A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar."— Transcrição da apresentação:

1 A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar

2 O que são órgãos colegiados? São aqueles em que há representações diversas e as decisões são tomadas em grupo, com o aproveitamento de experiências diferenciadas.

3 Vídeo Acredite, pois sozinho você não é ninguém Disponível em Acesso em 27 Jun 2011.http://www.youtube.com/watch?gl=BR&v=y5Hd92t07ic

4 Os órgãos colegiados devem desenvolver ações conjuntas e promover ações de integração, visando o estabelecimento de ensino e o processo de ensino- aprendizagem

5 Quais são os órgãos colegiados presentes em nosso colégio? Conselho de Classe Conselho Escolar Grêmio Estudantil APMF

6 Conselho de Classe O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político Pedagógico da Escola e no Regimento Escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem.

7 Conselho de Classe Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo (alunos, professores, equipe pedagógica, direção), de forma coletiva discutem alternativas e propõe ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo de ensino-aprendizagem.

8 Conselho Escolar Conselho Escolar é um órgão colegiado, representativo da Comunidade Escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição escolar em conformidade com as políticas e diretrizes educacionais estaduais e federais, bem como cumprindo as legislações vigentes, para o cumprimento da função social e específica da escola.

9 Conselho Escolar A função deliberativa refere-se tanto à tomada de decisões relativas às diretrizes e linhas gerais das ações pedagógicas, administrativas e financeiras quanto ao direcionamento das políticas públicas, desenvolvidas no âmbito escolar.

10 Conselho Escolar A função consultiva refere-se à emissão de pareceres para dirimir dúvidas e tomar decisões quanto às questões pedagógicas, administrativas e financeiras, no âmbito de sua competência.

11 Conselho Escolar A função avaliativa refere-se ao acompanhamento sistemático das ações educativas desenvolvidas pela unidade escolar, objetivando a identificação de problemas e alternativas para melhoria de seu desempenho, garantindo o cumprimento das normas da escola, bem como, a qualidade social da instituição escolar.

12 Conselho Escolar A função fiscalizadora refere-se ao acompanhamento e fiscalização da gestão pedagógica, administrativa e financeira da unidade escolar, garantindo a legitimidade de suas ações.

13 Grêmio Estudantil O grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos, que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes dentro do estabelecimento de ensino. Nele, os educandos defendem seus direitos e interesses e aprendem ética e cidadania na prática

14 APMF A APMF, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários do Estabelecimento de Ensino, não tendo caráter político-partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos. Seus dirigentes e conselheiros não são remunerados e seus mandatos possuem prazo determinado.

15 APMF - Atribuições Estimular e participar da criação de espaços de discussão, formação e mobilização político-pedagógica e do desenvolvimento de atividades para pais, alunos, professores, funcionários, assim como para a comunidade, após análise e aprovação do Conselho Escolar, conforme a legislação vigente Promover palestras, conferências, em conjunto com o Conselho Escolar, envolvendo pais, professores, alunos, funcionários e comunidade, a partir de necessidades apontadas por esses segmentos, podendo ou não ser emitido certificado, de acordo com os critérios da SEED

16 APMF - Atribuições Reunir-se com o Conselho Escolar para definir o destino dos recursos advindos de convênios públicos federal, estadual e municipal, mediante a elaboração de planos de aplicação, bem como reunir-se para a prestação de contas desses recursos, com registro em ata Administrar os recursos provenientes de doações e contribuições voluntárias, fornecendo o respectivo recibo preenchido em 2 (duas) vias Mobilizar a comunidade escolar, tendo em vista sua organização enquanto órgão representativo, para que esta comunidade expresse suas expectativas e necessidades, considerando o Projeto Político Pedagógico

17 APMF - Atribuições Promover, observando as necessidades específicas da Associação, a locação de serviços de terceiros para prestação de serviços temporários, de acordo com o Código Civil ou a Consolidação das Leis do Trabalho, mediante prévia informação escrita à Secretaria de Estado da Educação Enviar cópia da prestação de contas da Associação ao Conselho Escolar e à Direção do Estabelecimento de Ensino, depois de aprovada pelo Conselho Deliberativo e Fiscal, e, em seguida, torná-la pública, divulgando, amplamente à comunidade escolar, por meio de correio eletrônico

18 Importante é a ação conjunta de todas as instâncias colegiadas, visando a excelência no processo de ensino- aprendizagem.

19 Conheça o nosso site:

20

21 Muito Obrigado


Carregar ppt "A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google