A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL
ANARQUISMO

2 ANARQUISMO Resume-se numa critica abordada contra a sociedade vigente, Uma visão de sociedade ideal para o futuro e os meios de passar uma sociedade para a outra .

3 ANARQUISMO AO LONGO A HISTORIA:
A primeira ação anarquista de impacto na história da política foi no século XVIII, com o racionalismo iluminista provocando e aprofundando o conceito de autoridade. Posteriormente, com a Revolução Francesa e com o desenvolvimento industrial, nasce e se afirma um tipo de Anarquismo, o qual pode ser dado o nome de “moderno” e que permanece ainda no debate político de nossa época.

4 Depois da 1ª Guerra Mundial, o anarquismo perdeu sua força, os comunistas embora tenham fama e preconizem, como os anarquistas, uma sociedade sem classes, divergem profundamente quanto à maneira de alcançar essa sociedade, pois ao invés de eliminar imediatamente o estado como os anarquistas, eles querem fortalecê-lo transformando–o numa ditadura de proletariado e posteriormente com o fim das desigualdades entre classes sociais eliminar o Estado. No principio do século XX, o grupo que exerceu grande influência na França, Estados Unidos e no Brasil, foram os anarco-sindicalistas, que consideravam os sindicatos como o principal instrumento de ação revolucionária e dirigiam grandes movimentos, como as greves ocorridas em São Paulo e Rio Grande do Sul entre 1917 e 1920.

5 ANARQUISMO EM NIVEL INTELECTUAL:
O anarquismo a nível puramente intelectual,interagiu em autores de excepcional ou insignificante relevo que se tornaram críticos da autoridade política do seu tempo e que discutiram a eventualidade de construir uma sociedade antiautoritária ou, pelo menos a-autoritária;

6 O ANARQUISMO EM NIVEL RELIGIOSO:
 Está ligada a afirmações de tom religioso, em que os apelos por uma sociedade perfeita seriam atendidos através da mediação entre o humano e o divino, sem superestruturas autoritárias para tanto.

7 ANARQUISMO EM NÍVEIS INTELECTUALISTAS E FIDEISTICAS:
As duas manifestações, intelectualistas e fideísticas são colocadas em confrontos em movimentos efetivos de tipos social, geralmente rebeldes de esquerda, congregando numerosas forças sociais contrárias às autoridades políticas e estruturas sociais existentes.

8 MEIOS E TÁTICAS ANARQUISTAS:
Os meios anarquistas são específicos, onde se englobam em organizações, como fundamento de progresso e difusão das próprias doutrinas anárquicas e propagandas específicas, comitês centrais ou conselhos diretores. Organizações unidas ou separadas, são as principais bases para as formas de organização anárquica.

9 OS OBJETIVOS DOS ANARQUISTAS:
Os anarquistas tinham objetivos POSITIVOS E NEGATIVOS CONTRUTIVOS A SOCIEDADE:

10 OBJETIVOS POSITIVOS DOS ANARQUISTAS PERANTE A SOCIEDADE :
Os objetivos positivos resumem-se em primeiro lugar a toda a critica negativa existente referente o mundo ; A pré–existência de que, se podemos viver sem estado opressor, que seja criado uma nova concepção de sociedade chamada de “futura sociedade anárquica”, a qual o indivíduo poderá viver em condição social e única de liberdade, e onde passa ter o vinculo de opinião, ou seja, atitude expressa frente à sociedade, Pregada assim, acreditavam surgir formas de vida social organizada com condições anárquicas definidas no plano político e social.

11 OBJETIVOS NEGATIVOS DOS ANARQUISTAS PERANTE A SOCIEDADE.
Os objetivos negativos se resumem frente à autoridade, onde os anarquistas rejeitam toda aquela em que vê os problemas humanos. Frente dela está à autoridade divina ou o poder sobrenatural, o qual é condicionado e líder de toda à vontade de escolha e ações voluntárias do ser humano; A autoridade política é, então, odiada e repulsada, pois torna-se baseia-se e usa-se da autoridade divina para terá gestão de poder político, desde a cúpula do governo até os baixos níveis do estado.

12 Essa autoridade, para o anarquismo, deve ser combatida, pois é a causa primeira da opressão do homem na sociedade, tanto no plano ideal como no plano real. Daí nasce à oposição anarquista a todo poder político organizado. Frente ao estado, a autoridade está ligada àquele, assim sendo recusado pelo anarquismo.

13 O ANARQUISMO FRENTE A LEI:
 Frente à lei, o anarquismo a condena, pois esta é a forma de expressão e repressão dada pelo estado. Para o anarquismo, há uma ilusão de legislação, pois faz transmitir a cabo o prejuízo dos fracos e o fortalecimento do proletariado. Na realidade, o anarquismo prega formas espontâneas de jurisdição e lei, desde que sejam verdadeiramente intervenções para resolver o problema social e não a perseguição e a condenação desses.

14 OUTROS OBJETIVOS DO ANARQUISMO:
. O anarquismo tem como objetivo combater o estado, não só pela intervenção social na vida do indivíduo, mas porque o estado é criador da ordem econômica e social do capitalismo econômico. A rebeldia também caracterizava o anarquismo por seu lado “não” pacifico, manifestado irracionalmente contra a ordem constituída. As rebeliões freqüentes em todas as épocas históricas, só em raras casas foram “produtivas” para o movimento, tento, muitas vezes, suscitado reações contrárias ao Anarquismo.

15 Podemos dizer que ele titula uma sociedade livre de todo o domínio político e autoritário, sem qualquer tipo de norma, onde o homem se afirma através de um contexto sócio político onde todos são livres, podendo viver perfeitamanente sem os constrangimentos impostos por um governo, como em um estado de natureza .  Verdadeiramente anarquia era um termo designado por aqueles que eram atingidos pela oposição, ou seja, quando a atuação política dos detentores do poder na época, era considerada destrutiva ou desastrosa para a sociedade.

16 ENFIM , O ANARQUISMO.... Infelizmente nunca demonstrou eficácia positiva, no sentido de melhorar as relações humanas e os problemas sociais, até hoje demonstrou apenas, eficácia teórica, puramente utopicamente e é claro, “anárquica”.

17 TODAVIA,O ANARQUISMO..... Foi, e é, atualmente, um conjunto de pensamentos e ações que, englobados, resumem várias táticas e teorias utópicas articuladas por tantas outras formas de reivindicação social presente em nossa sociedade.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google