A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)"— Transcrição da apresentação:

1 A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)

2

3

4

5

6

7 Critérios de qualidade referentes aos processos de ensino e aprendizagem
2. Critérios de qualidade referentes à política e organização escolares 3. Critérios de qualidade referentes às relações da escola com a comunidade

8 A sustentabilidade não é algo prefigurado, mas um percurso de investigação para transformar o nosso dia-a-dia, e aquele das nossas comunidades, de maneira que o máximo dos seres vivos sejam beneficiados, hoje e no futuro, e que o nosso impacto sobre o ambiente seja o menor possível. A educação sustentável não se ocupa somente da nossa dependência da qualidade ambiental e dos recursos naturais, hoje e no futuro, mas também da participação e do empoderamento, que são condições essenciais para construir comunidades sustentáveis.

9 1. Critérios de qualidade no domínio dos processos de ensino e aprendizagem
O processo de ensino e aprendizagem deveria ter em seu centro o sujeito que aprende e prover situações favoráveis que lhe permitam desenvolver suas próprias idéias, valores e perspectivas. Os professores deveriam considerar os alunos como agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento. Como as questões relativas ao desenvolvimento sustentável são, muitas vezes, complexas e controversas, é importante ser capaz de lidar com discordâncias e com a complexidade.

10 2. Critérios de qualidade na área dos resultados na escola e na comunidade
A educação sustentável promove a tomada de decisões e as ações práticas. No entanto, o principal objetivo da ação não são os resultados visíveis, mas à aprendizagem e o envolvimento dos alunos. Na educação, o que importa não é tanto o tema estudado ou o resultado que se espera da ação, e sim que a escolha do tema resulte das idéias e opiniões dos alunos, e que os professores se preocupem com o desenvolvimento do pensamento crítico e com o esclarecimento de valores. Água, energia, resíduos, ou jardinagem/horticultura... O que importa é a participação.

11 3. Critérios de qualidade no domínio das perspectivas para o futuro
O futuro começa a cada segundo e depende daquilo que fazemos agora. O que deu origem ao mundo que conhecemos? As nossas decisões têm implicações no futuro, a curto e a longo prazo. Tentar prevê-las e decidir quais são os cenários mais desejáveis envolve ativamente as crianças na construção do futuro. Aceitar a inevitabilidade dos riscos e a incerteza faz parte desta compreensão.

12 4. Critérios de qualidade no domínio da “cultura da complexidade”
Não se pode pedir às crianças que cuidem de uma árvore ou se preocupem com a qualidade da água se elas não tiverem tempo para tocar, brincar e desfrutar do contato físico com a natureza. É necessário começar a cuidar das coisas pequenas e próximas para aprender a cuidar das coisas grandes e distantes. O conhecimento não é só racional, mas é também emocional e baseado em valores, e inclui empatia, respeito pela diversidade (biológica, social, cultural, …) e a consciência dos limites do próprio conhecimento.

13 5. Critérios de qualidade no domínio do pensamento crítico e da linguagem das possibilidades
Um pensador crítico não é uma pessoa que diz sempre “não”, mas uma pessoa que se esforça por integrar a crítica com o otimismo, procurando soluções e orientações positivas. O pensador crítico não pára nos limites e restrições, mas, de forma aberta e criativa, deixa-se inspirar por percursos que se revelaram positivos e frutíferos em outras culturas, outras épocas e outras situações.

14 6. Critérios de qualidade no domínio do esclarecimento e desenvolvimento de valores
Para começar a negociar valores e a construir novos valores, o primeiro desafio consiste em tomar consciência daqueles que as pessoas constroem e nos quais se pautam no seu dia-a-dia.

15 7. Critérios de qualidade no domínio da ação prospectiva
A ação faz com que as crianças adquiram o conhecimento dos mecanismos, fenômenos e obstáculos envolvidos na solução de problemas ambientais.

16 8. Critérios de qualidade no domínio da participação
Participar é fazer parte, partilhar responsabilidades e envolver-se em ações coletivas - todos fatores que ajudam a preparar os alunos para entrar no tecido da vida social. O desafio central do professor consiste em dar espaço e melhorar a capacidade dos alunos para uma participação efetiva.

17 Critérios de qualidade no domínio do conteúdo disciplinar
Um critério para incluir uma determinada área do conhecimento é que esta contribua - junto com outras – para responder às questões relacionadas com o problema. Um desafio para as escolas é explorar até que ponto seja possível utilizar a educação sustentável como instrumento para melhorar e tornar mais significativa a aprendizagem das matérias tradicionais.


Carregar ppt "A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google