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Descrevendo a Barra de Botões – Da esquerda para direita : 1. Limpar tela (F7); 7. Consulta (F9); 11. Exibir Lista de Valores; 17. Ir para próximo bloco;

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2 Descrevendo a Barra de Botões – Da esquerda para direita : 1. Limpar tela (F7); 7. Consulta (F9); 11. Exibir Lista de Valores; 17. Ir para próximo bloco; 2. Salvar Registro; 8. Executar Consulta (F8); 12. Editor de registro; 18. Ir bloco anterior; 3. Impressão;9. Cancelar Consulta; 13. Ir para o 1º registro; 19. Tópicos da ajuda; 4. Recortar; 10. Remover Registro; 14. ir para o registro anterior; 20. Inform. Sistema; 5. Copiar;11. Incluir registro; 15. Ir para próximo registro; 21. Inform. sobre sistema; 6. Colar12. Limpar registro; 16. Ir para último registro; 22. Sair.

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4 Ao acessar o sistema CAF; Selecione com um clique o Item Coordenação; Depois clique em Curso.

5 Nesta janela será preenchido o campo Nome do Curso. Posicione o cursor no campo informado acima e pressione a tecla F7 para limpar a janela, depois pressione F9.

6 Na caixa de diálogo preencha o curso desejado depois clique em OK. Ou utilize a barra de rolagem para seleção e clique em OK. Exemplo: Texto% - Busca todas as palavras que são iniciadas pelo texto digitado; %texto% - Busca por todas as palavras que contenham o texto digitado; OBS.: O % é utilizado para realização de busca por palavra(s) utilizando-se apenas parte dela(s).

7 Depois clique no ícone contendo raio na barra de ferramenta (o 8º ícone da esquerda para direita). Para consultar os dados do curso.

8 Além das informações contidas na janela cursos, podemos obter outras selecionando as diversas abas presentes nesta janela. a) Dados Referente à Habilitação.

9 b) Dados Referentes ao Objetivo/Público Alvo.

10 c) Dados Referentes à Documentação/Seleção.

11 d) Dados Referentes à Base Legal.

12 e) Dados Referentes aos critérios para enquadramento no ENADE dos perfis de ingressante e concluinte.

13 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Acadêmicos, Gerais e Grade Curricular.

14 Nesta tela será preenchido o campo Curso e Fluxo. Coloque o cursor nos campos informados acima e pressione a tecla F9 para selecionar respectivamente o Curso e o Fluxo, depois clique em OK. Vide próximas telas.

15 Escolha o curso e clique em OK.

16 Escolha o fluxo e clique em OK.

17 Nesta tela pressione impressora.

18 Relatório Gerado com Sucesso.

19 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Acadêmicos, Gerais e Programa de Disciplina.

20 Nesta Tela serão preenchidos os campos Área, Curso, Fluxo, Disciplina e Departamento Posicione o cursor nos campos informados acima e pressione a tecla F9, depois OK. Vide próximas telas. OBS.: É permitido que se deixe em branco alguns campos. Por exemplo, se forem preenchidos somente a Área, o Curso e o Fluxo, serão contemplados os programas de todas as disciplinas do curso.

21 Escolha a área e clique em OK. Este procedimento será realizado para todos os campos.

22 Nesta tela pressione impressora.

23 Relatório Gerado com Sucesso.

24 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Acadêmicos, Gerais e Equivalência de Disciplina.

25 Nesta Tela pode-se gerar dois tipos de Relatório: Equivalência de Disciplinas ou Análise Comparativa entre fluxos. Preenche-se os dados acadêmicos e o do curso. Neste módulo basta clicar no campo desejado para abrir a caixa. Vide próximas telas.

26 Escolha o Campus e clique em OK. Este procedimento será realizado para todos os campos.

27 Nesta tela pressione impressora.

28 Relatório Equivalência de disciplina Gerado com Sucesso.

29 Relatório Análise comparativa entre Fluxos com Equivalências de Disciplinas Gerado com Sucesso.

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31 Selecione com um clique o item Coordenação, em seguida, Professor e Dados Pessoais.

32 Posicione o cursor no campo Nome, clique no ícone lanterna, depois digite o nome do docente desejado e pressione a tecla F8 ou clique no ícone raio.

33 Para Visualizar o Currículo do professor clique no ícone indicado pela seta vermelha.

34 Tela referente ao currículo. Caso tenha interesse em gerar o relatório Currículo Docente. Clique na impressora para gerar relatório conforme instruções nas telas posteriores.

35 Posicione o cursor na área de ensino, pressione a tecla F8 e selecione a área desejada. Clique em OK. Repita este procedimento para campo nome e digite o ano e semestre. Escolha a opção Professor.

36 Clique no Ícone Impressora.

37 Relatório Gerado com Sucesso.

38 Retornando à janela do Docente outras informações poderão ser consultadas:

39 a) Dados Referentes à Relações.

40 b) Dados Referentes ao Complemento Acadêmico.

41 c) Dados Referentes às Ocorrências.

42 d) Dados Referentes ao Núcleo Integrador.

43 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Professor e Carga Horária.

44 Preencha os Dados da Área, Professor, Ano e Mês. Posicione o cursor na Área, pressione a tecla F9, depois OK. Repita este procedimento para todos os campos e clique em OK.

45 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

46 Relatório Gerado com Sucesso.

47 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Professor e Análise de Carga Horária.

48 Preencha os Dados Área, Campus e Período Letivo. Posicione o cursor na Área, e pressione a tecla F9, depois OK. Repita este procedimento para todos os campos e clique em OK.

49 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

50 Relatório Professores Com Carga Horária Gerado com Sucesso.

51 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida, Acadêmico, Professor e Por Curso.

52 Preencha os Dados Campus, Área, Curso e Período Letivo. Posicione o cursor na Área, pressione a tecla F9, depois OK. Repita este procedimento para todos os campos e clique em OK.

53 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

54 Relatório Professores Por Curso Gerado com Sucesso.

55 Selecione com um clique o item Relatórios, em seguida Acadêmico, Professor e Plano de Trabalho Docente.

56 Posicione o cursor no campo Professor, pressione a tecla F9, escolha o Professor desejado e clique em OK. Digite o Ano e o Semestre, escolha o mês de referência e a opção do relatório.

57 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

58 Relatório Acompanhamento das Atividades do Plano de Trabalho Docente Gerado com Sucesso.

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60 Selecione com um clique o item Secretaria, em seguida, Admissão e Registro e Dados do Aluno.

61 Antes de preencher o campo matrícula ou nome dê F7 para limpar o registro, Em seguida insira matrícula ou nome do aluno e clique em executar consulta (ou aperte F8).

62 No canto inferior esquerdo, mostra se há mais de um registro para o aluno. Ex. Record 1/? (vide seta em vermelho).

63 Para verificar os dados referente ao(s) Curso(s) do aluno, clique na aba Cursos: Caso tenha alunos homônimos ou mais de uma matrícula, para visualizar, clique na seta (a ocorrência se evidencia pelo símbolo ?).

64 Na aba Curso. Coloque o cursor na Matrícula, Clique com botão Direito do Mouse e selecione uma das opções de Relatório.

65 a) Levantamento Curricular - Relatório Gerado com Sucesso.

66 b) Boletim - Relatório Gerado com Sucesso.

67 Para gerar o Histórico, escolha a opção Histórico. Será aberta a janela acima. Preencha a matrícula e em seguida dê um clique no campo nome. Termine de preencher o ano/Semestre.

68 Clique na impressora.

69 Relatório Histórico Gerado com Sucesso.

70 Ao finalizar os relatórios referente ao discente, na aba curso, podemos obter a partir da utilização das demais abas, mais dados.

71 Aba Serviços: podemos verificar todas as demandas protocoladas pelo aluno tanto em ambiente físico (secretaria geral), quanto virtual (WebCAF).

72 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Gerais, Disciplinas não cursadas por (Matrícula).

73 Posicione o cursor no espaço Curso, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado e clique na impressora.

74 Relatório Disciplinas não Cursadas (Por Matrícula) Gerado com Sucesso.

75 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Gerais, Disciplinas não cursadas (Por Disciplina)).

76 Posicione o cursor no espaço Área, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado e clique na impressora.

77 Relatório Disciplinas não Cursadas (Por Disciplina) Gerado com Sucesso.

78 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Acadêmico, Aluno e Aluno por Turno.

79 Posicione o cursor no espaço Campus, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado e clique na impressora.

80 Relatório Aluno por turno Analítico Gerado com Sucesso.

81 Relatório Aluno por Turno Sintético Gerado com Sucesso.

82 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Acadêmico, Aluno e Por Turma.

83 Posicione o cursor no espaço Campus, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado.

84 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

85 Relatório Alunos por Turma Analítico Gerado com Sucesso.

86 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Acadêmico, Aluno e Relação de Alunos.

87 Posicione o cursor no espaço Campus, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado.

88 Após Preencher toda janela, clique na Impressora.

89 Relatório Relação de Alunos Analítico Gerado com Sucesso.

90 Selecione o ícone Relatórios, em seguida Acadêmico, Aluno e Quantitativo Alunos Curso.

91 Posicione o cursor no espaço Área, pressione a tecla F9 e clique em OK. Repita esta ação para todos os outros atributos. Selecione o Tipo desejado.

92 Após preencher todos os campos, clique na Impressora.

93 Relatório Quantidade de Alunos por Curso - Sintético Gerado com Sucesso.

94 Selecione o item Relatórios, em seguida Acadêmico, Aluno e Por Período de Ingresso.

95 Após Preencher todos os campos, clique na Impressora.

96 Relatório Alunos por Período de Ingresso - Analítico Gerado com Sucesso.


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