A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACITAÇÃO SME-SP. O software blueControl será um grande aliado na tarefa de organizar e gerenciar a utilização da sala, oferecendo ferramentas e recursos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACITAÇÃO SME-SP. O software blueControl será um grande aliado na tarefa de organizar e gerenciar a utilização da sala, oferecendo ferramentas e recursos."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACITAÇÃO SME-SP

2 O software blueControl será um grande aliado na tarefa de organizar e gerenciar a utilização da sala, oferecendo ferramentas e recursos que ajudarão, por exemplo, a liberar o uso dos computadores para os alunos e professores, desligar os computadores e cadastrar ocorrências de uso indevido ou de problemas técnicos.

3 Diferença entre os computadores dos alunos e o computador servidor: Computadores dos alunos: Utilizados para as mais diversas atividades: aula, pesquisa na internet, produção de trabalhos, estudos específicos, entre outros. Computador servidor: Utilizado pelo responsável da sala de informática e, é nele que está instalado o software blueControl.

4 Ligue o computador servidor. Espere até que o Windows seja carregado e a tela abaixo, seja exibida. Em seguida, pressione ao mesmo tempo as teclas, e ;

5 Os ícones representam os tipos de usuários que podem utilizar o computador servidor. Clique no ícone POIE, digite a senha e clique na seta. A senha do professor deve ser solicitada para o representante da TIC da DRE. Tipos de Usuários

6 Efetuando o LOGIN no blueControl Ao efetuar o login no computador servidor, localize o ícone do programa na área de trabalho do seu computador. Clique duas vezes sobre ele para iniciar o blueControl.

7 Efetuando o LOGIN no blueControl Assim que o blueControl for iniciado, outro login deverá ser efetuado, agora para acessar os recursos do blueControl.

8 O login do professor no blueControl é o número de seu RF e sua senha são os quatro últimos dígitos do RF. LOGIN no blueControl

9 Dados do Usuário Se for o seu primeiro login no blueControl, uma tela de confirmação de dados será exibida. Você pode aproveitar esta oportunidade para alterar alguns dados como RG, estado, endereço, telefone, CEP e cidade.

10 Tela Principal Ao fazer o login no blueControl, o professor terá acesso à tela principal:

11 Janela de Lembretes Se existir qualquer notificação ou lembrete, a janela de lembretes será exibida: Ao fechar a janela de lembretes, o professor terá acesso às abas Dentro da sala, Fora da sala e Grade de Horários.

12 Grade de Horários Na aba Grade de Horários, é possível verificar a agenda de atividades programadas para a sala de informática ou agendar novas atividades. O calendário exibe o dia atual, e, se existir alguma atividade agendada, ela será exibida ao lado direito do calendário.

13 O Calendário No topo do calendário, clique nas setas ao lado direito e esquerdo do mês para navegar pelos meses e anos.

14 Grade de Horários Agendando Atividades Apenas o professor pode desenvolver uma atividade que necessite o uso exclusivo da sala de informática da escola. Para agendar novas atividades, clique no botão Nova Atividade.

15 Grade de Horários Agendando Atividades Preencha os campos solicitados. Alguns deles são obrigatórios. Para efetuar a busca do professor que solicitou o agendamento, deverá ser digitado o número do RF do professor no campo RF. Clique no botão Buscar e, em seguida, clique sobre o nome dele para selecioná-lo.Clique o botão Salvar. A atividade aparecerá na grade de horários.

16 Grade de Horários Cancelando Atividades Para cancelar uma atividade, clique no símbolo de subtração, exibido do lado direito do nome da atividade. A atividade só poderá ser excluída mediante solicitação e autorização do professor.

17 Exemplo da uma sala da informática com 3 computadores disponíveis. Dentro da Sala Ligando os Computadores da Sala Para iniciar suas atividades é preciso ligar os demais computadores. Clique na aba Dentro da sala para visualizar todos os computadores da sala de informática.

18 Legendas Estado dos computadores:

19 Dentro da Sala Ligando os Computadores da Sala Ligue manualmente os computadores um a um. Após esta operação, os ícones que representam os computadores estarão na cor verde: Exemplo da uma sala da informática com 3 computadores disponíveis.

20 Ligando os Computadores da Sala Na guia Fora da sala, é possível visualizar os que se encontram ligados ou desligados fora da sala de informática. Para aparecer como fora da sala, não basta o computador estar ligado à rede, é necessário ter a imagem instalada.

21 Recursos para Gerenciamento da Sala de Informática O blueControl fornece um conjunto de recursos que permite o gerenciamento da sala de informática. Esses recursos estão disponíveis no lado esquerdo da tela do blueControl:

22 Gerenciar Computadores Permite visualizar todos os computadores da sala de informática e seu estado: se estão ligados, desligados ou em uso. O professor utiliza esse recurso para iniciar o processo de liberação dos computadores aos usuários.

23 Gerenciar Computadores Clicando com botão direito do mouse sobre o ícone de qualquer computador (menu de atalho) serão exibidas algumas funções. - Editar dados: edita o número que representa o computador; - Bloquear: bloqueia o uso do computador; - Excluir: exclui um computador da sala caso ele tenha sido retirado da sala; - Desligar: desliga um dos computadores da sala; - Login automático: permite liberar automaticamente o uso de um computador para o usuário. Na guia fora da sala, o blueControl somente permite a opção para desligá-los.

24 Gerenciar Computadores Liberando o Acesso para a Aula Em Gerenciar Computadores, clique no botão Associar Usuário;

25 Gerenciar Usuários Liberando o Acesso para a Aula Realize a busca do professor que será associado aos computadores. Para isso, digite seu número do RF e clique no botão Buscar.

26 Gerenciar Usuários Liberando o Acesso para a Aula Editar usuário: permite modificar os dados do usuário. Associar computador: permite associar o usuário a um computador. t Quando o professor for encontrado, seu nome será exibido na tela:

27 Gerenciar Usuários Liberando o Acesso para a Aula Clique na opção Associar Computador para escolher o(s) computador(res) que será(ão) liberado(s) para o professor. Após selecionar os computadores, clique no botão Liberar Acesso;

28 Gerenciar Usuários Liberando o Acesso para a Aula Neste momento os usuários podem utilizar o computador. Observe que os ícones que representam os computadores no blueControl estão agora cor a cor vermelha, isso significa que os computadores estão em uso.

29 Gerenciar Usuários Atualizando Dados Pessoais Clique no botão Gerenciar Usuários; Digite o número do RF do professor e clique no botão Buscar; Se o professor for encontrado, seu nome será exibido na janela. Caso o professor não seja encontrado, aparecerá uma mensagem informando que este usuário não está cadastrado no sistema; Para ter acesso aos dados do cadastro, clique no ícone Editar Usuário. Após alterar o cadastro, clique Salvar.

30 Quando um professor já efetuou o login no blueControl e outro professor deseja se logar, é utilizado o botão de Registro de Frequência. Para que os dois usuários possam ter sua frequência registrada: Clique no botão Registro de Frequência. Registro de Frequência

31 Será exibida a janela Registrar Frequência, contendo o registro de frequência do professor que primeiramente realizou o login no blueControl; Para efetivar o registro, o outro professor deverá digitar seu RF, sua senha e clicar no botão Entrar; Registro de Frequência

32 Ao efetuar o registro, as frequências do dia serão listadas. Com isso, todos os professores que registraram sua presença na sala de informática naquele dia terão sua frequência contabilizada durante a utilização do blueControl. Pode-se editar ou excluir o professor que está logado no sistema. Registro de Frequência

33 Ao clicar no botão Ferramentas, o professor terá as opções: gerenciar internet, segurança e relatórios. Ferramentas

34 Veja a função de cada uma das opções:

35 Ferramentas Segurança Ao clicar em Segurança, o professor terá acesso às opções de bloquear processos ou equipamentos. O bloqueio desses recursos deve ser realizado com muito cuidado, pois bloquear processos implica na limitação do uso de aplicativos pelos usuários e bloquear equipamento limitará o uso de disquete, CD/ DVD e pendrive. Para executar qualquer ação de segurança, o professor deve, primeiramente, escolher o tipo de usuário (aluno ou professor) para o qual a regra de segurança será aplicada. Portanto, os usuários do tipo selecionado terão os mesmos processos e equipamentos bloqueados.

36 Ferramentas Processo O que é um processo? Todos os programas abertos em um computador são entendidos como processos. Quando um navegador de internet é aberto, ele passa a ser um processo para o computador. Para criar um novo processo clique no Botão Criar Novo Processo. Preencha os campos Nome e Programa; Clique Salvar.

37 Ferramentas Processo Para bloquear processos, clique no botão Gerenciar Processos, localizado ao lado do título Processos bloqueados.

38 Ferramentas Bloquear Equipamentos Na opção Adicionar equipamento, selecione o(s) equipamento(s) que deseja bloquear para o tipo de usuário escolhido. Clique no botão Adicionar Equipamentos Selecionados.

39 Ferramentas Bloquear Equipamentos Observe que o equipamento bloqueado agora aparece na lista:

40 Dentro da Sala Registrar Ocorrência O professor deverá identificar e registrar as ocorrências do uso inadequado dos computadores e problemas de software dos computadores. Para realizar esta atividade é preciso acessar os recursos encontrados no botão Registrar Ocorrência.

41 Dentro da Sala Registrar Ocorrência Ao cadastrar uma nova ocorrência, deverá ser informado o tipo de ocorrência, ou seja, se é um problema que se refere a um usuário ou a um equipamento da sala. Clique no botão Nova Ocorrência; Selecione o Tipo de Ocorrência e, em seguida preencha as informações dos demais campos. Clique no botão Salvar. Para consultar a lista de ocorrências e/ou verificar o status de uma ocorrência registrada, clique no botão Status de Ocorrências

42 Dentro da Sala Desligando os Computadores Com o botão Desligar todos os computadores, não será preciso desligar um a um os computadores da sala. Após clicar no botão, clique em Sim na janela de confirmação. Selecione as opções que desejar e clique no botão Desligar.

43 Encerrando o blueControl Para encerrar o blueControl, basta clicar no botão Fechar, localizado no canto superior direito da tela e em seguida na opção Fechar o blueControl.


Carregar ppt "CAPACITAÇÃO SME-SP. O software blueControl será um grande aliado na tarefa de organizar e gerenciar a utilização da sala, oferecendo ferramentas e recursos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google