29 Exclusão do registro de Vacinação
A tela com o resultado da pesquisa “Atendimento de Vacinação” permite fazer a exclusão do registro nos casos em que a vacina registrada não tenha sido aplicada. Para fazer a exclusão, selecionar a vacina que deseja excluir. É necessário preencher os campos Motivo Exclusão e também a Justificativa, e clicar no botão consultar.

30 O registro da vacinação no SIGA visa melhorar a qualidade da informação para subsidiar o Programa Municipal de Imunização, não deve ser motivo de uma oportunidade perdida de vacinação! OBRIGADA!!!!


Carregar ppt "Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google