A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sob o domínio do Capital.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sob o domínio do Capital."— Transcrição da apresentação:

1 Sob o domínio do Capital.
Liberalismo, nacionalismo e socialismo na Europa.

2 O contraste entre a miséria dos trabalhadores e a riqueza da burguesia despertava revolta entre escritores, políticos e pensadores de origem burguesa:surge o socialismo. Alguns socialistas idealizavam um novo tipo de sociedade, com a participação de todos; outros pensavam que apenas a luta político-eleitoral e parlamentar das classes trabalhadoras poderia conduzir a uma reforma da sociedade capitalista e conduzir ao socialismo.

3 Socialistas e comunistas:reforma ou revolução?
Socialismo: conjunto de idéias defendidas por instituições e pessoas que agiam como representantes dos trabalhadores; qualquer doutrina que defenda e/ou preconize a reorganização da sociedade em bases coletivistas; correntes coletivistas que se distinguem do comunismo e se opõe a ele enquanto: a) excluem a necessidade da ditadura do proletariado – b)excluem que tal ditadura possa ser exercida em nome do proletariado por qualquer partido político – c)exclui a dominação cultural do partido político e exige respeito ao método democrático.

4 Alguns pensadores socialistas.
Robert Owen; Charles Fourier; Claude Saint-Simon; Karl Marx; Friedrich Engels.

5 Anarquistas. Mikhail Bakunin; Peter Kropotkin.

6 Exercícios: 1)Qual o significado de liberalismo?
2)Defina, brevemente, o conceito de democracia: 3)Considerando o período que vai do final do século XVIII ao início do século XIX, qual a diferença entre os liberais e os democratas em relação ao voto? 4)Explique, brevemente, nacionalismo: 5)Dê uma definição de socialismo:


Carregar ppt "Sob o domínio do Capital."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google