A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos
Autor Arthur Rosenberg Disciplina Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas – UFSC Prof. Juliana Grigoli

2 Ciência Política Arthur Rosenberg: A luta dos trabalhadores contra a burguesia foi a conseqüência necessária das contradições que, no sistema de produção capitalista, opõem o capital ao trabalho assalariado. Fases da Luta: As primeiras reações anticapitalistas dos trabalhadores focalizaram os instrumentos da dominação - as máquinas, as leis contra a "ociosidade“, as próprias relações sociais e a propriedade privada burguesa dos meios de produção.

3 O movimento operário organizado foi o resultado:
Ciência Política O movimento operário organizado foi o resultado: Percepção, pelos trabalhadores, do caráter historicamente irreconciliável das contradições de classe. A própria idéia de organização de classe - expressa a idéia de uma luta a longo prazo. O que está em Jogo? Poder na sociedade - a sua direção política. Na visão de Marx: A luta de classes – considerada como uma luta política.

4 Evidenciou a contradições do sistema
Pensamento Socialista contemporâneo Surgiu no mesmo período histórico das demais correntes da teoria política e do capitalismo Forma de evidenciar o poder destrutivo do capitalismo e como alternativa de organização política e social Evidenciou a contradições do sistema Acreditavam que a solução estava na abolição da propriedade privada dos meios de produção - terra e fábricas. Defendiam na propriedade coletiva ou social dos meios de produção

5 Ciência Política O termo socialismo: Inicialmente englobava todos aqueles que acreditavam na origem contratual de uma sociedade de homens livres e iguais. Contraposto a "individualismo", era freqüentemente utilizado como sinônimo de "cooperativismo". Arthur Rosenberg - "antes de 1848, em todos os países, a palavra socialismo tinha um sentido absolutamente inofensivo aos ouvidos do homem". Foi na revolução proletária de junho de 1848 que o conceito socialismo foi entendido da forma como interpretamos atualmente – conectado ao socialismo científico de Marx e Engels.

6 Na Inglaterra e na França ela passou a existir entre 1815 e 1848.
Ciência Política A consciência de classe independente dos trabalhadores ainda não existia em 1789, durante a Revolução Francesa. Na Inglaterra e na França ela passou a existir entre 1815 e 1848. Para Rosenberg: O conceito e a palavra "socialismo" – surgiu na década de com os socialistas utópicos. De uso limitado aos trabalhadores, em pequena escala na França, e em escala bem maior pelos britânicos - Robert Owen como líder de um vasto movimento. Foi em torno de 1830 que encontra-se o conceito vinculado ao debate sobre a consciência de classe proletária e as aspirações sociais.

7 O socialismo era próximo as posturas do movimento democrático.
Ciência Política Já em meados do século XIX, percebe-se a expressão da situação da nova classe trabalhadora no "movimento trabalhista“. Com a ideologia “comunidade cooperativa“ e ruptura com o poder coercitivo do Estado. Nesse momento: O socialismo era próximo as posturas do movimento democrático. Reivindicavam - respeito, reconhecimento e igualdade.

8 Ciência Política Nas décadas de 1830 e operários protagonizavam lutas revolucionárias contra o capital, destacando-se a insurreição dos trabalhadores têxteis de Lyon, em 1844. A histórica bandeira do internacionalismo proletário - “Proletários do Mundo, Uni-vos”, lançada no Manifesto Comunista de 1848 foi a expressão de uma tendência já existente na classe operária internacional, quando ainda os Estados Nacionais se encontravam em formação, e o capitalismo lutava para conquistar o mundo.

9 Se dá no momento em que os trabalhadores percebem que o capitalismo e os próprios Estados Nacionais nasceram no quadro da economia mundial. O capitalismo e os Estados Nacionais – nasceram combativos e focados numa política externa. De abrangência internacional O movimento operário, portanto, apenas poderia triunfar na arena internacional. Conclui-se que - o socialismo só é realizável no plano internacional. A socialização dos meios de produção significa a abolição das fronteiras nacionais

10 Apesar desta consciência:
Ciência Política Apesar desta consciência: Setores de trabalhadores começaram a tentar contorná-lo, escapando ao destino cruel reservado à classe operária. “Pioneiros de Rochdale” – 28 tecelãos que iniciaram o movimento que se conheceria depois como cooperativismo. Em 1844 com a constituição da primeira cooperativa de consumo. Rapidamente, o cooperativismo estendeu-se na Europa continental, criando uma tendência que seria uma das bases do reformismo social-democrata.

11 Ciência Política Os Pioneiros fizeram progressos constantes, seus métodos suscitaram grande interesse e foram amplamente adotados, ou seja, uma parte das energias da classe operária saiu da luta de classes para dirigir-se a um terreno mais limitado.

12 Em termos de Luta de Classes: As revoluções européias de 1848 foi:
Ciência Política Em termos de Luta de Classes: As revoluções européias de foi: O palco histórico do movimento operário moderno, e de suas bases teóricas e programáticas. Marco para a teoria Marxista. Em 1848, Marx e Engels – Manifesto Comunista: Coloca o objetivo da “elevação do proletariado à classe dominante”, simultaneamente ponto de ruptura com o socialismo filosófico e utópico. Surgimento de uma nova organização política da classe operária - Liga dos Comunistas.

13 Em reposta as energias de classe dissipadas após as derrotas de 1848.
Ciência Política Em 1864, surge em Londres a Primeira Associação Internacional dos Trabalhadores Em reposta as energias de classe dissipadas após as derrotas de 1848. Congregou – operários, lideranças sindicais e ativistas socialistas. Estavam a favor da luta dos trabalhadores e das nações oprimidas.


Carregar ppt "Aula 4 Democracia e Socialismo: história política dos últimos 150 anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google