A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As."— Transcrição da apresentação:

1 Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As Faces do Socialismo Nazaré, Abril / 2008 Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As Faces do Socialismo Nazaré, Abril / 2008

2 O Antigo Socialismo A pessoa é, por sua natureza, um ser social; isto é, vive em sociedade. Aristóteles, filósofo grego, defini o indivíduo como sendo um animal político, ou seja, que vive na pólis (uma comunidade). Para Aristóteles, e seu mestre Platão, os interesses sociais devem predominar sobre os interesses individuais, idealizam uma forma de sociedade do tipo socialista, se bem que utópica e racista, portanto contraditória, pois os gregos admitiam e praticavam a escravatura. A pessoa é, por sua natureza, um ser social; isto é, vive em sociedade. Aristóteles, filósofo grego, defini o indivíduo como sendo um animal político, ou seja, que vive na pólis (uma comunidade). Para Aristóteles, e seu mestre Platão, os interesses sociais devem predominar sobre os interesses individuais, idealizam uma forma de sociedade do tipo socialista, se bem que utópica e racista, portanto contraditória, pois os gregos admitiam e praticavam a escravatura. O homem não é uma ilha

3 O Novo Socialismo O Socialismo atual surgiu e se desenvolveu no dramático mundo capitalista, principalmente com a Revolução Industrial. O socialismo tem por mãe a pobreza das massas e por pai a riqueza dos capitalistas, afirma Engels. Daí, realmente, a necessidade de se conhecer um pouco do capitalismo para se poder compreender melhor a história do socialismo.

4 Definição do Socialismo É o conjunto de doutrinas que se propõe a promover o bem comum, pela transformação da sociedade e da relação entre classes, mediante a alteração do regime de propriedade.

5 Doutrinas Socialistas Social-Democracia O Comunismo O Anarquismo O Anarco-Sindicalismo Socialismo Cristão Social-Democracia O Comunismo O Anarquismo O Anarco-Sindicalismo Socialismo Cristão

6 Os Socialistas Utópicos Saint Simon Carlos Fourier Robert Owen Prouhdon Louis Blanc Saint Simon Carlos Fourier Robert Owen Prouhdon Louis Blanc

7 Os Socialistas Científicos Karl Marx e Engels Bakunin Sorel Socialistas Cristãos Karl Marx e Engels Bakunin Sorel Socialistas Cristãos

8 As Bases do Socialismo A Igualdade Social A Fraternidade A Democracia A Igualdade Social A Fraternidade A Democracia

9 A partir dessas três bases filosóficas o Socialismo defende na vida prática: Uma sociedade sem classes O fim da prioridade privada dos bens de produção Nacionalização da economia Planificação econômica Uma sociedade sem classes O fim da prioridade privada dos bens de produção Nacionalização da economia Planificação econômica

10 Um homem que mudou o mundo Karl Marx, Nasceu na Alemanha em 1818 e falecida na Inglaterra em 1883, começou por estudar filosofia e história. Na história da humanidade, Karl Marx pôde enxergar o que quase nenhum historiador tinha visto até então: a constante exploração por parte dos patrões e o eterno estado de revolta dessa classe trabalhadora para se livrar da exploração.

11 Mãos cheias de trabalho porém vazias de riqueza Marx percebeu ainda que a forma mais moderna dessa exploração era o capitalismo, baseado na prioridade e na riqueza concentrada na mão de poucos.

12 A idéia de alienação Viu que os meios de comunicação (apesar de na sua época não existirem o rádio e nem a televisão) não passavam de um modo de Encher a cabeça do povo com ilusões e enganos.

13 Capital X Trabalho O patrão entra com o capital (dinheiro) e com os meios de produção ( terras, maquinários, matéria-prima, etc.), o trabalhador com o trabalho, com o trabalho. Mas, após a produção, a riqueza produzida não é dividida equilibradamente entre ambos. O patrão compra o trabalho por uma insignificância chamada salário.

14 Trajetória do filósofo Comunista Karl Marx, perseguido na Prússia ( atual Alemanha, foi para a França e depois para a Inglaterra, onde se encontrou com um empresário, também alemão, Friederich Engels, de idéias socialistas. Formaram então uma dupla, aprofundando-se em questões sócio-econômicas.

15 O Socialismo e o Marxismo Marx contribuiu para uma nova abordagem do conflito, da relação entre consciência e realidade, e da dinâmica histórica.

16 A amplitude da contribuição de Marx O sucesso e a penetração do materialismo histórico, quer no campo da ciência, econômica e social, quer no campo da organização política, se deve ao universalismo de seus princípios e ao caráter totalizador que imprimiu às suas idéias.

17 As Internacionais A internacional foi o nome dado a Associação Internacional dos Trabalhadores. Apesar disso, os trabalhadores tiveram participação nula, por que ela se transformou numa grande polêmica entre várias correntes do socialismo, principalmente entre as linhas de Marx e de Bakunin, o defensor do anarquismo.

18 O Socialismo Cristão Diante de todas essas questões sócio-econômicas, a Igreja Católica levantou sua voz, ora para condenar, ora para apoiar, ora para discordar, ora para incentivar os movimentos e as idéias socialistas.

19 O Socialismo no Brasil Os primeiros movimentos socialistas no Brasil estão diretamente ligados aos imigrantes (principalmente os italianos, portugueses, espanhóis), que para cá vieram no final do século passado.

20 Os primeiros partidos de operários no Brasil Partido Operário do Rio Grande do Sul Partido Socialista Brasileiro, no Rio de Janeiro Partido Operário de São Paulo Partido Operário do Rio Grande do Sul Partido Socialista Brasileiro, no Rio de Janeiro Partido Operário de São Paulo

21 Referências Herculano, A. de Souza – O Socialismo. Costa, Cristina – Sociologia : Introdução a ciência na sociedade, 2ª Ed. – São Paulo: Moderna (1997). Herculano, A. de Souza – O Socialismo. Costa, Cristina – Sociologia : Introdução a ciência na sociedade, 2ª Ed. – São Paulo: Moderna (1997).


Carregar ppt "Unijuí – Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Disciplina: Teoria Política Professor: Dejalma Cremonese Aluno: Etelmar M. de Souza As."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google