A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL ANARQUISMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL ANARQUISMO."— Transcrição da apresentação:

1

2 UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL ANARQUISMO

3 ANARQUISMO Resume-se numa critica abordada contra a sociedade vigente, Uma visão de sociedade ideal para o futuro e os meios de passar uma sociedade para a outra.

4 ANARQUISMO AO LONGO A HISTORIA : A primeira ação anarquista de impacto na história da política foi no século XVIII, com o racionalismo iluminista provocando e aprofundando o conceito de autoridade. Posteriormente, com a Revolução Francesa e com o desenvolvimento industrial, nasce e se afirma um tipo de Anarquismo, o qual pode ser dado o nome de moderno e que permanece ainda no debate político de nossa época.

5 Depois da 1ª Guerra Mundial, o anarquismo perdeu sua força, os comunistas embora tenham fama e preconizem, como os anarquistas, uma sociedade sem classes, divergem profundamente quanto à maneira de alcançar essa sociedade, pois ao invés de eliminar imediatamente o estado como os anarquistas, eles querem fortalecê-lo transformando–o numa ditadura de proletariado e posteriormente com o fim das desigualdades entre classes sociais eliminar o Estado. No principio do século XX, o grupo que exerceu grande influência na França, Estados Unidos e no Brasil, foram os anarco-sindicalistas, que consideravam os sindicatos como o principal instrumento de ação revolucionária e dirigiam grandes movimentos, como as greves ocorridas em São Paulo e Rio Grande do Sul entre 1917 e 1920.

6 ANARQUISMO EM NIVEL INTELECTUAL: O anarquismo a nível puramente intelectual,interagiu em autores de excepcional ou insignificante relevo que se tornaram críticos da autoridade política do seu tempo e que discutiram a eventualidade de construir uma sociedade antiautoritária ou, pelo menos a- autoritária;

7 O ANARQUISMO EM NIVEL RELIGIOSO : Está ligada a afirmações de tom religioso, em que os apelos por uma sociedade perfeita seriam atendidos através da mediação entre o humano e o divino, sem superestruturas autoritárias para tanto.

8 ANARQUISMO EM NÍVEIS INTELECTUALISTAS E FIDEISTICAS: As duas manifestações, intelectualistas e fideísticas são colocadas em confrontos em movimentos efetivos de tipos social, geralmente rebeldes de esquerda, congregando numerosas forças sociais contrárias às autoridades políticas e estruturas sociais existentes.

9 MEIOS E TÁTICAS ANARQUISTAS: Os meios anarquistas são específicos, onde se englobam em organizações, como fundamento de progresso e difusão das próprias doutrinas anárquicas e propagandas específicas, comitês centrais ou conselhos diretores. Organizações unidas ou separadas, são as principais bases para as formas de organização anárquica.

10 OS OBJETIVOS DOS ANARQUISTAS: Os anarquistas tinham objetivos POSITIVOS E NEGATIVOS CONTRUTIVOS A SOCIEDADE:

11 OBJETIVOS POSITIVOS DOS ANARQUISTAS PERANTE A SOCIEDADE : Os objetivos positivos resumem-se em primeiro lugar a toda a critica negativa existente referente o mundo ; A pré–existência de que, se podemos viver sem estado opressor, que seja criado uma nova concepção de sociedade chamada de futura sociedade anárquica, a qual o indivíduo poderá viver em condição social e única de liberdade, e onde passa ter o vinculo de opinião, ou seja, atitude expressa frente à sociedade, Pregada assim, acreditavam surgir formas de vida social organizada com condições anárquicas definidas no plano político e social.

12 OBJETIVOS NEGATIVOS DOS ANARQUISTAS PERANTE A SOCIEDADE. Os objetivos negativos se resumem frente à autoridade, onde os anarquistas rejeitam toda aquela em que vê os problemas humanos. Frente dela está à autoridade divina ou o poder sobrenatural, o qual é condicionado e líder de toda à vontade de escolha e ações voluntárias do ser humano; A autoridade política é, então, odiada e repulsada, pois torna-se baseia-se e usa-se da autoridade divina para terá gestão de poder político, desde a cúpula do governo até os baixos níveis do estado.

13 Essa autoridade, para o anarquismo, deve ser combatida, pois é a causa primeira da opressão do homem na sociedade, tanto no plano ideal como no plano real. Daí nasce à oposição anarquista a todo poder político organizado. Frente ao estado, a autoridade está ligada àquele, assim sendo recusado pelo anarquismo.

14 O ANARQUISMO FRENTE A LEI: Frente à lei, o anarquismo a condena, pois esta é a forma de expressão e repressão dada pelo estado. Para o anarquismo, há uma ilusão de legislação, pois faz transmitir a cabo o prejuízo dos fracos e o fortalecimento do proletariado. Na realidade, o anarquismo prega formas espontâneas de jurisdição e lei, desde que sejam verdadeiramente intervenções para resolver o problema social e não a perseguição e a condenação desses.

15 OUTROS OBJETIVOS DO ANARQUISMO :. O anarquismo tem como objetivo combater o estado, não só pela intervenção social na vida do indivíduo, mas porque o estado é criador da ordem econômica e social do capitalismo econômico. A rebeldia também caracterizava o anarquismo por seu lado não pacifico, manifestado irracionalmente contra a ordem constituída. As rebeliões freqüentes em todas as épocas históricas, só em raras casas foram produtivas para o movimento, tento, muitas vezes, suscitado reações contrárias ao Anarquismo.

16 Podemos dizer que ele titula uma sociedade livre de todo o domínio político e autoritário, sem qualquer tipo de norma, onde o homem se afirma através de um contexto sócio político onde todos são livres, podendo viver perfeitamanente sem os constrangimentos impostos por um governo, como em um estado de natureza. Verdadeiramente anarquia era um termo designado por aqueles que eram atingidos pela oposição, ou seja, quando a atuação política dos detentores do poder na época, era considerada destrutiva ou desastrosa para a sociedade.

17 ENFIM, O ANARQUISMO.... Infelizmente nunca demonstrou eficácia positiva, no sentido de melhorar as relações humanas e os problemas sociais, até hoje demonstrou apenas, eficácia teórica, puramente utopicamente e é claro, anárquica.

18 TODAVIA,O ANARQUISMO..... Foi, e é, atualmente, um conjunto de pensamentos e ações que, englobados, resumem várias táticas e teorias utópicas articuladas por tantas outras formas de reivindicação social presente em nossa sociedade.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO SUL ANARQUISMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google